Há uma diferença imensa entre a Graça de Deus e a Misericórdia de Deus. A Graça é quando Deus nos dá o que nós não merecemos; a Misericórdia é quando Deus não nos dá o que nós merecemos.
Mefibosete era filho de Jônatas (amigo íntimo de Davi) e neto do ex rei de Israel, Saul. Após as predições proféticas de Samuel, Saul perde seu reinado devido à sua desobediência, e durante um conflito conforme registra o capítulo 31 de 1º Samuel, Saul e seus filhos Abinadabe, Malquisua e Jônatas foram mortos no campo de batalha. Quase toda a casa real de Saul foram exterminados nesse confronto, restando apenas Isbosete, o quarto filho de Saul (2º Samuel 4), que mais tarde foi morto, e havia ainda um outro descendente de Saul, que era filho de Jônatas, que havia sido esquecido, e morava numa região deserta, insignificante e improdutiva conhecida por Lo-Debar.
Conta a história que Mefibosete aos cinco anos de idade sofreu uma queda por um descuido de sua ama, e ficou paralítico (2º Samuel 4.4).
Certo dia, Davi se lembrando da aliança que havia feito no passado com seu amigo Jônatas, se lembra e pergunta se há ainda algum descendente da casa de Saul vivo, para que fosse alvo de sua misericórdia e compaixão.
Então se lembram de Mefibosete, o aleijado abandonado, notificam Davi da existência dessa caricatura humana. Davi oferece sua compaixão e amor, por causa de sua aliança com Jônatas, pai de Mefibosete, e diante do rei, este pobre moribundo exclama de forma emocionante: “...quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?” (2º Samuel 9.8)
A humilde indagação de Mefibosete traduz mais do que uma simples possível atitude regada de complexo de inferioridade. Traduz a condição do pecador e a posição do resgatador, Jesus: O CÃO MORTO E O REI.
A atitude de Davi, por outro lado é a marca profética da obra de Cristo, resgatando o pecador. Cristo sem dúvidas é o rei, e nós, cães mortos. Mefibosete teve sua vida transformada completamente, ao se humilhar, reconhecendo sua condição diante do rei, sem reivindicar direitos. Mefibisete nos ensina nessa emocionante história que:
1) O REI SE PREOCUPA COM CÃES MORTOS POR AMOR À SUA ALIANÇA (v. 9.1)
Meus queridos, o Senhor Jesus, por amor de sua aliança feita com nossa posteridade como povo de Deus, nos resgata de nossa condição humilhante, e de cachorros mortos, sujos, fétidos, nos oferece sua bondade.
O Senhor conserva sua aliança conosco, e essa aliança se estende a nossa posteridade. Assim como Davi manteve sua aliança com Jônatas, e preservou seu descendente, a promessa de bênção e de restauração se estende a nossa descendência.
2) O REI RESTITUI O QUE PERDEMOS MORTOS POR AMOR À SUA ALIANÇA (v. 7)
Meus irmãos, Jesus é o único que pode restituir o que perdemos nas batalhas da vida. Alegria, paz, amor, comunhão, saúde espiritual e física, alegria da salvação, respeito no lar, fidelidade, união, propósito, ministérios, enfim, ele pode nos devolver o que perdemos nas nossas guerras diárias.
Davi, agora restitui a Mefibosete tudo o que seria seu se Saul não tivesse perdido o trono para Davi e não tivesse sido morto no confronto contra os filisteus. Mefibosete na verdade não teria direito a herança, mas Davi lhe restitui sua dignidade e respeito, como parte da casa real. O rei nos transforma de cães mortos a herdeiros de seus bens.
3) O REI SUPRE NOSSAS NECESSIDADES DIÁRIAS EM SEU PALÁCIO, POR AMOR À SUA ALIANÇA (v. 7)
Meu amado ouvinte, o Rei Jesus é o único quem pode suprir todas as nossas necessidades diárias, sejam elas espirituais ou materiais desde que aceitemos o convite para deixarmos de sermos cães mortos e passarmos a sermos príncipes do palácio real do rei Jesus.
Mefibosete agora não precisa clamar nem se preocupar com seu sustento, agora ele é sustentado pelo rei.
Enquanto nós vivermos na condição de cães mortos, deixaremos de ser alimentados pelo rei Jesus.
4) O REI NOS FAZ PRÍNCIPES EM SEU PALÁCIO, POR AMOR À SUA ALIANÇA (v. 11-13)
Irmãos, o ponto culminante dessa história é agora quando o cão morto, é transformado em um príncipe. Mefibosete após se humilhar foi exaltado na presença de todo o Israel. Ele não tinha nenhum grau de parentesco com Davi, mas foi transformado em um verdadeiro príncipe e passou a assistir no palácio real até o fim de seus dias.
Meus queridos, é exatamente isto que Jesus faz com os pecadores que se humilham em sua presença: ele os exalta. Mefibosete nunca mais se sentiu como um cão morto, mas agora vive como um príncipe.
Essa história é uma expressão autêntica da graça de Jesus o Rei, se movendo rumo ao pecador caído, o cão morto. Meu amado irmão, você precisa ainda hoje levantar a cabeça, deixar a vida medíocre que você leva, e ser alvo da bondade do rei, pois ele fez uma aliança com você. Deixe o rei restituir o que você perdeu com o decorrer dos anos. Se alimente na mesa do rei, e não de alimentos de cães. Deixe de ser um cão morto e seja um príncipe. Saia da derrota, levante a cabeça.
Deixe Lo-Debar e mude-se para o Palácio do rei. Saia da condição de cachorro morto, e eleve-se à condição de príncipe, receba sua dignidade, respeito, alegria, paz, amor, prosperidade, comunhão com o rei, e seja mais que vencedor em Cristo Jesus, Amém. Reverendo Adeir Goulart da Cruz.