domingo, 7 de novembro de 2010

IMPEDIDOS DE VEREM A JESUS (LUCAS 18.35-43; 19.1-10)

      Meus amados, todos nós conhecemos o texto proposto para nossa meditação. Mas antes de prosseguir, eu gostaria de fazer algumas considerações importantes que irão elucidar melhor os pontos dessa mensagem para nossa maior compreensão:
      1) O nome Bartimeu significa sensibilidade, simpatia, receptividade, cooperação, diplomacia;
      2) O nome Zaqueu significa puro, casto, que não se contamina.
      3) Ambos possuem belos nomes, mas uma história vergonhosa.
      4) Bartimeu era cego, mendigo, pobre.
      5) Zaqueu era saudável, rico e abastado financeiramente.
      6) Bartimeu esmolava para sobreviver, pois não podia trabalhar sendo cego.
      7) Zaqueu era funcionário da Receita Federal de Roma, ganhava bem e segundo o texto, provavelmente cobrava mais do que deveria, retendo para si a diferença.
      São diferenças e semelhanças que os tornam muito diferentes um do outro, mas que ao mesmo tempo os torna iguais perante Jesus. Mas eu gostaria de destacar aqui, meus queridos, uma semelhança principal que os une dentro da mesma necessidade salvífica que ambos tinham. Eles não podiam ver a Jesus. Estavam impedidos não somente de ver mas também de ter qualquer contato com Jesus.
      Bartimeu não podia ver porque era cego, e a multidão apertava cada vez mais gerando muito tumulto. Zaqueu não podia ver porque era muito baixo e não conseguia uma visão privilegiada. Ambos se utilizam de estratégias diferentes para ver a Jesus. Bartimeu não enxergava, mas ouvia perfeitamente e ao se inteirar de quem é que passava e ter certeza de que era Jesus, usa sua maior ferramenta: a voz, e começa a gritar desesperadamente pela Misericórida de Jesus. Zaqueu por sua vez, por ser baixo não conseguia ver a Jesus e sobe em uma árvore para conseguir visualisar melhor o salvador.
      Jesus sabia que eles estavam ali. Jesus não precisava que alguém o gritasse ou subisse numa árvore para ser notado. Mas o desejo de ver a Jesus por parte desses dois homens eram tão grande que Jesus parou para ter com eles.
      Meus amados eu gostaria de meditar com os amados sobre algumas lições que o texto nos ensina no tocante à Bênção de Jesus, que irá ser derramada nesta noite se você crer e desejar ardentemente uma mudança em sua vida. Essa maravilhosa história nos ensina que:
      1) TODAS AS CLASSES PRECISAM ENXERGAR JESUS (18.35; 19.2,3)
      Meus amados, Bartimeu não podia ver Jesus porque era cego. Zaqueu não podia ver Jesus porque era baixo. Mas muito pais do que somente por esses dois motivos, espiritualmente eles não podiam ver Jesus porque estavam impedidos espiritualmente. Ainda não estavam libertos de seus pecados.
      Todas as classes sociais precisam se encontrar com Jesus. Todos necessitam de salvação. Todos necessitam da bênção de Jesus. Os ricos precisam de Jesus. Os pobres precisam de Jesus. Não importa nossa condição sócio-econômica. Todos nõs precisamos enxergar a Jesus.
      Quando somos impedidos de ver a Jesus pelos nossos pecados, pelos problemas que nos cercam, nossa vida se afunda num mar de desespero, inércia, incredulidade e perdemos a percepção de Jesus, e nos afastamos cada vez mais dele.
      Precisamos de Jesus em todas as áreas da nossa vida. Espiritual (principalmente), na saúde, no campo familiar, nas finanças, enfim... Jesus é o único que pode nos livrar das nossas dores e de tudo o que nos impede de vê-lo. Lucas 24.13-35 nos traz o relato dos dois discípulos no caminho de Emaús logo após a morte e sepultamento de Jesus. Eles iam andando e comentando tudo o que aconteceu nos últimos dias. De repente Jesus aparece e se inteira do que estava acontecendo, e vão caminhando e conversando sobre tudo o que havia acontecido. Esses dois discípulos estavam tão atordoados, amedrontados e preocupados que não reconheceram que era Jesus. Estavam impedidos de vê-lo. Meu amado, não perca Jesus de vista em nenhuma situação da sua vida.
