terça-feira, 21 de junho de 2011

AGRADANDO A DEUS E CRESCENDO PELA FÉ (HEBREUS 11.1-7)

        É indispensável que tenhamos fé. Fé é ver o invisível e tocar no intangível. Fé é como se nos lançássemos num vácuo escuro, sabendo que lá há alguém forte e poderoso para nos sustentar em seus braços. Mas há algo mais importante e mais indispensável ainda do que simplesmente ter fé. É em quem ou no que depositamos nossa fé.
        Todos têm fé em alguém ou em alguma coisa. Há pessoas que crêem na existência de OVINIS, outras crêem na existência de seres mitológicos, outros acreditam na existência de duendes. Há pessoas que acreditam até mesmo em Papai Noel.
        Até mesmo os que se declaram ateus, possuem fé em algo. Não existe ninguém que não creia e não cultue alguém ou algo e assim lance sua confiança.
       Fé é mais do que simplesmente uma atitude desesperada de pessoas aflitas em busca de uma resposta. É algo profundamente relacional, que mexe com nossos sentimentos e nossa razão.
       A galeria dos heróis em Hebreus 11 é rica em artifícios que corroboram para a idéia racional de uma fé relacional, isto é, uma fé comungante, precisamente, em Deus. O Único digno de nossa devoção, confiança e fé é, de fato, Deus. Os heróis venceram pela sua fé. Aqueles que deram início à linha histórico redentiva, foram bem sucedidos por causa da fé.
      Ao mesmo tempo que agradamos a Deus nos relacionando com ele puramente, no dia a dia, somos também beneficiados pela fé.
      A Palavra do Senhor nesse texto nos apresenta alguns benefícios que a fé nos oferece:
      I) OBTEMOS BOM TESTEMUNHO (v. 2)
      II) ENTENDEMOS OS MISTÉRIOS DE DEUS (v. 3)
      III) TEMOS NOSSA OFERTA ACEITA POR DEUS (v. 4)
      IV) ESCAPAMOS DA MORTE (v. 5)
       V) AGRADAMOS A DEUS E RECEBEMOS NOSSO GALARDÃO (v. 6)
      VI) CONTRARIAMOS A LÓGICA HUMANA E OBEDECEMOS A DEUS (v. 6)

       Vença pela fé, agrade a Deus e seja mais que vencedor em Cristo Jesus. Que Deus te abençoe ricamente e aumente sua fé.
Reverendo Adeir Goulart da Cruz







SEM DESCULPAS (ROMANOS 10.9-15)

