quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

PEDINDO RESTAURAÇÕES (SALMOS 80)

    Nós não somos autônomos em nossa própria existência. O que nos mantém vivos são as misericórdias do Senhor que nos impedem de sermos consumidos (Lm. 3.22). Precisamos da presença transformadora do Senhor em todas as áreas de nossas vidas.
    O salmo 80 foi escrito por Asafe em forma de testemunho e acabou se transformando em uma canção com a mesma melodia de uma bela música conhecida pelos judeus de “Os Lírios”. Esse salmo retrata na verdade a nossa condição diante do Senhor em face aos problemas que enfrentamos no dia a dia que despedaçam nossos sonhos, nossas vidas, nossas famílias, nossas finanças, nossos ministérios enfim, nossa vida espiritual.
    O povo judeu passou por várias perdas e Asaf ao escrever essa canção reconhece que somente o Senhor poderia restaurar a vida do povo. Israel passou por altos e baixos em sua trajetória como podemos constatar: a) Pelos pecados de Israel, Deus não respondia mais a oração de seu povo (v. 4); b) Deus permitiu que várias situações trouxessem constantes choros e sofrimento ao povo (v. 5); c) As brigas e contendas aumentaram e o povo não tinha mais paz (v. 6a); d) Se tornaram uma grande piada (v. 6b); e) Seus territórios eram constantemente invadidos (v. 12); e) Foram golpeados e inflamados pelos ataques de seus inimigos (v. 16). Os problemas que Israel enfrentava eram de ordem: a) espiritual; b) relacional; c) moral; d) psicológico; e) emocional; f) financeiro.
    Asafe sendo conhecedor dos fatos, reconhece que somente o Senhor poderia restaurá-los. E ele faz essa oração comovente: “Restaura-nos ó Deus; faze resplandecer o teu rosto sobre nós e seremos salvos”. Conosco não é diferente. Precisamos orar pedindo restaurações em todas as áreas de nossas vidas. Porém, eu gostaria de destacar três áreas principais e urgentes pelas quais precisamos urgentemente clamar da seguinte forma:
    I) RESTAURA NOSSO ALTAR, SENHOR. Quando Elias confronta os profetas de Baal no monte Carmelo, antes de pedir a Intervenção de Deus, ele restaura o altar do Senhor que estava em ruínas (I Reis 18.30, 31). Meus amados, precisamos clamar ao Senhor para que seu rosto resplandeça sobre nós trazendo restauração sobre nossa vida espiritual, nosso relacionamento com Deus, nosso ministério, nossa visão do reino. Muita coisa vai mudar em sua vida, quando seu altar for restaurado. Peça isso ao Senhor: restaura nosso altar, nossa vida espiritual, Senhor. Faze resplandecer teu rosto sobre nossa vida espiritual e seremos salvos.
   II) RESTAURA MINHA FAMÍLIA, SENHOR. No salmo 127, Salomão reconhece que se o Senhor não agir em prol da família eleita por ele para ser uma bênção todos os nossos esforços serão em vão. Ao invés de vermos famílias sendo edificadas na rocha que é Jesus, temos visto famílias se fragmentarem e serem destruídas sobre a areia movediça. No salmo 126, o salmista ora ao Senhor pedindo a restauração da sorte de seu povo, família do Senhor. Precisamos orar pedindo a Deus para remover das nossas famílias as rixas, discórdias, facções, ciúmes, partidarismo, ódio enraizado, a mágoa que corrói, o espírito maligno de competição e a falta de amor no lar. Temos de orar a Deus para que haja harmonia em nosso casamento, fidelidade conjugal, respeito mútuo, e acima de tudo, amor. Restaura nossas famílias. Faze resplandecer teu rosto sobre nossa casa, e seremos salvos.
   III) RESTAURA NOSSA VIDA MATERIAL, SENHOR. Essa é uma área que deveríamos deixar por último, mas na maioria das vezes invertemos a ordem de prioridade e de valores. Muitas pessoas querem a bênção material como curas, milagres físicos, prosperidade financeira, mas com o altar quebrado e a família totalmente destruída. O Senhor propriamente nessa ordem, abençoará nossa vida material quando colocarmos em primeiro lugar nossa vida espiritual, e em segundo, nossa família. Aquele que anda nos caminhos do Senhor e se santifica a cada dia, tem uma família abençoada e tem sua vida material abençoada (Salmos 1.3; Josué 1.8). Prosperidade não é sinônimo de riquezas, mas sim de bênção de Deus, quando somos restaurados por ele. Que possamos pedir: Senhor, restaura nossa vida Material; faze resplandecer o teu rosto sobre nossa vida material, tudo o que possuímos e seremos salvos.
    O senhor é aquele que cuida da vinha que plantou com a mão direita, que somos nós. Eel quer nos restaurar. Quer restaurar nossa vida espiritual, nossa vida familiar e nossa vida material. Que seja este o nosso clamor: Restaura-nos Senhor. Em nome de Jesus, amém.
Rev. Adeir Goulart da Cruz