domingo, 24 de março de 2013

O TRIPÉ DA RESTAURAÇÃO SALMO 126


      Nossa vida é uma verdadeira maratona. Vencemos algumas milhas, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. No percurso dessa longa jornada, encontramos muitos e muitos obstáculos que precisam ser transpostos com ânimo e confiança no poder do altíssimo.
      Encontramos também no meio desse trajeto doloroso, inimigos dos nossos sonhos, inimigos da nossa felicidade, opositores às nossas realizações pessoais. E travamos uma luta  ferrenha contra esses inimigos que muitas vezes nos deixam esgotados, desanimados, feridos e tristes. E os estragos podem ser terríveis.
    Nessa trajetória somos muitas vezes assaltados, feridos e massacrados pelas circunstâncias da vida que tentam nos afligir de todas as maneiras. Precisamos de restauração. Restauração do ânimo, dos projetos pessoais, da motivação, da fé, e de todos os elementos necessários para que caminhemos com alegria à carreira que nos está proposta. Somente nosso Deus pode nos restaurar por completo.
      O povo de Deus após os 70 anos no cativeiro babilônico vivia o sonho da tão sonhada liberdade. Pareciam que estavam sonhando. Deus atendeu ao clamor do remanescente fiel, e devolveu seu povo à sua terra natal. 
      Esse povo precisava de uma restauração familiar, uma restauração moral, uma restauração física, uma restauração emocional e psíquica, uma restauração religiosa, enfim, uma restauração de todos os seus sonhos. Agora podiam voltar para Jerusalém, porém esse processo, o de restauração e reconstrução do que antes fora destruído duraria ainda muitos e muitos anos. O povo viveu essa restauração no passado, presente e futuro.
o povo deveria ter na mente o seguinte tripé, que sustentaria o sucesso tão pretendido por todos, e esse tripé é o que consumaria a restauração de suas vidas:
      1) LEMBRAR O QUE DEUS JA FEZ EM NOSSO PASSADO (v. 1-3). 
      Após os 70 anos de prisão, Deus finalmente abre as portas da liberdade para esse povo, permitindo que retornem para Jerusalém para reconstruírem o que foi destruído. É por isso que o Salmista diz "Quando o Senhor Restaurou...". O povo se lembra desse sonho maravilhoso que foi realizado.
      Se você quer experimentar o novo de Deus na sua vida, e Sua visitação restauradora, em primeiro lugar, reconheça o que Deus já fez por você até aqui. Deus já lhe deu tantas vitórias, e se você ainda quer conquistar outras, admita que só chegou até aqui porque Deus te livrou, e sustentou e te abençoou.
   Nenhum ingrato alcaça a plenitude das suas realizações mas fica estagnado, murmurando sobre os problemas da vida, se esquecendo que há pessoas no mundo enfrentando problemas piores e mais severos do que os seus, e nunca reconhecem o que Deus já fez. Lembre-se meu amado, o que Deus já fez por você no passado, e creia que ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos conforme o seu poder que opera em nós (Efésios 3.20). Se Deus fez tudo por você no seu passado imagine o que ele ainda está por fazer
      2) CLAMAR PARA QUE DEUS VENHA INTERVIR EM NOSSO PRESENTE (v.4).
     O Salmista reconhecendo o que Deus fez pelo povo de Deus no passado agora confia que Deus pode também fazer alto tremendo no presente. Ele diz: "Restaura Senhor, a nossa sorte como as torrentes do Neguebe." O Neguebe era um rio que em tempos de seca  ficava bem vazio, mas nos tempos de cheia ele vinha com toda a sua força trazendo fertilidade às áreas secas. 
    Deus pode fazer hoje, seu deserto florescer novamente. Deus pode intervir no seu presente. embora você esteja atravessando os desertos da vida, o Neguebe de Deus vai passar trazendo vida, fertilidade, fartura, alívio, e tudo o que você necessita para sua vida. Nesse processo de restauração de vida e de sonhos, devemos agradecer a Deus pelo que Ele já fez, mas também precisamos clamar para que Ele faça algo hoje, enfim que ele intervenha nos nossos problemas trazendo restauração também hoje. Deus pode enviar seu rio e trazer alívio para sua sequidão. Clame a Ele hoje para que Ele te restaure também hoje.
      3) CRER QUE DEUS NOS FARÁ PROSPERAR NO FUTURO (v. 5,6)
  Deus é o mesmo ontem, hoje e será eternamente. Ontem porque nos abençoou tremendamente restaurando nossa vida, fazendo um milagre maravilhoso e inexplicável. Hoje, porque ele intervém no hoje porque nós não temos condições de resolvermos certos conflitos que vivemos, mas Ele é Deus e tudo pode fazer. Amanhã porque Ele é que projeta um novo futuro e faz com que o trabalho árduo de nossas mãos frutifiquem com júbilo.
    Deus pode projetar seu futuro, e te fazer prosperar em todas as áreas de sua vida. Ele pode converter o choro em riso, o pranto em alegria, o luto em festa, e fazer com que você prospere colhendo bons frutos, se você os semeou assim. Creia num amanhã melhor. Creia que Dias melhores virão. Deus está trabalhando durante todo sua jornada, e Ele foi quem a escreveu, e portanto, o desfecho é a vitória. Deus tem um amanhã melhor para você, agradeça a ele, clame e creia que Ele pode te dar uma vitória indizível. Aleluia!
      Passado, presente e futuro: gradidão, clamor e fé. São elementos que não podem faltar m nosso processo de restauração. Seja grato a Deus por tudo o que Ele fez em seu passado; Clame a Deus para que Ele intervenha no seu presente; Creia que o Deus que tudo pode fazer, fará prosperar o seu caminho, desde que você semeie a semente correta. Deixe Deus restaurar a sua vida.
Reverendo Adeir Goulart da Cruz.