       È muito bom saber que somos membros de uma igreja genuinamente evangélica e que de fato professa o nome de Jesus. É muito bom também saber que temos um local para cultuarmos a Deus livremente, coisa que não acontece em muitos países. É muito bom saber que podemos nos expressar em estudos bíblicos, e assim aprendermos mais de Deus. É muito bom poder estar em comunhão com nossos irmãos e isso nós expressamos intensamente no dia a dia da igreja.
       Porém, é muito melhor, sabermos ainda que somos salvos em Cristo Jesus, e podemos confessá-lo livremente sem sofrermos duras penas daqueles que se opõem ao evangelho. É maravilhoso saber que somos salvos. Mas se Deus na sua infinita santidade, pureza e imutabilidade, sabia da queda do homem, e sabia também que muitos iriam blasfemar contra seu Nome, por que então nos proporcionou a salvação? Primeiro, porque Ele nos ama incondicionalmente; segundo, porque Ele zela pela sua criação, terceiro, porque Ele não criaria tudo o que criou para que depois fosse tudo destruído e perdido na perdição eterna.
       Então eu te pergunto: por que existe salvação? Ou: como as pessoas chegam ao pleno conhecimento da verdade? O texto proposto para essa mensagem responde a essas perguntas de forma clara e objetiva. Existe salvação, porque Deus nos ama e enviou seu Filho para tomar nosso lugar na cruz do calvário e nos redimir dos nossos pecados nos dando livre e eterno acesso a Deus.
       Mas haveria alguma participação humana ativa ou passiva no processo de salvação? A ordem da salvação conta com a participação do homem? Em certo aspecto, sim, em outro não. No primeiro, extraímos que o homem precisa crer para ser salvo (v.9). No segundo, extraímos também que a salvação é um ato livre e voluntário da parte de Deus em relação ao pecador, isto é, Deus quis por sua livre e expontânea vontade, nos resgatar da perdição eterna. (João 15.16).
       Portanto há ativamente a participação de Deus no processo de salvação e há a participação passiva e ao mesmo tempo ativa do homem neste processo.
       Existe, portanto salvação porque:
      1) EXISTE UMA MENSAGEM REDENTORA (v. 8). Esta Palavra é o escopo de toda a Escritura, o ápice de toda a revelação bíblica, e natural. Tudo converge em Cristo (Efésios 1.10). O Cristo encarnado, morto, sepultado, ressurreto e glorificado que um dia voltará para consumar sua obra redentiva. A fé vem pelo ouvir essa mensagem de salvação (v. 14)
       É mensagem que pregamos e é nela que cremos, por isso somos salvos. Muitos estão rejeitando essa Mensagem (v. 3). Mas para nós que cremos e somos salvos, o somos por causa dessa mensagem salvadora;
       2) CONFESSAMOS JESUS COM OS LÁBIOS E CREMOS COM O CORAÇÃO (v. 9-11)     Também somos salvos por que a graça irresistível de Deus nos atraiu e nos levou a crermos na mensagem de redenção. Todo o que crê será salvo, mas o que não crê já está condenado. O que Jesus faz quando cremos e confessamos seu Nome, é nos livrar da condenação eterma na qual toda a raça humana já está inserida (João 3.16-21). Isso implica que toda a raça humana já estava condenada e morta em seus delitos e pecados (Efésios 2.1-10). Quando cremos e o confessamos diante de toda a criação, somos livres da perdição eterna e completamente salvos em Jesus;
       3) DEUS TORNOU A SALVAÇÃO DISPONÍVEL A TODOS OS POVOS (v.12 e 13). A salvação agora, está disponível a todas as nações, NÃO A TODAS AS PESSOAS, mas a todos os que hão de crer. O que nos intriga nessa verdade irrefutável, é que Deus não fez o inferno para o ser humano, mas uma boa parte dessas pessoas irão para lá junto com o diabo e seus anjos. Tudo isso porque rejeitaram o evangelho, e não se converteram.
        Na nova dispensação todos os privilégios que eram direcionados somente ao povo de Israel, agora, nos eternos auspícios de Deus, estão disponíveis a todo o que crê e que confessa o nome do Senhor Jesus. O povo de Israel deveria ser os primogênitos na salvação, mas serão os últimos, porque muitos rejeitaram. Agora os últimos serão os primeiros, que são os povos gentios. Deus já sabia que seu povo o rejeitaria, por isso ele estende a salvação a todos os povos (João 1.11-13);
        4) HÁ PESSOAS COMPROMETIDAS PREGANDO O EVANGELHO (v. 14 e 15). Pastores, missionários, evangelistas, professores de várias categorias, profissionais de saúde, enfim, há uma grande quantidade de pessoas espalhadas pelo mundo que não vivem para si, mas para Jesus. Existe salvação também, meu caro leitor, porque Deus levantou seus servos para cumprirem com essa tarefa que os próprios anjos almejaram cumprir. Mas o Senhor escolheu os seus servos na terra para isso. Nós muitas vezes não valorizamos tais pessoas como deveríamos, e nos esquecemos que é por causa delas que muitos de nós foram evangelizados e salvos. Não há pregação se não houver quem pregue. Ninguém pode crer no que nunca ouviu. Eu e você somos salvos porque provavelmente alguém pregou essa mensagem para nós e cremos com o coração e confessamos com os lábios, Aleluia!
        Não há desculpas para aqueles que rejeitam o evangelho salvador de Cristo Jesus. Não há falsas justificativas mais porque hoje vemos pregações por todos os lados: nas praças, nas igrejas, na Tv, nas rádios, em folhetos, em revistas, em jornais, nas empresas, enfim, em todos os lugares.
        Existe salvação porque Deus se encarregou de providenciar todos esses meios para nos fazer chegar ao pleno conhecimento da verdade e ele mesmo dotou seus servos com a sabedoria e a unção do Espírito Santo para cumprir com essa tarefa. Portanto, todos os homens são indesculpáveis diante de Deus quanto à sua rejeição ao evangelho. Você é salvo? Sim ou não, e por que? Qual é a sua desculpa? O tempo está acabando. A hora da verdade está chegando... Deus não aceitará falsas justificativas. Uma decisão deve ser tomada ainda hoje pois é urgente: você quer ouvir com os ouvidos essa mensagem? Então ouça; você quer crer com o coração? Então creia; você quer confessar com seus lábios? Então confesse. Não deixe para amanhã, pois pode ser tarde demais, e desculpas não adiantarão. Que Deus te abençoe ricamente.

