domingo, 21 de novembro de 2010

A Síndrome de Faraó (Êxodo 8.1-15)

    Vivemos um tempo em que o comodismo nos afeta da seguinte forma: sabemos o que devemos fazer em diversas, senão quase todas as situações que nos cercam, e não o fazemos. Conhecemos a solução, e a solução pode estar em nossas próprias mãos, quando Deus assim nos disponibiliza. Há um dito popular que ensina o seguinte: “Não deixe para amanhã, o que você deve fazer hoje!”.
    Somos especialistas em adiar decisões importantes de nossas vidas. Decisões que podem conter a solução para nossos problemas. E quem sofre com o adiamento das decisões, somos nós mesmos, e as pessoas que nos cercam e que em alguns casos estão sob nossa autoridade.
    O pequeno texto que acabamos de ler trata de um drama vivido pelo povo do Egito, que, com o coração endurecido não queria libertar o povo Judeu para retornar para sua pátria. E durante mais de 400 anos de estadia no Egito, os Judeus foram em determinado momento escravizados e oprimidos pela dura servidão no Egito sob o domínio do Faraó Ramssés II. (provavelmente)
    Nesse ínterim, Deus através de Moisés, manifesta seu poder de forma tremenda, e executa seus juízos sobre os egípcios, por três motivos: 1) para ser glorificado sobre os egípcios; 2) para mostrar que o domínio está em suas mãos; 3) para libertar seu povo.
    E uma das formas que Deus usa, é as dez pragas do Egito.
    Como a idolatria egípcia estava em alta, Deus se utiliza de pragas que tinham a ver com suas divindades: rãs, trevas, águas se transformam em sangue, etc.
    O que mais me chama a atenção nessa história, porém, não é a quantidade de rãs que se apoderaram do Egito, e sim a atitude de um homem que poderia ter amenizado a situação e poupado seu povo e sua família, de maiores sofrimentos. Notem que no v. 9, Faraó adia uma decisão que poderia trazer alívios para a nação. Os encantadores não puderam retirar as rãs, pelo contrário, só aumentaram a desgraça. Tudo estava nas mãos de Faraó, mas sua resposta é essa: amanha, você ora por mim e resolve o problema, Moisés. Hoje não. Ele preferiu ficar mais uma noite no meio dos sapos, a se humilhar e tomar a decisão certa.
    Quero meditar com os irmãos nessa noite sobre esse tema: A Síndrome de Faraó. Como Vencê-la!
    Há muitas pessoas hoje, diferentes de Faraó, pois são servas de Deus. Mas preferem adiar decisões importantes e sofrer noites e mais noites de tribulação, a tomarem essa decisão. Ficam “engolindo sapos”.
    Meu amado, não podemos adiar decisões que Deus quer que tomemos hoje. Não podemos mais engolir sapos na vida. Os sapos simbolizam tribulação, incômodo, perturbação. Imagine você, se sua esposa chega em casa e topa o quarto, a sala, a cozinha, o banheiro cheio de sapos.... ninguém dorme. Ninguém fica em paz. Era essa a situação dos Egípcios. Gostaria de apresentar algumas áreas de nossas vidas que devemos tomar decisões importantes hoje, e não podemos adiar para amanhã se é que queremos ser abençoados hoje:
    1) NÃO DEIXE SEU RELACIONAMENTO COM DEUS PARA AMANHÃ.
    - Meus amados, há decisões importantes que devemos tomar hoje, com relação a Deus, que não devemos deixar para amanhã.
    - Nosso compromisso, nossa vida de santificação, nossa vida devocional, nosso compromisso de adoradores, etc.
    - Há pessoas que estão postergando decisões importantes, e estão dormindo com as rãs. Estão vivendo atribuladas o tempo todo. E a família toda sofre. Filhos, esposa, irmãos, até mesmo a igreja.
    Certa vez Jesus disse a um grupo de pessoas: “se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me (Marcos 8.34).
    Esse convite-ordem de Jesus, é para hoje, não é para amanhã. Amanhã pode ser tarde demais para ter tempo com Deus. Fique livre dos sapos hoje.
    Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: - Eu te seguirei por onde quer que Tu fores. – Jesus respondeu: - As raposas têm suas tocas e as aves do céu tem seus ninhos, mas o filho do homem não tem onde repousar a cabeça. A outro disse: -siga-me! Mas o homem respondeu: -Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar o meu pai. Jesus lhe disse: - Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o reino de Deus. Ainda outro disse: - Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me da minha família. Jesus respondeu: Ninguém que pôe a mão no arado e olha pra trás é apto para o Reino de Deus” - Lucas 9: 57-62
    Jesus quer se relacionar com você ainda hoje. Não adie essa decisão.
    2) NÃO DEIXE SUA IGREJA PARA AMANHÃ.
    - Querido, coloquei nessa ordem, porque há muitas pessoas que tem compromisso com a igreja, mas não com Deus. Há muitos crentes que se dedicam à igreja e não tem compromisso com Deus.
    - Por outro lado, há muitos irmãos que afirmam ter comunhão com Deus, mas não se prontificam em ser útil na igreja.
    - Vão continuar engolindo sapos, dormindo com as rãs. Ageu 1.1-11 nos apresenta o porque do povo de Deus não ser abençoado (em todos os aspectos, inclusive financeiramente). Era porque esse povo deixou a obra do Senhor para amanhã. Engoliram o sapo da escassez, dormiram com a rã da miséria, porque deixaram o Senhor para amanhã. Quando o povo por intermédio do profeta Zorobabel atende a voz do Senhor, o quadro muda, e até a Glória do Senhor se manifesta no novo templo (cap. 2).
    - Priorize a obra do Senhor, e eu tenho certeza que você também estará no topo da lista de prioridades de Deus. Abrace a obra do Senhor. Tome essa decisão hoje, não deixe para amanhã.
    3) NÃO DEIXE PARA LUTAR PELOS SEUS SONHOS AMANHÃ.
   - Por incrível que pareça, há pessoas que já desistiram dos seus sonhos, da sua caminhada, e se acomodaram.
    - Estão tão envolvidas pelos problemas que desistiram de lutar. Sofrem mas, estão esperando um amanhã melhor, ao invés de lutar por um amanhã melhor.
    - Amados, não desistam de lutar pela solução dos seus conflitos no casamento, na vida dos filhos, nas finanças, e principalmente pelos seus objetivos. Gênesis 32.26, nos relata que Jacó não se acomodou no Vau de Jaboque, insistiu, lutou, persistiu até ficar manco, mas atingiu sua meta, que era ser abençoado por Deus.
    - Não sei qual é sua perspectiva hoje, meu amado, mas quero te dizer que você não pode deixar para lutar pelos seus sonhos amanhã. Lute agora.
    - Quer ver seu filho reconciliado? Então lute hoje. Quer sair de uma dívida? Então lute hoje. Quer ver almas se convertendo a Jesus? Então lute por isso hoje. Quer ver sua igreja abençoada? Então lute hoje.   Não deixe para amanhã o que você deve fazer hoje.
    Ramssés II sofreu todas as pragas, mas a praga das rãs ele poderia ter se humilhado e resolvido o problema imediatamente. Sofreu por mais uma noite. Até quando você ficará sofrendo?
    Basta uma decisão firme que você tomar agora, e sua vida pode mudar por completo. Não seja acometido pela síndrome de Faraó. Mas seja abençoado hoje, meu amado, em nome de Jesus, seja mais que vencedor em Cristo. Amém.
Reverendo Adeir Goulart da Cruz.