domingo, 24 de outubro de 2010

O ANJO DAS ÁGUAS E O PARALÍTICO DE BETHESDA (JOÃO 5.1-18)

    Este texto, embora seja bastante conhecido por todos nós, nos traz algumas lições importantes que nós não podemos desprezar. Antes de prosseguir, eu gostaria de fazer considerações que nos servirão de paralelos, isto é comparativos para esta mensagem:
    a) O significado de Bethesda é “Casa de Misericórdia”;
    b) Havia um tanque perto da Porta das Ovelhas com esse nome;
    c) Muitos enfermos vinham de diversas partes esperando entrar no tanque e serem curados;
    d) Havia um paralítico que aguardava sua cura já há 38 anos.
    e) Esse paralítico não fora curado, pois ninguém se preocupava com ele, e ninguém o conduzia até o tanque.
    O que me chama a atenção aqui, meus amados é que o povo aguardava a chegada e a intervenção de um anjo e não de Jesus, o Messias escolhido de Deus. Não quero aqui, enfatizar somente a miséria e o desespero desse paralítico mas sim a intervenção de Jesus, O Anjo das Águas. Sim, eles não perceberam que nesse dia as águas não seriam agitadas, pois o Anjo de Deus, O Jesus em carne, já estava entre eles para realizar os milagres, curas e sinais. O cumprimento da Palavra de Deus estava acontecendo. O Anjo das Águas estava ali, e eles não perceberam.
    Quero falar hoje, meus queridos, sobre a Intervenção de Jesus O Anjo das Águas, na vida desse paralítico, e quero enfatizar que ele pode intervir também em sua vida, em qualquer área, seja no campo familiar, financeiro, no campo da saúde, dos relacionamentos, mas principalmente no campo familiar. JESUS, O ANJO DAS ÁGUAS:
   
    1) CONHECE A SITUAÇÃO QUE ESTAMOS VIVENDO (V. 6)
    Meus amados, Jesus conhecia o problema daquele paralítico, que o texto não informa a idade, mas só de paralítico já havia 38 anos. Jesus olha para ele e conhecendo sua situação oferece sua graça transformadora.
    Meu amado, m.inha amada, você que está passando por uma situação humilhante na sua vida, seja na área espiritual, financeira, familiar, na saúde ou nos relacionamentos, saiba você que Jesus, O Anjo das Águas sabe de tudo o que você está vivendo. Se seu problema é financeiro, ele sabe o quanto você deve. Se é familiar, ele sabe como resolver essa desavença, esse conflito. Se o problema é na saúde, ele sabe o diagnóstico e tem a cura. Se o problema é espiritual, ele sabe e ele não tem a cura. Ele é a cura. E hoje, ele está diante de você, e sabe também a quanto tempo você sofre com isso.
    Não tente esconder nada de Jesus. Ele está diante de você. Admita que você precisa de ajuda. Admita que você está vivendo como um paralítico.

    2) PODE CURAR O HOMEM DA PARALISIA ESPIRITUAL (V.8)
    Meus irmãos, Jesus ao olhar para o paralítico, faz uma proposta: queres ser curado? Acho que não há uma pergunta com uma resposta tão óbvia como esta, mas Jesus queria ouvir da própria boca desse homem qual era a sua expectativa. Pois há trinta e oito anos ele esperava a ajuda de alguém, que o levasse à presença do anjo. Claro, ele não podia andar. Há muitas pessoas que dependeram durante toda a sua vida da intervenção humana em face aos seus problemas: pedem oração e não oram, sabem qual é a decisão correta, mas espera que alguém resolva seu problema, conhece a Jesus, mas espera que alguém o carregue no colo e o coloque diante do anjo.
    Meu amado, a Ordem de Jesus, o Anjo das Águas para mim e para você é esta: Levanta e Anda. Vença a paralisia espiritual, caminhe com Jesus, prossiga, seja abençoado, basta obedecer à voz de Jesus, e se levantar do chão, e ele te dará a resposta e a vitória para seus problemas. Não espere pela ajuda de anjos ou de homens. Jesus, O Anjo das Águas está presente aqui para te abençoar. Tome uma decisão hoje, decida se levantar.