Reverendo Adeir Goulart da Cruz

A FORNALHA DA AFLIÇÃO (DANIEL 3.12-30)

       O ouro para alcançar um alto grau de pureza, precisa ser levado à uma temperatura sobremodo elevada. O fogo possui uma propriedade purificadora. O fogo serve para clarear quando não há luz, serve para aquecer quando se está frio, serve para consumir coisas que não nos servem, e serve também para purificar materiais preciosos. O refrão do cântico “Acende o Fogo em Mim” aponta para o agir de Deus em nós e nos purificando como metal precioso quando dizemos: “refinado serei, precioso metal (...)” e “acende o fogo em mim.” O fogo do Espírito pode reacender o amor que se esfriou em nossos corações.
       Mas há um tipo de fogo que eu creio que se todos nós pudéssemos escolher, não optaríamos por passar por ele ou sentir seu calor. O Fogo da Fornalha da Aflição.
       Os três amigos de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego experimentaram o pior fogo que qualquer mortal pode enfrentar: o fogo da aflição. Eles eram cativos na Babilônia e tiveram de passar por essa prova de fogo, que os apuraria ainda mais e autenticaria mais uma vez na Babilônia a existência e o poder da Intervenção do verdadeiro Deus.
       Todos nós enfrentamos situações em que poderíamos chamar de fornalhas da aflição. Em primeiro lugar porque são situações indesejadas, em segundo lugar, porque a gravidade das situações desagradáveis que enfrentamos é na maioria das vezes quase que insuportáveis, e em terceiro lugar por que desafiam nossa fé em Deus e nos forçam a nos curvarmos diante de uma proposta de solução mais fácil, mas que pode ofender o Senhor dos Exércitos.
       Todos nós temos de passar pelo fogo da aflição, todos os dias. Haverá dias em que o fogo estará mais intenso. Haverá momentos em que sentiremos que está sendo colocado mais lenha nessa fogueira. O que identifica o verdadeiro crente não é a ausência de problemas pois isso é impossível, mas sim a capacidade sobrenatural dada pelo Espírito de Deus ao crente para vencer suas lutas e provações.
       A fornalha da aflição é inevitável. Mas ela revela os verdadeiros crentes. Os verdadeiros crentes, por mais que sofram na fornalha da aflição e do desespero, crêem no livramento e na intervenção de Deus que nos apura como ouro.
       A fornalha da aflição nos ensina que:
       1) OS VERDADEIROS CRENTES NÃO CEDEM ÀS PRESSÕES (V. 12-18)
       Meu amado leitor, o que determina a vitória do crente é a sua firmeza diante das pressões. Os três amigos de Daniel foram forçados a negar o verdadeiro Deus e a adorarem a estátua de ouro que o rei fez. A proposta era a seguinte: “vou dar uma oportunidade para vocês três: quando o ministério de louvor do inferno tocar, vocês se ajoelhem e adorem minha estátua, caso contrário vocês serão queimados na fornalha de fogo ardente.”
       Parece simples, mas a pressão foi grande. Quantos crentes teriam cedido à essa pressão. E é assim na vida de muitos cristãos. Muitos servos de Deus têm cedido à pressões terríveis e se curvam diante de uma solução mais fácil que custará sua alma. Adão e Eva cederam, Saul cedeu, o rei Ezequias cedeu, Pilatos cedeu, e muitos outros cederam à pressão, pecaram contra Deus e isto custou algo valioso.