      2) JESUS PÁRA PARA NOS ATENDER QUANDO DESEJAMOS UMA TRANSFORMAÇÃO DE VIDA (18.40-42; 19.5)
      Meu amado, Jesus não fica inerte quando clamamos por socorro. Ele não está ocupado demais que não possa nos atender. Ele ouve nosso clamor. Ainda que você não grite como Bartimeu, mas clame pela eloqüência da alma, como Zaqueu, Jesus escuta e pára para nos atender. No salmo 113.5-9, o salmista relata que ninguém há como o Senhor que se inclina para ver o que está acontecendo conosco. E ele ergue o desvalido do pó, das ruínas, o necessitado, e os honra na presença dos príncipes e dá fertilidade à mãe estéril.
      Jesus se inclina para ver de perto o que está acontecendo conosco. E quando nosso coração deseja ardentemente uma resposta Dele, ele ouve nossos atos de desespero. Seja um clamor desesperado, um choro, ou uma forma de ver Jesus mais de perto.
      Se você quer uma resposta visível de Jesus, para sua vida, então clame, chore, se humilhe, peça, faça o que for necessário... Jejue, ore, faça propósito, mas tenha determinação, meu amado, minha amada, para chegar à sua vitória. Jesus vai parar para te atender. Ele nos ouve. Peça a Deus para restaurar sua visão e tirar todo impedimento dos seus olhos. Veja Jesus agir na sua vida e mudar sua história de forma poderosa e miraculosa.
      3) NOSSO ENCONTRO COM JESUS PRECISA GERAR FRUTOS (18.42-43; 19.8,9)
      Em ambos os casos, houve nessa ordem: a) a atenção de Jesus; b) o atendimento de Jesus; c) a salvação em Jesus; d) a glorificação de Jesus.
      Isso tudo é manifesto em atitudes que demonstram uma mudança radical de vida. O cego humilhado agora salta e comemora, seguindo a Jesus até uma certa altura e glorificando a Deus. Sua vida nunca mais foi a mesma. Ele experimentou salvação de uma vida humilhante e terrível, e também a salvação eterna.
      Zaqueu evidencia sua transformação agora, glorificando a Jesus, da seguinte forma: a) obedecendo a Jesus, descendo da árvore e o hospedando em sua casa; b) confessando seus pecados; c) reparando seus erros; d) sendo também salvo da perdição eterna.
      Quando nós tivermos a exata percepção da presença de Jesus em nossas vidas, no meio dos nossos problemas, então teremos nossas vidas totalmente mudadas, abandonaremos nossos pecados, repararemos as brechas, consertaremos nossos erros e evidenciaremos que somos salvos em Cristo Jesus, e o melhor de tudo isso: o nome do Senhor será glorificado.
      Deixe Jesus entrar em sua casa, curar você da cegueira espiritual, deixe Jesus transformar sua vida, sua história enfim toda a sua família. Você será salvo da situação imediata que está vivendo hoje mas também da perdição eterna.
      Não importa sua classe social. Você precisa de Jesus. Não importa sua condição física. Você precisa de Jesus. Não importa se até agora você teve uma história feliz, bem sucedida, cheio de saúde, de dinheiro, de amigos, ou mesmo sem tudo isso, você precisa de Jesus.
      Ainda que sua vida esteja aparentemente bem, você precisa enxergar Jesus. Ainda que tudo esteja desmoronando, e de mal a pior, você precisa enxergar Jesus. A visão que você terá, não é de um deus pendurado numa parede com cara de moribundo sofredor. Ou mesmo de uma estátua de braços cruzados, mas você terá a visão do filho de Deus e ouvirá Dele duas frases: que queres que eu te faças? E Hoje houve salvação nesta casa, isto é, a tua fé te salvou. Veja Jesus, meu amado e seja mais que vencedor. Em nome de Jesus, amém. Rev. Adeir Goulart da Cruz