    3) PODE CURAR O HOMEM DA DOENÇA MAIOR CHAMADA PECADO (V.14)
    Finalmente, Jesus nesse versículo, não atribui toda a doença ao pecado, mas nesse caso, o texto nos leva a crer que o paralítico sofria em conseqüência do pecado. E ao advertir o paralítico, ele o faz enfatizando que se ele continuasse na vida decaída, e manchada, algo pior poderia vir sobre ele.
    Meus amados, Jesus pode nos curar também da doença chamada pecado, mas eu e você precisamos desejar o remédio. Precisamos injetar e remédio de Deus nas nossas veias e não mais pecarmos. Há muitos cristãos que estão sofrendo paralisia no casamento, nas finanças, na família, na escola, no casamento, na saúde, na vida espiritual, porque estão acometidos, infectados, contaminados, afetados pela maior de todas as doenças que gera paralisia em todas as áreas da nossa vida: o pecado. Jesus, O Anjo das Águas é o remédio para esse veneno. Ele te oferece esse remédio hoje, e lhe pergunta: Queres ser Curado?
    Não vá para casa hoje, sem tomar a decisão, sem responder à pergunta de Jesus, O Anjo das Águas. Não espere mais, não sofra mais, não aguarde pelos outros, mas se levante hoje mesmo e receba a cura, o milagre da redenção e conseqüentemente a solução para os problemas que te causam paralisia espiritual. Levante-se e Ande, em nome de Jesus. Reverendo Adeir Goulart da Cruz.



quarta-feira, 20 de outubro de 2010

QUASE CRENTE - ATOS 26.24-29

"Quando eu era quase crente, quase me reconcilio.
Quando o pastor perguntava quem é que aceitava Jesus Cristo salvador
Quem quer ser missionário? Quase levantei a mão.
Quase que Deus me usava quando o irmão me convidada pro circulo de oração.

Se você é quase crente, procure se consertar.
Pois Jesus está voltando, se você fica pensando Ele não pode esperar.
Eu também já fui quase crente, mas numa revelação vi que a igreja subia pois eu não me decidia e quase eu ganho a salvação.

Quando eu era quase crente, quase que me batizei.
Quase que eu lia a palavra e às vezes quase orava e um dia quase preguei.
E um endemoniado, quase que expulsei o mal
Na vigília eu quase ia, e quase que eu me escrevia na escola dominical.

Quase que eu cumprimentava falando a paz o Senhor
Quase fui um dizimista, quase me tornei corista e quase obedeço ao pastor, hein?
Quando magoei alguém, quase que eu peço perdão.
Me lembro que certo dia quase ganhei minha tia, minha vó e minha irmã." (Xote Santo).