       Esses três amigos fiéis a Deus persistiram e responderam ao rei: “faça o que você quiser, mas não adoraremos sua imagem, se Deus quiser ele nos livrará, se não, morreremos por amor a Ele. Seja Fiel meu amado, não ceda às pressões. Fique firme e Glorifique a Deus.
        2) OS VERDADEIROS CRENTES CAMINHAM LIVREMENTE COM JESUS (V. 19-27)
       O que é mais assustador do que assistir três seres humanos queimando vivos num forno ardente, em chamas insuportáveis, e todos eles, amarrados, embrulhados em suas próprias vestes, atados para não se moverem? Com certeza é vê-los livres caminhando no meio do fogo sem sofrerem dano algum, e na companhia de Jesus. Isso pode ser assustador, mas para o servo do Senhor, maravilhoso.
       O rei Nabucodonozor agora pasmado, vê não somente os três amigos mas um quarto homem misterioso caminhando lado a lado com eles no meio do fogo, com uma diferença: agora não estão mais atados, amarrados e imóveis; não estão queimando, e não estão sozinhos. Estão com o quarto homem: Jesus. Jesus anda conosco no meio das tribulações sem que elas nos causem danos. Ele nos livra de nossas ataduras, e nos liberta da corrupção e de todos os perigos que nos prendem. O servo fiel não está sozinho. Jesus não nos deixa passar pela fornalha da aflição sozinhos. Ele está conosco, Aleluia!
        3) OS VERDADEIROS CRENTES LEVAM OS ÍMPIOS A CONHECEREM O         VERDADEIRO DEUS (V. 28 e 29).
       Meus amados, o rei totalmente pagão agora muda seu decreto. Antes quem deveria ser adorado sob pena de ser castigado era a estátua, provavelmente uma imagem de ouro do próprio rei. Após ele ver com seus próprios olhos, quem é o verdadeiro Deus, muda seu edito real. Qualquer um que blasfemar contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego será castigado, pois não há deus como Esse. Em outras Palavras, ele estava declarando que Só o Senhor é o único e verdadeiro Deus.
       Quando somos firmes, não cedemos à pressões, e andamos com Jesus no meio da aflição, os ímpios conhecem à Jesus, e lhe dão glória. Quando cedemos e não somos fiéis a Deus, infelizmente profanamos o nome Santo do Senhor. Você está levando pessoas a conhecerem a Jesus, ou você está envergonhando o Santo nome de Jesus?
       4) OS VERDADEIROS CRENTES SÃO HONRADOS POR SUA FIDELIDADE (V.30)
       Depois de passarem pela fornalha da aflição, de serem duramente testados, depois de serem postos a prova, esses três vencem suas lutas, seus desafios, sem negociar com as trevas, sem cederem, sem barganhar com o inimigo, e prosperam na província da Babilônia.
       Meu amado, quero que você compreenda uma coisa: não há uma fórmula mágica para ser próspero. Não há um ritual religioso que possa fazer você progredir nesta vida. A chave que abre as portas para o melhor de Deus é a obediência. Não se engane com as propostas de bênçãos sem comprometimento com Deus. A Palavra do Senhor nos diz que o homem que teme ao Senhor será Abençoado (Salmos 115.13), e que o Fiel será próspero (Salmo 1).
       Esses três jovens foram prósperos porque se mantiveram firmes e não vacilaram. Que em nome de Jesus, meu amado, você possa ser firme, e não ceder à pressões, que você possa experimentar o livramento do alto e caminhar sem dano algum lado a lado com Jesus no meio do fogo, que você assim, possa testemunhar aos ímpios que Jesus liberta, e assim que você possa experimentar o melhor de Deus e ser próspero em todos os sentidos. Em nome de Jesus, amém.
Reverendo Adeir Goulart da Cruz

