quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CERTEZAS DE UM TAL SONHADOR (GÊNESIS 37. 19, 20)

      “Quem deixou de sonhar deixou de viver. O sonho é a voz do desejo.” (Anônimo).
Todos nós sonhamos. Todos nós fazemos projetos a longo e curto prazo. É impossível viver uma vida feliz nesse plano passageiro se eu não projetar, e sonhar.
Qual é o seu maior sonho? Qual é o seu maior objetivo? O que você tem feito para atingir suas metas? Você tem lutado com todas as suas forças para alcançar suas metas?
      Com toda certeza, meus queridos, José ainda não sabia ao certo, qual era o significado de seus sonhos, embora sua família (pais e irmãos) já conjeturavam a possibilidade de serem seus servos. Mas na verdade, os sonhos de José não eram seus. Notem que ele nunca imaginaria que mais tarde se tornaria governador do Egito.
      Esse Sonho era de Deus. Era um projeto de Deus. Foi Deus quem preparou tudo e fez com que José passasse por todas aquelas provações para realizar seus objetivos divinos na vida de José.
      Assim, entendemos que muitas vezes, para realizarmos os sonhos de Deus, e mesmo os nossos, precisamos passar por provações, pois são elas que nos tornarão aptos para cumprir a vontade de Deus.
      Você está disposto a vencer todos os obstáculos para deixar Deus realizar seus sonhos em sua vida? Está ciente de que se Deus não te moldar antes, e tratar com sua fé e seu caráter, ele não vai cumprir sua vontade e não realizará seus sonhos?
      José persistiu no propósito de Deus, pois tinha algumas certezas que ninguém lhe arrancava. Ele sabia que a chave para sua vitória estava no seu relacionamento com Deus. Ele não tinha certeza de muita coisa, quando se desligou de sua família. Mas de uma coisa ele tinha total convicção: Deus estava com ele e o abençoaria se ele fosse fiel, tornando-o próspero em todos os aspectos. Precisamos ter essas certezas, que aqui eu chamo, de acordo com o versículo 19 de “Certezas de um tal Sonhador”. José tinha as seguintes certezas impregnadas em sua alma:
      1) EU NÃO DEVO PECAR CONTRA DEUS (39.7-9)
      Meus amados, José sabia que se ele não fosse fiel a Deus, Deus também não o abençoaria. José era um homem com todas as fraquezas que eu e você temos. Ele tinha algumas vantagens no Egito: tinha a confiança de Potifar, e ficava uma boa parte do tempo sozinho no palácio de Potifar.
      Porém ele foi fiel a Deus quando não havia testemunhas por perto.
      Muitos crentes deixam de ser abençoados porque se aproveitam o momento em que ninguém está vendo e pecam deliberadamente contra o Senhor.
      “meu patrão não está vendo, o que tem demais eu levar essa caneta para casa, ou esse clip?”, ou: “posso beber e fumar aqui, pois ninguém está olhando, e ninguém da igreja está perto” e ainda: “puxa vida, que sorte, me voltaram troco errado, confundiram as notas e me deram uma nota de 100 ao invés de 1”, e: “meus impostos dariam 100.000,00, mas se eu lançar os produtos sem nota fiscal e colocar no caixa 2, vou pagar somente 30.000,00, ninguém vai saber.”; “minha esposa não está olhando, vou dar só uma escapada, depois peço perdão a Deus, ninguém vai ver e ficará tudo bem”.
      São coisas meus amados comuns no dia a dia das pessoas. José sabia que se ele aproveitasse as inúmeras oportunidades que ele tinha no Egito para pecar, talvez ele nunca seria tão abençoado por Deus como foi. Leia Salmos 33.18; Provérbios 15.3 e 1 Pedro 3.12
      2) EU DEPENDO TOTALMENTE DE DEUS (40.8; 41. 15,16, 25, 32, 38, 39)
      Meus queridos, chega um momento em que a tribulação nos pressiona a tomar decisões difíceis.