segunda-feira, 18 de março de 2013

UNÇÃO PARA MUDAR – ISAÍAS 61.1-3


  Todos nós necessitamos de mudanças. É impossível caminharmos sem elas. É impossível vivermos o cristianismo bíblico sem seguir os passos da redenção. Quando falamos de mudanças, nos reportamos a todas as áreas de nossas vidas, mudanças que devem ocorrer de dentro para fora.
Na realidade somos traspassados quase que o tempo todo pelas flechas circunstanciais e no meio do campo de batalha muitas vezes tombamos esgotados, derrotados, oprimidos, tristes, sem direcionamento para nossos problemas, sem saber o que fazer. 
    Há momentos que parece que tudo está acabado. Não há saída. Não há possibilidade de mudanças. Nesse momento devemos reconhecer que de fato não temos poder para alterarmos o curso de nossas vidas. Não temos o poder sozinhos de reverter o quadro de derrota em vitória. Realmente, nós não temos esse poder mas o Altíssimo e Poderoso Deus possui todo o poder e está disposto a derramá-lo sobre nós, em toda sua plenitude. Sem esse revestimento do alto é impossível vencermos as lutas diárias. Somos sempre derrotados se lutarmos fora da dependência do Espírito Santo de Deus.
    O povo de Israel por diversos motivos precisava dessa Palavra de consolo vinda da parte de Deus. Eles haviam perdido a esperança. Muitos problemas como, por exemplo, pecados de idolatria, violência, desamor, infidelidade a Deus e isso tudo gerou como conseqüência a reprovação de Deus, escassez, invasões, muitas privações e diversos outros fatores que alavancaram a derrota e o período de cinzas, pranto e espírito angustiado.
   Sozinhos, jamais conseguiriam mudar de vida. Sozinhos eles jamais conseguiriam se reerguer. Sozinhos eles jamais alcançariam a vitória. O povo de Deus precisava das boas novas de salvação, e essa mensagem veio para oferecer-lhes a unção profética para alcançarem a vitória. Essa unção que estava sobre o profeta Isaías, e messianicamente sobre o Senhor Jesus, pode também ser derramada sobre sua vida, não importa a situação em que estejamos inseridos. Deus quer derramar sua unção que capacitadora para vencermos os infortúnios e trocarmos:
    1) CINZAS PELA COROA (v. 3a) – Cinzas significam algo que foi queimado, destruído, deteriorado por alguma razão. A situação de Israel era com toda certeza essa. Haviam abandonado o Senhor e por isso enfrentaram seu momento de cinzas e de derrota. Coroa significa glória, honra, vitória, algo que traz alegria, paz, algo que nos coloca numa posição de destaque, algo que exalta o ser humano. De fato todas as pessoas que eram coroadas publicamente eram homenageadas por alguma razão.
    A oferta que Deus faz ao seu povo é essa: trocar a derrota pela vitória. Cinzas pela coroa. O que Deus deseja fazer conosco com toda certeza é isso: trocar nossa derrota pela vitória, nos honrar no meio de nossas lutas. A Palavra do Senhor nos assegura em Romanos 8.37 que em Cristo somos mais que vencedores, pois ele removeu as cinzas a derrota, pela honra e pela vitória. Troque as cinzas da derrota pela Coroa da Vitória. (2 Tm. 4.8).
    2) PRANTO PELO ÓLEO DE ALEGRIA (v. 3b) – Eu e você, meu amado sabemos o que significa pranto. A Bíblia está repleta de expressões que retratam o coração triste, amargurado do homem.  As Escrituras nos afirmam em Neemias 8.10 que a alegria do Senhor é a nossa força. 
    Deus quer remover nosso pranto. O pranto gerado pelos problemas insolúveis. O choro causado pela tristeza que enfrentamos em todos os momentos de nossas vidas. Ele quer fazer essa bendita troca. De fato a promessa do Senhor é que Ele enxugará dos olhos toda lágrima (Apocalipse 21.4).
    Deixa Deus trocar seu pranto pela alegria, seu choro por júbilo. Ele quer sua felicidade, deixa essa unção transformadora penetrar no seu interior, e você será uma bênção nas mãos de Deus. Salmo 30.5 o salmista diz que podemos chorar uma noite inteira, mas pela manha o Senhor nos alegra. Aleluia. Troque seu pranto pela alegria do Senhor.
    3) ESPÍRITO ANGUSTIADO PELAS VESTES DE LOUVOR (v. 3c) – Coração deprimido é considerado pela maioria dos especialistas como o mal do século. A depressão pode bater a nossa porta. Ela pode trazer choro, dor, estagnação, murmuração, e muitos outros sintomas que retratam na realidade o desespero e a dor de alguém. Provérbios 17:22  diz: “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.” 
   Deus pode colocar seu louvor em nossos lábios mesmo quando nós enfrentamos dificuldades e muito mais quando superá-las. Não podemos aceitar as vestes da angústia.    Mas devemos trocá-las pelas vestes de louvor. O profeta Habacuque mesmo sabendo o que estava por vir sobre todo o povo, mesmo recebendo de Deus a Palavra profética do juízo, declarou com suas próprias palavras em forma de oração: eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha Salvação (Hc. 3.18). Quando nos revestimos de vestes de louvor reconhecemos o poder de Deus que tudo pode mudar. 
    Deus não deseja que sejamos quais árvores secas, podres, envelhecidas e infrutíferas, mas sim que sejamos Carvalhos de Justiça plantados, firmados, fundamentados pelo Próprio Deus. 
    Um carvalho se difere das outras árvores porque demora muitos anos pra crescer. Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta, mais forte e adulto se torna. Suas Raízes naturalmente se aprofundam na terra e seu caule se torna mais robusto, sendo impossível uma tempestade arrancá-lo, ou derrubá-lo. As tempestades para ele não representam ameaça, apenas desafios. Os Geólogos usam o carvalho como um medidor de nível de tempestades ocorridos em florestas. Basta olhar a aparência do carvalho para eles saberem. Pois ele muda sua aparência, como se tivesse feito muita força, ele absorve os temporais e tempestades chegando até ficar disforme. Numa Grande Tempestade muitas árvores são arrancadas, mas o carvalho permanece firme. As tempestades não têm poder sobre ele.
    Receba a unção de Deus para trocar cinzas pela coroa, pranto por óleo de alegria, espírito angustiado por vestes de louvor, e viva como um carvalho de Justiça firme e inabalável.