sexta-feira, 10 de junho de 2011

O QUE IMPEDE UMA IGREJA DE CRESCER? (ATOS 9.31)

      O desejo de todo crente fiel a Deus, é de ver sua igreja crescer. Mas o crescimento necessário e urgente deve ser observado do ponto de vista qualitativo e quantitativo, necessariamente nesta ordem. Isso quer dizer que quantidade não é exemplo de qualidade, mas pode e deve ser a conseqüência natural da primeira.
      Uma igreja pode estar cheia de pessoas vazias. A qualidade é o que gera a quantidade, embora o verdadeiro crescimento seja espiritual e numérico. A igreja primitiva relatada no livro do evangelista, médico e historiador Lucas, chamado Atos, tinha qualidade, isto é, crescia espiritualmente, e isto gera crescimento numérico.
      O texto proposto para nossa meditação é um exemplo vivo e prático desta verdade. E esse mesmo texto nos ajuda a respondermos a pergunta que todo crente fervoroso sempre faz dentro da igreja: “Por que a Igreja não Cresce?”
      Poderíamos dar várias respostas, mas diante do diagnóstico de Deus, todas elas serão agora irrelevantes diante do texto que lemos. Deus estabelece alguns elementos que não podem faltar em nenhuma igreja genuinamente evangélica. A igreja cristã em Atos dos Apóstolos crescia vertiginosa e rapidamente porque se enquadrava nos critérios da Palavra de Deus.
      Muitas igrejas hoje são impedidas de crescer porque falta:
      1) Paz: (João 14.27) quando não há paz na vida dos crentes, a igreja deixa de crescer. Paz é o oposto de guerra. Onde não há paz, as pessoas vivem em guerra. Problemas como: ressentimento, iras, discórdias, brigas, disputas, ciúmes, inveja, murmurações, fofocas, falsidade, falta de ética e de sigilo da liderança, ataques das pessoas à liderança da igreja, problemas familiares, falta de testemunho, e muitos outros, caracterizam uma guerra que a igreja está travando contra si mesma e contra as pessoas, sendo que nossa guerra é contra as trevas. Falta de paz, e ambiente cheio de conflitos, impede a igreja de crescer. A Igreja primitiva crescia porque tinha paz com todas as pessoas dentro e fora da comunidade. Onde não há paz não há crescimento.
      2) Edificação: a igreja primitiva não abria mão da Palavra de Deus. Havia pregação, estudo, e interesse da igreja em serem edificados na Palavra. Essa comunidade não abria mão da doutrina. Muitas igrejas estão vendendo a alma para o pragmatismo, e aberto mão da Palavra de Deus e da Doutrina para implantar “novidades”, que não edificam. Isso só incha a igreja, lotando-a de pessoas interesseiras que só querem ser abençoadas, mas nunca amadurecem e não sabem nada de Bíblia. Por isso tem suas vidas destruídas. (Oséias 4.6).
      Esse conhecimento que edifica implica também na correção que todo o crente deve aceitar quando esta é feita de acordo com a Palavra. Quem não quer ser edificado pela doutrina, nem pela correção da Palavra, é rebelde, arrogante, e só causa males para a igreja impedindo-a de crescer. Onde não há doutrina nem edificação, não há crescimento.
      3) Temor do Senhor: Havia temor no coração dos Crentes em Atos. Eles não brincavam com Deus, não brincavam com a igreja, e não brincavam de ser crentes. (2 Timóteo 3.2-5) Realmente temiam a Deus, se afastavam do pecado, e buscavam praticar a Palavra. Não eram profanos, murmuradores, fofoqueiros, mesquinhos, infiéis no dízimo e nas ofertas, caloteiros, crentes sem compromisso, e com aparência de piedade, mas eram crentes verdadeiros. Viviam a nova vida, fugiam do mundo, do pecado e da carne. Onde não há temor de Deus, não há crescimento, mas somente problemas enterrados, que não são abandonados. Seja um crente temente a Deus que se desvia do mal. (Jó 1.1). Tenha temor a Deus (Atos 2.43).
      4) Conforto do Espírito Santo: O conforto do Espírito vivido pelos crentes em Atos, não era o conforto buscado pelos adeptos da Teologia da Prosperidade, que vende a benção de Deus e não prega conversão. Era um conforto que os fortalecia visto que viviam dias de perseguição, luta, e constante pressão o tempo todo.
      Mas eram confortados pelo Espírito Santo. Eram renovados. E não estavam buscando bens materiais, mas uma mudança constante de vida, e pregavam isso todos os dias. Eram fortalecidos no senhor e na força do seu poder todos os dias (Efésios 6.10). Eles buscavam isso de Deus o tempo todo. Não eram materialistas, avarentos nem gananciosos. A preocupação desses crentes era em se manterem firmes no evangelho puro de Jesus. Por isso buscavam o consolo do Espírito Santo.
      Onde se busca o conforto do Espírito Santo, há crescimento. Onde se busca os próprios interesses há confusão, e tribulação. A igreja em Atos buscava isso e por isso crescia.
      Eles experimentaram o crescimento numérico porque estavam crescendo espiritualmente. O crescimento qualitativo é o requisito para o crescimento quantitativo. Portanto, meu amado leitor, seja um crente verdadeiro e contribua no crescimento espiritual e numérico da igreja do Senhor, e não seja um demolidor a serviço do maligno. Busque a paz com todos, não abra mão da Palavra, da Doutrina e do ensino, tenha temor a Deus, e busque o conforto do Espírito Santo.
      Saia da zona de estagnação espiritual, e seja uma benção nas mãos de Deus.

Adeir Goulart da Cruz.