quarta-feira, 20 de outubro de 2010

QUASE CRENTE - ATOS 26.24-29

"Quando eu era quase crente, quase me reconcilio.
Quando o pastor perguntava quem é que aceitava Jesus Cristo salvador
Quem quer ser missionário? Quase levantei a mão.
Quase que Deus me usava quando o irmão me convidada pro circulo de oração.

Se você é quase crente, procure se consertar.
Pois Jesus está voltando, se você fica pensando Ele não pode esperar.
Eu também já fui quase crente, mas numa revelação vi que a igreja subia pois eu não me decidia e quase eu ganho a salvação.

Quando eu era quase crente, quase que me batizei.
Quase que eu lia a palavra e às vezes quase orava e um dia quase preguei.
E um endemoniado, quase que expulsei o mal
Na vigília eu quase ia, e quase que eu me escrevia na escola dominical.

Quase que eu cumprimentava falando a paz o Senhor
Quase fui um dizimista, quase me tornei corista e quase obedeço ao pastor, hein?
Quando magoei alguém, quase que eu peço perdão.
Me lembro que certo dia quase ganhei minha tia, minha vó e minha irmã." (Xote Santo).

    Essa é a realidade de muitas pessoas que ouvem o Evangelho transformador de Jesus ou convivem com ele o tempo todo. Quase se tornam crentes. Temos vários exemplos de homens registrados na Palavra de Deus, que tiveram todas as chances para terem suas vidas transformadas, mas não conseguiram chegar ao ápice da salvação ou mesmo da bênção de Deus. Alguns até começaram bem, mas terminaram mal. O mais perto que chegaram da aprovação de Deus, foi o "quase."
    Caim quase conseguiu agradar a Deus com sua oferta. Faltou pouco. "Quase..." Mas não passou disso.
    Saul quase foi um bom rei. Até que ele começou bem e tinha tudo para dar certo. Um dia ele até mesmo profetizou, mas, mais tarde foi reprovado por Deus. "Quase" conseguiu. Mas também nao passou disso.
    Sansão quase foi um bom juiz. Consagrado a Deus, Nazireu desde seu nascimento, tremendamente usado por Deus, e quase libertou Israel dos Filisteus. Também não passou disso. Apenas os afugentou por um curto período. Chegou no clímax do "quase". Mas também nao passou disso.
    Pilatos "quase" absolveu a Jesus no julgamento. Até concordou que Ele era inocente. Até queria ver Jesus livre, e "quase" decidiu por sua liberdade e absolvição, mas por não ter passado do "quase" foi o instrumento de condenação do Salvador.
   Judas "quase" foi honesto e sincero. Mas não suportou o suborno, cedendo e traindo o Rei dos Reis. Até sentiu remorso, até chorou, e quase se arrependeu. Também não conseguiu superar a estagnação do "quase".
    O texto proposto para nossa meditação, relata a defesa de Paulo, ao ser acusado pelos fanáticos judaizantes. Ele expõe ao rei Agripa, e Pórcio Festo, seu primeiro ministro, as razões de sua fé, e menciona claramente que não estava indo contra a lei e os profetas, mas apenas estava ensinando que o centro de toda a lei e os profetas é Jesus. Ele ainda conta que Jesus foi perseguido, morto pelos judeus, sepultado, mas ressuscitou ao terceiro dia e foi assunto aos céus. Conta também sua experiência ao se encontrar com Jesus no caminho de Damasco, fato este, que o transformou de perseguidor do cristianismo a perseguido. De julgador à julgado.
    Nesse momento, Pórcio Festo, um homem exacerbadamente racional, mesquinho, político, interrompe Paulo, vendo que o rei Agripa estava impressioado com suas Palavras, acusando-o de fanático delirante, e que por ler demais havia perdido a razão. Paulo é taxado de louco.
  O rei Agripa agora, responde Paulo de forma impressionante, e essa resposta do rei constitui-se o modo de vida de muitas pessoas que tem a chance de ter suas vidas completamente transformadas, mas a desperdiçam interminantemente: "quase que você me convence a ser crente" (V.28). A realidade espiritual de muitas pessoas hoje é esta: o máximo que conseguem chegar da benção espiritual, materia, e principamente da salvação em Cristo Jesus, é o "QUASE".
   Meu amado irmão, nós não podemos permanecer na rota da estagnação espiritual. A estrada tortuosa do retardamento e definhamento espiritual conhecido como "Quase". Precisamos transpor essa estrada espinhosa, e atravessar essa rota perigosa. Muitas almas definham, prostradas, esgotadas, sem esperança, porque tropeçaram nos pedregulhos da avenida "Quase". Se você se vê nessa situação, convido você a dar um passo, se levantar e sair dessa rota perigosa. Deus tem mais para nossas vidas, e o desejo de Deus é que eu e você seja ricamente abençoado por Ele. Transponha os obstáculos, vença a estagnação espiritual, o atravancamento da sua vida e ultrapasse o "Quase":
     1) NO TOCANTE AO EVANGELHO (V.28). Decida-se logo. Saia de cima do muro. Não podemos servir a dois senhores. Há muitas pessoas que nao se decidem. Mas quase se convertem. Quase aceitam Jesus. Quase mudam de vida. Quase são transformadas pela Palavra de Deus.
     2) NO TOCANTE A VONTADE DE DEUS (“agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei” (Salmo 40 .8). E em Daniel 4.35 lemos: “Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?”). Não chegue apenas perto da vontade de Deus, mas permaneça no centro dela.
    3) NO TOCANTE ÀS BÊNÇÃOS DE DEUS. (Se atentamente ouvir a Deus; E os mandamentos seus obedecer, O Senhor meu Deus me exaltará, Sobre todas as nações onde eu passar; Eu não correrei atrás de bençãos, Sei que elas vão me alcançar; Onde eu colocar a planta dos meus pés, Sei que a sua benção chegará. Bendito serei na terra, bendito serei; Quando eu profetizar, sei que a minha voz Será a voz de Deus; Bendito  serei no campo, bendito serei; Por onde eu passar, onde eu tocar Abençoado será, quando eu obedecer a Sua voz. Nani Azevedo). Saia da estrada do quase no tocante a Bênção de Deus, obedeça a sua Palavra e seja ricamente abençoado.
    4) NO TOCANTE À SALVAÇÃO. (V.28) O rei Agripa quase se transformou num Cristão. Até se impressionou com a mensagem do Evangelho. Mas o racionalismo lógico talvez o prendeu. Talvez a posição social o impediu. Talvez o próprio Festo influenciou na sua decisão. Meu amado, se você ainda não tem a certeza da sua salvação, então saia do quase. Gostar da igreja não é suficiente. Se sentir bem com uma mensagem pregada não salva ninguém. Você precisa ter a decisão correta. Talvez você esteja quase se decidindo. Então saia dessa rota tortuosa e seja salvo em nome de Jesus.

    O quase não é suficiente. Jesus tem mais, muito mais para fazer em sua vida. Ouse, se esforce mais um pouco, salte as barreiras da estagnação e constate no final que tudo isso vale a pena. Jesus vale a pena. Não fique no grupo dos quase, mas dos que experimentam plenamente a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Que Deus te abençoe, e nome de Jesus. Rev. Adeir Goulart da Cruz