    Essa é a realidade de muitas pessoas que ouvem o Evangelho transformador de Jesus ou convivem com ele o tempo todo. Quase se tornam crentes. Temos vários exemplos de homens registrados na Palavra de Deus, que tiveram todas as chances para terem suas vidas transformadas, mas não conseguiram chegar ao ápice da salvação ou mesmo da bênção de Deus. Alguns até começaram bem, mas terminaram mal. O mais perto que chegaram da aprovação de Deus, foi o "quase."
    Caim quase conseguiu agradar a Deus com sua oferta. Faltou pouco. "Quase..." Mas não passou disso.
    Saul quase foi um bom rei. Até que ele começou bem e tinha tudo para dar certo. Um dia ele até mesmo profetizou, mas, mais tarde foi reprovado por Deus. "Quase" conseguiu. Mas também nao passou disso.
    Sansão quase foi um bom juiz. Consagrado a Deus, Nazireu desde seu nascimento, tremendamente usado por Deus, e quase libertou Israel dos Filisteus. Também não passou disso. Apenas os afugentou por um curto período. Chegou no clímax do "quase". Mas também nao passou disso.
    Pilatos "quase" absolveu a Jesus no julgamento. Até concordou que Ele era inocente. Até queria ver Jesus livre, e "quase" decidiu por sua liberdade e absolvição, mas por não ter passado do "quase" foi o instrumento de condenação do Salvador.
   Judas "quase" foi honesto e sincero. Mas não suportou o suborno, cedendo e traindo o Rei dos Reis. Até sentiu remorso, até chorou, e quase se arrependeu. Também não conseguiu superar a estagnação do "quase".
    O texto proposto para nossa meditação, relata a defesa de Paulo, ao ser acusado pelos fanáticos judaizantes. Ele expõe ao rei Agripa, e Pórcio Festo, seu primeiro ministro, as razões de sua fé, e menciona claramente que não estava indo contra a lei e os profetas, mas apenas estava ensinando que o centro de toda a lei e os profetas é Jesus. Ele ainda conta que Jesus foi perseguido, morto pelos judeus, sepultado, mas ressuscitou ao terceiro dia e foi assunto aos céus. Conta também sua experiência ao se encontrar com Jesus no caminho de Damasco, fato este, que o transformou de perseguidor do cristianismo a perseguido. De julgador à julgado.
    Nesse momento, Pórcio Festo, um homem exacerbadamente racional, mesquinho, político, interrompe Paulo, vendo que o rei Agripa estava impressioado com suas Palavras, acusando-o de fanático delirante, e que por ler demais havia perdido a razão. Paulo é taxado de louco.
  O rei Agripa agora, responde Paulo de forma impressionante, e essa resposta do rei constitui-se o modo de vida de muitas pessoas que tem a chance de ter suas vidas completamente transformadas, mas a desperdiçam interminantemente: "quase que você me convence a ser crente" (V.28). A realidade espiritual de muitas pessoas hoje é esta: o máximo que conseguem chegar da benção espiritual, materia, e principamente da salvação em Cristo Jesus, é o "QUASE".
   Meu amado irmão, nós não podemos permanecer na rota da estagnação espiritual. A estrada tortuosa do retardamento e definhamento espiritual conhecido como "Quase". Precisamos transpor essa estrada espinhosa, e atravessar essa rota perigosa. Muitas almas definham, prostradas, esgotadas, sem esperança, porque tropeçaram nos pedregulhos da avenida "Quase". Se você se vê nessa situação, convido você a dar um passo, se levantar e sair dessa rota perigosa. Deus tem mais para nossas vidas, e o desejo de Deus é que eu e você seja ricamente abençoado por Ele. Transponha os obstáculos, vença a estagnação espiritual, o atravancamento da sua vida e ultrapasse o "Quase":
     1) NO TOCANTE AO EVANGELHO (V.28). Decida-se logo. Saia de cima do muro. Não podemos servir a dois senhores. Há muitas pessoas que nao se decidem. Mas quase se convertem. Quase aceitam Jesus. Quase mudam de vida. Quase são transformadas pela Palavra de Deus.
     2) NO TOCANTE A VONTADE DE DEUS (“agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei” (Salmo 40 .8). E em Daniel 4.35 lemos: “Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?”). Não chegue apenas perto da vontade de Deus, mas permaneça no centro dela.
    3) NO TOCANTE ÀS BÊNÇÃOS DE DEUS. (Se atentamente ouvir a Deus; E os mandamentos seus obedecer, O Senhor meu Deus me exaltará, Sobre todas as nações onde eu passar; Eu não correrei atrás de bençãos, Sei que elas vão me alcançar; Onde eu colocar a planta dos meus pés, Sei que a sua benção chegará. Bendito serei na terra, bendito serei; Quando eu profetizar, sei que a minha voz Será a voz de Deus; Bendito  serei no campo, bendito serei; Por onde eu passar, onde eu tocar Abençoado será, quando eu obedecer a Sua voz. Nani Azevedo). Saia da estrada do quase no tocante a Bênção de Deus, obedeça a sua Palavra e seja ricamente abençoado.
    4) NO TOCANTE À SALVAÇÃO. (V.28) O rei Agripa quase se transformou num Cristão. Até se impressionou com a mensagem do Evangelho. Mas o racionalismo lógico talvez o prendeu. Talvez a posição social o impediu. Talvez o próprio Festo influenciou na sua decisão. Meu amado, se você ainda não tem a certeza da sua salvação, então saia do quase. Gostar da igreja não é suficiente. Se sentir bem com uma mensagem pregada não salva ninguém. Você precisa ter a decisão correta. Talvez você esteja quase se decidindo. Então saia dessa rota tortuosa e seja salvo em nome de Jesus.

