domingo, 3 de maio de 2015

GADITAS: CRENTES CARA DE LEÃO - 1 CRÔNICAS 12.8-15

 
   Todos nós estamos inseridos num contexto de lutas, de guerra, de batalhas. Disso todos nós sabemos. As batalhas do dia a dia se tornam constantes. Essas batalhas se definem em vários momentos situacionais de nossas vidas: vida espiritua, família, finanças, saúde, entre outros.  Todos lutam suas próprias batalhas que se desenvolvem no mano a mano. Cada um deve confrontar seu problema no campo de batalha e combatê-lo.
   No entanto, muitos tem tombado no campo de batalha. Não têm resistido às pressões, ao cerco, às situações que desafiam até mesmo a nossa fé. Isso é evidente, principalmente quando encontramos pessoas desesperadas, angustiadas, derrotadas, e totalmente afastadas dos caminhos do Senhor. Ninguém vai lutar a minha batalha. Eu mesmo terei de confrontar meus medos, meus anseios, meus fantasmas, e vencê-los no campo de guerra.
   O Texto proposto para nossa meditação trata da história dos soldados Gaditas da tribo de Gade, que se tornaram a tropa de Elite do Rei Davi e se fortaleceram, se tornando agora, um grupo de soldados muito corajosos, que não davam as costas para a batalha.
   Esses homens se caracterizaram pela sua coragem, ao ponto de serem chamados de "Cara de Leão", expressão que era vista em seus rostos quando se preparavam para suas empreitadas militares. Não tinham medo de nada, por isso foram bem sucedidos em suas batalhas.
   Deus quer levantar uma geração de Gaditas ainda hoje. Homens que não dão as costas para a luta, homens que não fogem, homens que não se acovardam, homens que encaram seus problemas de frente. Você é um Gadita, ou você tem dado as costas para suas lutas e vivido uma vida medíocre e cheia de derrotas. Quais as características de um crente Gadita?
   1) CORAGEM  (ROSTO DE LEÃO - SE PARECEM COM O LEÃO) - V.8  - O Crente verdadeiro que está adestrado para a batalha, não tem medo de desafios. Vêm os problemas ele os encara de frente, e não foge.  Meus amados só nos pareceremos com o leão, se andarmos com o leão. O leão é Jesus. A Palavra Cristão foi usada pela primeira vez em Atos, para caracterizar os seguidores de Jesus, que muito se pareciam com ele. Cristão significa uma cópia reduzida de Cristo, um pequeno Cristo. Leão significa força, coragem, dominação, imponência, poder, força. O Leão da tribo de Judá, pode fazer de você um Gadita, uma pessoa corajosa que não tem medo dos problemas. Tenha cara de Leão, se pareça com ele, ande com ele, e encare seus problemas de frente.
  2) RAPIDEZ (LIGEIROS COMO GAZELA SOBRE OS MONTES) - V.8 - O crente verdadeiro não pode perder tempo. Precisamos estar preparados e agirmos com rapidez diante de alguns perigos eminentes. Isso significa que durante as investidas de satanás, do mundo ou de diversas situações não podemos perder tempo. O crente Gadita não permite que o inimigo se articule, e produza grandes estragos em sua vida, pelo contrário, ele reage rapidamente, sua defesa é o ataque. O Leão da tribo de Judá pode fazer de você um Gadita, uma pessoa rápida na tomada de decisões e nas lutas do dia a dia.
   3) VALOROSOS (CADA UM TINHA O SEU VALOR  - O MENOR DELES VALIA POR CEM E O MAIOR VALIA POR MIL ) - V.8 - Cada soldado tem o seu valor. Até o mais fraco deles. Cada um recebe de Deus a capacidade exata para guerrear e vencer suas batalhas. Ninguém no exército do Leão da tribo de Judá é desprezado. Todos devem lutar. Talvez você se acha incapaz, fraco, impotente, mas  Jesus pode te fazer valer por 100, quem sabe por 1000. Ele pode te capacitar. Deus não reconhece o seu valor, ele coloca em você algum valor. Deus te capacita, Jesus te treina para a Batalha.
Todos nós enfrentamos lutas e sempre será assim, mas a palavra do Leão da Tribo de Judá para você nessa noite é essa: Coragem Gadita, se levante, encare os problemas de frente, seja parecido com o Leão, tenha a cara dele, seja rápido, e saiba que Jesus, o Leão da Tribo de Judá pode mudar sua sorte e passar com você nessa batalha. Seja em Cristo, mais que vencedor, em nome de Jesus. Que Deus te abençoe ricamente.