terça-feira, 2 de novembro de 2010

REFORMAS JÁ!!! (1 REIS 18.1-7)

     “Agora ouçam as vozes de seus queridos parentes e amigos mortos! Eles estão pedindo a vocês: Tenham piedade de nós! Tenham piedade de nós! Estamos em terríveis tormentos! Somente vocês podem nos salvar. Tudo o que precisamos é de uma pequena contribuição! Por que vocês não nos ajudam? Abram seus ouvidos... ouçam os pais clamando aos filhos: nós lhes demos a vida, os alimentos e os educamos! Deixamos a vocês nossa herança! Por que vocês são tão cruéis que não queiram nos salvar agora? Vocês vão nos deixar aqui em chamas para sempre? Vocês querem realmente retardar nossa entrada no céu?”
     Essa era a propaganda herética veiculada por João Tetzel, o pregador das indulgências pelas ruas da Alemanha em 1517. Um dos momentos mais dramáticos que ocasionou o cisma da igreja em duas partes: protestantes e católicos, se deu entre muitos outros motivos, por causa das indulgências (um tipo de taxa para salvação ou por qualquer outra coisa). Lutero, revoltado com essa mensagem mentirosa, escreve 95 teses contra esse sistema enganador, e como resultado é excomungado da igreja, visto não ter se retratado. O problema era tão grave já nessa época que vendia-se água milagrosa, pedaço da cruz de Cristo, dente de João Batista, e as pessoas pagavam achando que isso traria algum benefício.
     O misticismo tomou conta das pessoas já nesses séculos. Vários homens fiéis a Deus morreram, foram torturados pelo tribunal da “santa inquisição” por protestarem contra esse sistema anti-bíblico chamado “mercado da fé”. A reforma protestante surge do esforço desses homens em manter a pureza doutrinária da igreja.
     Meus amados, o texto que lemos trata também de uma das primeiras reformas protestantes já registrada, não nos livros de história secular, mas na própria Palavra de Deus. O ideal de Lutero estava no coração do rei Ezequias. Notem que Israel vivia um processo de paganização semelhante ao que a igreja primitiva viveu ao longo dos anos. Ele trouxe a reforma político-econômica e religiosa nos tempos do seu reinado. Confrontou a idolatria, baniu o culto estranho do arraial de Israel, quebrou as estátuas, os amuletos, e trouxe prosperidade à terra, pois Deus era com ele e abençoava suas mãos.
     Israel foi completamente transformado nos tempos do rei Ezequias, pois ele teve coragem para mudar. Hoje eu e você se quisermos ser mais abençoados por Deus, também teremos de mudar. Não vamos a lugar algum se coisas estranhas existirem entre nós e Deus. Meu querido se você quer plena paz, plena alegria, e a aprovação de Deus, você precisa de uma reforma protestante na sua realidade existencial urgente. O grito que ecoa em todas as áreas de nossas vidas hoje é o mesmo que ecoou nos tempos do rei Ezequias e nos tempos de Lutero: “REFORMAS JÁ”.
     Precisamos de uma reforma urgente:
     1) NA MINHA MENTALIDADE CRISTÃ (Romanos 12.1,2)
     Meus amados a reforma começa internamente, quando reconhecemos que estamos errando, quando renovamos nosso entendimento pela Palavra de Deus e buscamos mudança.
     Essa reforma interior, não é o resultado da somatória dos padrões morais impostos e deixados pelas filosofias modernas ou tradicionalistas, mas algo que transforme dia após dia nosso caráter, nos fazendo conservar nossa identidade cristã.
     O rei Ezequias entendeu isso aos 25 anos de idade (v.2), compreendeu que mudanças precisavam ser feitas. Ele renovou ou reformou o seu entendimento. Ele reformou seu pensamento e teve coragem para mudar. Ele implantou essa nova mudança de mentalidade. Ele ensinou que o Senhor é o único e verdadeiro Deus. Reformar a mente através da Palavra de Deus traz benefícios em todas as áreas: espiritual, familiar, financeira, relacional, ministerial. Reforme sua mente e experimente a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
     2) NA MINHA FAMÍLIA (IS. 61.9"A sua posteridade será conhecida entre as nações, os seus descendentes, no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecerão como família bendita do SENHOR.")
     Meus amados, quando nos adequamos aos padrões bíblicos prescritos na Palavra de Deus, toda nossa casa é beneficiada. Isso envolve mudança de comportamento, santidade, perdão, princípios morais, obediência aos pais, à Deus e um completo serviço prestado à sociedade como família que pode mudar a história das pessoas que nos cercam.
     O rei Ezequias seguiu o exemplo de seus ancestrais (v. 3). Mais tarde seu filho Manasses promove uma desgraça em Judá e implanta novamente a idolatria, até mesmo sacrificando seus filhos no fogo. Mas Ezequias teve ousadia para mudar. Ouse, meu amado. Mude a história de sua família. Seja família bendita do Senhor.
     Reformas já nas famílias. Mudanças agora. Urgente. Peça a Deus para reformar totalmente sua família, seu casamento, seus filhos, seus relacionamentos entre seus familiares, etc.
     3) NA IGREJA (2 Reis 18:4) Meus queridos, o culto em Jerusalém antiga reunia na verdade toda a igreja judaica vétero testamentária. Quando se reuniam os judeus para adorar a YHWH na verdade era a igreja que estava se reunindo. Muitas aberrações doutrinárias estavam sendo inseridas na igreja antiga e isso se estendeu ao longo da história. Até mesmo a igreja pós apostólica sofreu com a inserção de heresias e doutrinas estranhas no seu seio.
     As Indulgências Voltaram. Os Tetzel’s de hoje estão entre nós... vendendo, negociando barganhando as Bênçãos de Deus que nos dá de graça e nos exige apenas uma coisa: fidelidade, amor e obediência a Ele. Mas os Hananias (Jr. 28.1-17) do século XXI não vão desistir de pregarem aquilo que as pessoas querem ouvir, aquilo que massageia o ego, mas não transforma o caráter.
     Precisamos voltar à Palavra de Deus. As aberrações estão presentes. A Palavra de Deus em 2 Timóteo 4.1-4 nos dá a receita: “Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.”
     Preserve a sua doutrina e antes que você se entregue às fábulas, reflita: isso está nas sagradas Escrituras?
     Ouse mudar, meu amado, reforme sua mente, sua família e sua igreja e se amolde aos padrões de Deus. Em nome de Jesus, amém.