domingo, 24 de outubro de 2010

O ANJO DAS ÁGUAS E O PARALÍTICO DE BETHESDA (JOÃO 5.1-18)

    Este texto, embora seja bastante conhecido por todos nós, nos traz algumas lições importantes que nós não podemos desprezar. Antes de prosseguir, eu gostaria de fazer considerações que nos servirão de paralelos, isto é comparativos para esta mensagem:
    a) O significado de Bethesda é “Casa de Misericórdia”;
    b) Havia um tanque perto da Porta das Ovelhas com esse nome;
    c) Muitos enfermos vinham de diversas partes esperando entrar no tanque e serem curados;
    d) Havia um paralítico que aguardava sua cura já há 38 anos.
    e) Esse paralítico não fora curado, pois ninguém se preocupava com ele, e ninguém o conduzia até o tanque.
    O que me chama a atenção aqui, meus amados é que o povo aguardava a chegada e a intervenção de um anjo e não de Jesus, o Messias escolhido de Deus. Não quero aqui, enfatizar somente a miséria e o desespero desse paralítico mas sim a intervenção de Jesus, O Anjo das Águas. Sim, eles não perceberam que nesse dia as águas não seriam agitadas, pois o Anjo de Deus, O Jesus em carne, já estava entre eles para realizar os milagres, curas e sinais. O cumprimento da Palavra de Deus estava acontecendo. O Anjo das Águas estava ali, e eles não perceberam.
    Quero falar hoje, meus queridos, sobre a Intervenção de Jesus O Anjo das Águas, na vida desse paralítico, e quero enfatizar que ele pode intervir também em sua vida, em qualquer área, seja no campo familiar, financeiro, no campo da saúde, dos relacionamentos, mas principalmente no campo familiar. JESUS, O ANJO DAS ÁGUAS:
   
    1) CONHECE A SITUAÇÃO QUE ESTAMOS VIVENDO (V. 6)
    Meus amados, Jesus conhecia o problema daquele paralítico, que o texto não informa a idade, mas só de paralítico já havia 38 anos. Jesus olha para ele e conhecendo sua situação oferece sua graça transformadora.
    Meu amado, m.inha amada, você que está passando por uma situação humilhante na sua vida, seja na área espiritual, financeira, familiar, na saúde ou nos relacionamentos, saiba você que Jesus, O Anjo das Águas sabe de tudo o que você está vivendo. Se seu problema é financeiro, ele sabe o quanto você deve. Se é familiar, ele sabe como resolver essa desavença, esse conflito. Se o problema é na saúde, ele sabe o diagnóstico e tem a cura. Se o problema é espiritual, ele sabe e ele não tem a cura. Ele é a cura. E hoje, ele está diante de você, e sabe também a quanto tempo você sofre com isso.
    Não tente esconder nada de Jesus. Ele está diante de você. Admita que você precisa de ajuda. Admita que você está vivendo como um paralítico.

    2) PODE CURAR O HOMEM DA PARALISIA ESPIRITUAL (V.8)
    Meus irmãos, Jesus ao olhar para o paralítico, faz uma proposta: queres ser curado? Acho que não há uma pergunta com uma resposta tão óbvia como esta, mas Jesus queria ouvir da própria boca desse homem qual era a sua expectativa. Pois há trinta e oito anos ele esperava a ajuda de alguém, que o levasse à presença do anjo. Claro, ele não podia andar. Há muitas pessoas que dependeram durante toda a sua vida da intervenção humana em face aos seus problemas: pedem oração e não oram, sabem qual é a decisão correta, mas espera que alguém resolva seu problema, conhece a Jesus, mas espera que alguém o carregue no colo e o coloque diante do anjo.
    Meu amado, a Ordem de Jesus, o Anjo das Águas para mim e para você é esta: Levanta e Anda. Vença a paralisia espiritual, caminhe com Jesus, prossiga, seja abençoado, basta obedecer à voz de Jesus, e se levantar do chão, e ele te dará a resposta e a vitória para seus problemas. Não espere pela ajuda de anjos ou de homens. Jesus, O Anjo das Águas está presente aqui para te abençoar. Tome uma decisão hoje, decida se levantar.

    3) PODE CURAR O HOMEM DA DOENÇA MAIOR CHAMADA PECADO (V.14)
    Finalmente, Jesus nesse versículo, não atribui toda a doença ao pecado, mas nesse caso, o texto nos leva a crer que o paralítico sofria em conseqüência do pecado. E ao advertir o paralítico, ele o faz enfatizando que se ele continuasse na vida decaída, e manchada, algo pior poderia vir sobre ele.
    Meus amados, Jesus pode nos curar também da doença chamada pecado, mas eu e você precisamos desejar o remédio. Precisamos injetar e remédio de Deus nas nossas veias e não mais pecarmos. Há muitos cristãos que estão sofrendo paralisia no casamento, nas finanças, na família, na escola, no casamento, na saúde, na vida espiritual, porque estão acometidos, infectados, contaminados, afetados pela maior de todas as doenças que gera paralisia em todas as áreas da nossa vida: o pecado. Jesus, O Anjo das Águas é o remédio para esse veneno. Ele te oferece esse remédio hoje, e lhe pergunta: Queres ser Curado?
    Não vá para casa hoje, sem tomar a decisão, sem responder à pergunta de Jesus, O Anjo das Águas. Não espere mais, não sofra mais, não aguarde pelos outros, mas se levante hoje mesmo e receba a cura, o milagre da redenção e conseqüentemente a solução para os problemas que te causam paralisia espiritual. Levante-se e Ande, em nome de Jesus. Reverendo Adeir Goulart da Cruz.