Reverendo Adeir Goulart da Cruz

domingo, 3 de março de 2013

"JÁ FOI TARDE" - 2 Crônicas 21.1-20


    Nossa vida nessa terra é mais rápida do que imaginamos. As Escrituras nos asseguram que nós somos como uma fumaça que hoje aparece e amanhã ja se dissipou. (Tiago 4.13,14).
    No Salmo 90, o salmista Moisés também nos ensina em sua oração que todos os nossos dias se passam rapidamente na ira de Deus; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento (v. 9). E nós não sabemos quanto tempo de vida ainda temos. Podemos partir para a eternidade a qualquer momento.
    Há duas verdades que precisamos encarar em nossa trajetória. É a certeza de que vamos morrer um dia, e ao mesmo tempo a incerteza porque não sabemos quando. A verdade é que toda vida na terra um dia acaba. Todos os seres vivos, animais e homens um dia exalam seu último suspiro.
    O que deixar nesse mundo após nossa partida? Bens? Propriedades? Entes queridos? Igreja? Sonhos? Projetos? Princípios? Coisas boas ou coisas ruins?
    O texto em questão trata da história de um dos piores reis que ja ascendeu ao trono de Judá: O Rei Jeorão. Tinha 32 anos quando começou a reinar mas reinou um curto período: 8 anos apenas. Morreu aos 40 anos de idade. Esse homem teve todas as oportunidades de ser um rei segundo o coração de Deus e exercer a justiça, o amor, o equilíbrio e a prudência no meio do povo de Deus. Porém Ele desprezou todas as oportunidades de ser um bom rei. 
    Todos os reis que inevitavelmente morriam no meio do povo de Deus, eram respeitados, chorados, velados de forma respeitosa no dia de seu ofício fúnebre por piores que fossem. Mas não foi esse o caso do rei Jeorão. No dia da sua partida, ninguém sentiu sua falta. Devido à suas maldades, ninguém chorou pela morte de Jeorão, não lhe queimaram incenso, como de costume num cortejo fúnebre, enfim, ninguem sentiu saudades. Por isso a expressão forte no texto, precisamente no versículo 20 enfatiza que "...se foi sem deixar de si saudades..." O sentimento desse povo sofrido, oprimido, machucado, e injustiçado com certeza foi esse: "Já Foi Tarde".
     De tudo o que Jeorão deixou para trás após sua partida, podemos concluir sem sombra de dúvidas que o principal ele não conseguiu construir: Um Legado de paz, vitória, justiça e bênção. Jeorão deixou um legado de vergonha e derrota. Provavelmente seus descendentes não ouviram boas histórias a seu respeito.
    Que tipo de legado você vai deixar depois de sua partida? Será que as pessoas que ficarem, seus filhos, netos e seus descendentes sentirão saudades de você ou sentirão alívio depois de sua partida? Ou dirão a seu respeito: "Já Foi Tarde?".
    Quero compartilhar com os irmãos nessa oportunidade algumas falhas do rei Jeorão que fez com que fosse lembrado apenas pelos pontos negativos de sua vida, ao ponto de se tornar um rei tão ruim que ninguém chorou sua morte nem sentiu sua falta. Se você quer deixar de si saudades e se tornar um herói na fé evite esses erros que Jeorão cometeu:
     1) NAO VALORIZOU A MISSÃO QUE DEUS LHE CONFIOU (v. 2-3).
    Todos os irmãos de Jeorão receberam bens, e alguns benefícios como parte da herança da família. Jeorão porém recebeu o reino, a autoridade, o direito de governar justamente, por ser o primogênito da familia. Ele não valorizou a missão que Deus lhe confiou, desprezando a maior de todas as honras: Ser um instrumento de Deus para pastorear de forma justa e equilibrada toda a nação.

