domingo, 22 de julho de 2012

Três Passos para a Restauração (Apocalipse 2.1-7)


        Todas as sete igrjas da Ásia, hoje já não existem. Só há ruínas em toda parte. João, quando no exílio na ilha de Patmos, recebeu essa visão do Senhor Jesus, sobre as coisas que deveriam acontecer à igreja cristã primitiva, fundada pelos Apóstolos. Essas revelações foram registradas em forma de cartas e enviadas às sete igrejas espalhadas pela Ásia menor.
      Qualquer leitor crítico se perguntaria: Por que João foi aprisionado nessa masmorra, numa ilha de segurança máxima, pelo resto de seus dias? Poderíamos formular a resposta da seguinte forma: 1) A propagação da mentira gnóstica de que Jesus não tinha corpo e por isso ele não morreu de fato e nem ressuscitou; 2) O dualismo da essência humana: o espírito é bom e a matéria é má, portanto se meu corpo é matéria, então é mau, logo posso fazer o que quiser do meu corpo, pois somente o espírito presta; 3) O edonismo que arrancava das pessoas todo senso de moral e respeito. A libertinagem disfarçada de livre arbítrio; 4) A negação à figura do imperador Domiciano, que se apresentava como uma divindade, encarcerando, condenando e matando quem não o adorasse.
          João pastoreou a igreja cristã em Éfeso até metade do primeiro século da era cristã, cuidou da mãe de Jesus, que segundo a tradição foi sepultada também em Éfeso. Pelos motivos acima apresentados, foi capturado por ordem de Domiciano, negou as doutrinas gnósticas, negou adorar ao imperador, foi jogado num caldeirão de azeite fervendo, escapou milagrosamente e foi lançado no cárcere numa prisão de segurança máxima na ilha de Patmos. Ao final de sua vida é libertado por Nerva, sucessor de Domiciano e retorna para Éfeso, para redoutrinar os cristãos.
          Quando ainda no cárcere, escreve suas visões em forma de carta, endereça às sete igrejas entre elas a igreja em questão, a de Éfeso.
Éfeso havia se tornado a capital do paganismo antigo, ao ponto de ser batizado como o berço da grande Deusa Diana dos efésios. Os crentes estavam abandonando os ensinos do Senhor Jesus, de um lado forçados a se curvarem, mas por outro lado estavam se amoldando as paixões infames deste mundo. O pensamento gnóstico os seduziu.
          Uma mistura de doutrina e heresias se fundiram na mente e no coração dos crentes efésios. Perderam o referencial, perderam a identidade, sucumbiram ao prazer, ao pecado, mas uma grande parte desses crentes ainda buscavam permanecer na presença do Senhor. Porém de forma mecânica e sem a verdadeira motivação: o amor à Jesus.
         Jesus manda que João escreva sete cartas aos sete anjos, isto é, aos sete pastores dessas sete igrejas, e uma delas foi a igreja em Éfeso. Algo precisava ser feito. Jesus não estava se agradando de suas obras. O cerimonialismo, a religião vazia, o ativismo mecânico tomou conta desses crentes. Estavam frios, sem amor à Jesus, embora pareça que gostassem da igreja. Jesus não se impressiona com a quantidade de atividades uma igreja pode realizar, não se impressiona com a firmeza doutrinária que um crente pode demonstrar, nem tampouco com a firmeza de uma pessoa em face às perseguições. Nada sem amor vale a pena. Eles perderam o verdadeiro amor. Se acostumaram com a igreja, pararam de depender de Deus de orar, enfim de amar o Senhor Jesus, o verdadeiro Senhor da Igreja. Precisavam voltar ao primeiro amor, e encontrar o elo perdido entre o homem e Deus. Esse elo é Jesus. Perderam Jesus, o elo de Deus que o liga aos pecadores.
         A Palavra de Deus nos ensina como recuperar o elo perdido, e sermos restaurados:
        1) LEMBRA-TE DE ONDE CAÍSTE (V5)
        Quando foi a última vez que você orou ao Senhor?
        Quando foi a última vez que você leu a Bíblia?
        Quando foi que você parou de orar?
        Quando foi que você parou de ler a Bíblia?
        Quando você cometeu aquele pecado que destruiu sua relação com o pai?
        Quando foi que você disse aquela palavra pesada que te trouxe conseqüências?
        Quando foi que você perdeu o referencial?
      Quando foi? Você precisa lembrar. Peça ao Senhor nesta noite que te faça lembrar, que te traga á memória, para que você tenha como reparar esse erro.
        Deus quer restaurar sua vida, mas você precisa lembrar onde, como e quando você caiu.
       2) ARREPENDE-TE (V5)
       Sem arrependimento não há perdão.
       Sem arrependimento não há conserto.
       Sem arrependimento não há mudanças.
       Sem arrependimento andamos em trevas e praticamos o mal constantemente.
      Arrepende-te enquanto ainda há tempo, para que sejam cancelados os vossos pecados.
      A bênção do Senhor não habita onde o pecado é perpetuado.
      A derrota bate em nossa porta quando nos acostumamos com o pecado.
      3) VOLTA À PRÁTICA DAS PRIMEIRAS OBRAS (V5)
      Volte a ser uma benção nas mãos do Senhor.
      Volte a ser uma pessoa agradável, alegre, animada.
      Volte a ser uma pessoa simpática, ganhadora de almas, abençoadora.
      Volte a ser um bom esposo, uma boa esposa, um bom pai, uma boa mãe, um bom filho, uma boa filha.
      Volte a ser um crente fiel à Jesus, à Palavra, e à Igreja.
      Volte a ser um crente fervoroso de oração, e que busque a Deus intensamente.
      Volte a ser mais que vencedor em Cristo Jesus.
      Volte a ter o mesmo fervor e amor de quando você se converteu.
      Volte enquanto há tempo.
   Muitos não conseguiram lembrar de seus pecados não confessados, muitos não conseguiram se arrepender mas amavam o pecado, e muitos não conseguiram mais ser como quando se converteram, mas se perderam para sempre, no inferno eterno.
    Quero orar por você nesta noite e dizer que ainda há tempo, de ser restaurado e encontrar o elo perdido. Lembre, arrependa e volte para a presença de Jesus.
Reverendo Adeir Goulart da Cruz