    O quase não é suficiente. Jesus tem mais, muito mais para fazer em sua vida. Ouse, se esforce mais um pouco, salte as barreiras da estagnação e constate no final que tudo isso vale a pena. Jesus vale a pena. Não fique no grupo dos quase, mas dos que experimentam plenamente a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Que Deus te abençoe, e nome de Jesus. Rev. Adeir Goulart da Cruz





NA CONTRA MÃO DO MUNDO – 1ª JOÃO 2.15-17; MATEUS 4.1-11

    Vivemos num sistema espiritual caótico, decaído, cheio de imperfeições e tentações e outras situações que nos rodeiam. O sistema que vivemos hoje é o sistema babilônico. Tudo o que é abominável diante de Deus é implantado nesse sistema e imposto sobre a igreja. O mundo nos impõe esse sistema. Mas a Palavra de Deus nos manda seguir na contra mão do sistema (Romanos 12.2), não nos conformando com o que temos vivido e transformando nosso procedimento através da renovação do nosso entendimento.
    João ao escrever suas epístolas aos seus contemporâneos, alerta quanto a questão da pureza moral e doutrinária nas quais todo crente deve se manter, e ao mesmo tempo, em que os crentes estão inseridos no sistema do mundo, lutar contra esse sistema, fazendo uso do Evangelho.
    Uma das formas de vencermos o sistema, já que devemos entrar na contra mão dele, é não cedermos às tentações que estão presentes no mundo. Esse sistema babilônico nos apresenta três inimigos perigosíssimos que devemos ter cuidado. Precisamos permanecer na contra mão do sistema lutando contra e vencendo esses inimigos, a saber:
    1) A CONCUPISCÊNCIA DA CARNE (1ª João 2.16)
    “... se és filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.” (Mateus 4.3). O sistema do mundo nos impõe que nossas necessidades carnais devem ser saciadas a qualquer custo. Jesus passou por essa situação. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites no deserto foi tentado pelo sistema do mundo. Tendo em vista que o mundo jaz do maligno, é ele mesmo quem nos tenta. E um dos ataques do príncipe deste mundo é contra nossas necessidades carnais. Não podemos vender nossa alma para saciarmos nossas necessidades carnais. Não somos escravos da nossa carne nem das nossas necessidades.
    2) A CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS (1ª João 2.16)
    “... tudo isso te darei se, prostrado, me adorares.” (Mateus 4.9). O sistema do mundo também nos pressiona naquilo que nossos olhos cobiçam. Jesus não cobiçava a glória dos reinos por que ele conhece todas as coisas, e tudo lhe pertence. Satanás não é dono de nada, para oferecer ao Filho de Deus. A estratégia de Satanás era que Jesus fraquejasse e negociasse a posse dos reinos sem passar pela cruz. Precisamos vencer a cobiça, o desejo desenfreado dos olhos. Não somos escravos da nossa cobiça, e não temos de negociar com as trevas para possuirmos algo.
    3) A SOBERBA DA VIDA (1ª João 2.16)
    “... se és filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos teus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: eles te sustentarão nas suas mãos para não tropeçares nalguma pedra.” (Mateus 4.6). O sistema do mundo também nos direciona no tortuoso caminho da soberba. Jesus ao ser tentado pelo diabo, com o pecado da soberba da vida, recebeu, parafraseando, a seguinte proposta de satanás: “- que nada Jesus, esquece esse negocio de cruz. Se você pular daqui de cima, os anjos aparecerão e você vai voar sustentado pelas mãos deles, à vista de todos os que se reúnem no templo, e todos vão crer que você é o filho de Deus e ninguém terá duvida alguma sobre a salvação. Satanás oferece a Jesus a chance de ser reconhecido como filho de Deus, o Salvador, sem passar pelo espinhoso caminho da cruz. Jesus rejeitou essa glória. Muitos estão negociando seus ministérios, casamento, trabalho, honestidade, só porque querem aparecer diante dos homens. Vemos isso todos os dias nas igrejas: super-homens voando nos púlpitos, excluindo Jesus do centro do culto e recebendo a glória que pertence somente à Deus. Quando não glorificamos à Deus, recebemos sobre nós a glória do Diabo. Prefiro não ter meu nome nos holofotes, cartazes, rádio, mídia, e glorificar a Deus, do que tentar roubar sua Glória. A glória de muitos homens vem de Satanás, pois eles negociam com as trevas em busca de adoração. Não somos escravos da soberba. “A Soberba precede a queda.” (Provérbios 16.18).
    Meu amado, fuja desses inimigos e resista na contra mão do sistema e na direção de Deus. Tudo isso irá passar (v. 17), mas a nossa salvação é eterna. Seja cafona, seja careta, seja ultrapassado, seja antiquado, seja bobo, seja o que for aos olhos do mundo, ande na contra mão do mundo mas seja fiel à Deus, pois você prosperará. Não negocie com o príncipe deste mundo, mas submeta-se à Deus, em nome de Jesus. Rev. Adeir Goulart da Cruz.