    2) DESTRUIU A PRÓPRIA FAMÍLIA (v.4).
    O que você tem feito com sua família? De todos os bens, dinheiro, riqueza, fama, prestígio e poderes que podemos adquirir nesta vida, nada se compara ao valor da família. É algo que o dinheiro não pode comprar.   Há pessoas hoje por diversos motivos matando seu irmão, eliminando sua paz, seus sonhos, se esquecendo que terá de prestar contas para Deus, e um dia, pelas suas maldades dentro de sua família de sangue, e até mesmo no meio da família da fé, todos sentirão um certo alívio pela sua partida.
    O que você tem feito de sua familia de sangue, e de sua família na fé? Você protege com todas as suas forças e com seu zelo, ou você é um homicida da sua família, porque 1 João 3.15 nos diz que quem odeia seu irmão é homicida, assassino. Jeorão colheu o fruto da semente maligna plantada no solo familiar. Ele exterminou sua família inteira por motivos fúteis.

    3) ABANDONOU O SENHOR (v. 21.6,11).
    Jeorão deixou o Senhor para seguir a outros deuses. De todos os pecados cometidos por ele, com toda certeza, esse foi a causa primária de todos os outros erros. Abandonar o Senhor para seguir a outros Deuses, ou para depositar nossa fé, nossa confiança e nossa motivação em outras coisas é idolatria. 
    Jeorão praticou idolatria, e trouxe sofrimento para todo o povo. O povo inteiro presenciava os erros grotescos e cruéis de Jeorão, e o povo inteiro foi prejudicado durante seus oito anos de reinado. Foram oito anos difíceis. O povo não via mais a hora desse rei cruel e néscio deixar o trono. Mas todos os problemas foram alavancados pelo seu abandono ao Senhor.
    Abandonar o Senhor é assinar nossa sentença de morte espiritual. É suicídio espiritual. Sem o Senhor ninguém vai adiante. Sem Deus ninguém é abençoado. Sem o controle absoluto de Deus ninguém prospera, ninguém recebe vitória.
    "Atenção povo de Judá, uma boa notícia para todos... vamos nos alegrar: Nota de falecimento: comunicamos com alegria o falecimento do senhor Jeorão de Judá filho de Josafá. Nosso sonho, nosso desejo se realizou: Já foi tarde". 
    Foi essa a notícia que ecoou em todos os veículos de comunicação de Judá. Uma boa notícia, pois o legado deixado por Jeorão foi um legado de vergonha, derrota e lágrimas. Ninguém sentiu sua falta, ninguém chorou por ele, ninguém lhe queimou incenso.
    Meus amados que possamos refletir sobre essa história, e que tomemos atitudes positivas para mudarmos nosso comportamento enquanto ainda é tempo, pois chegará um dia em que nossa invocarão nossa memória, de forma positiva ou negativa, depende de nosso comportamento. Que eu e você deixemos um legado de bençãos e vitórias para nossos descendentes, e que se lembrem de nós com saudades quando partirmos. Que Deus assim nos abençoe ricamente

Reverendo Adeir Goulart da Cruz