      José nessa altura do campeonato, já sabia que Deus é quem o fazia próspero e o abençoava. Tudo o que José tocava virava ouro pois ele dependia de Deus em tudo o que fazia. Ele não era como alguns crentes insensatos de hoje, que tudo o que toca vira fezes, esterco. Há pessoas que estão impregnadas de maldição.
      Onde colocam as mãos tudo murcha e morre, porque não consultam a Deus, e não dependem dele.
      Há pessoas que são tão arrogantes por causa dos bens que possuem, por causa do dinheiro acumulado, e das riquezas adquiridas.
      Pensam que tudo é mérito seu, e que não dependem de Deus. Mas quando vem a doença incurável, lembram-se de Deus.
      Quando vem a aflição e a dor, que o dinheiro não compra a solução, aí se curvam diante de Deus. José foi próspero no Egito, porque não era arrogante e presunçoso, mas era quebrantado, humilde e dependente de Deus.
      José colocava Deus em tudo, por isso, ele era uma das prioridades de Deus. A prioridade de Deus, meus queridos é com quem se humilha e depende dele. Leia: Tiago 4.10; Lucas 18.14; Salmos 37.4 e 5)
      3) EU NÃO FICAREI NESSA TERRA (50. 22-26)
      Meus queridos, por mais que José acumulasse bens na terra do Egito, trazendo prosperidade, riqueza e fartura, esse não era o seu lugar.
      José aprendeu a língua egípcia, a cultura egípcia, se vestiu como um egípcio, se casou com uma egípcia, teve filhos no Egito, e foi enterrado segundo o costume dos egípcios.
      Mas em todo o momento, seu desejo era de entrar na terra prometida. Parece que esse seu maior sonho era ser transportado para sua terra novamente, mas parece que não se realizou esse seu último sonho. Mas só parece. Ele fez os filhos de Israel jurar que levaria seus ossos para a terra de Canaã.
      Em Êxodo 13.19, quando Moisés leva os libertos do Egito para o deserto, rumo a Canaã eles se lembram da promessa e levam José, retirando-o do sarcófago egípcio.
      José tinha a certeza que mesmo morrendo ele não ficaria naquela terra. Meu amado, ainda que você venha a sofrer, tenha essa certeza, certamente Deus te visitará e tirará seus ossos daqui. Seremos ressuscitados por Cristo e transportados para uma nova terra, a Canaã Celestial. Jesus fará essa exumação sobrenatural e miraculosa. Creia. Tenha essa certeza. Leia (1 Coríntios 6.14; João 14.1-4)
      Meu querido, quer que Deus realize seus sonhos em sua vida. Quer que Deus te presenteie todos os dias realizando seus objetivos pessoais?
      Então tenha essas três certezas. Deus fará o mesmo que fez na vida de José, quando você vencer o pecado (não mais pecando contra Deus), quando você vencer a arrogância (aprendendo a ser dependente de Deus e humilde), e quando você ter a certeza da sua salvação (sabendo que seus ossos não ficarão no Egito, isto é, no mundo. Tenha essas certezas, ainda que você seja chamado de “Um tal Sonhador”, mas realize os sonhos de Deus e deixe Deus realizar seus sonhos. Que Deus nos abençoe em nome de Jesus, amém. Reverendo Adeir Goulart da Cruz.

domingo, 5 de dezembro de 2010

DEUS, A ALAVANCA QUE MOVE O UNIVERSO. (ATOS 17. 16-31)

      “Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio no vácuo que eu moverei o mundo”.
      Essa frase célebre foi elaborada por Arquimedes (c.287-212 AC) matemático grego, famoso pela descoberta dos princípios da física e da geometria e também pelas suas invenções mecânicas. Professor de Alexandre, o Grande. Ele demonstrou o principio da alavanca e inventou a roldana composta, que segundo consta, teria demonstrado puxando sozinho um navio de carga para a praia declarando: "Dê-me um ponto de apoio e eu moverei o mundo".
      Porém, por mais que Arquimedes acertasse em suas formulações físicas, geométricas e matemáticas, ele conseguiu provar a teoria da alavanca, que pode levantar objetos pesados dependendo da distribuição dos pesos. Porém, no tocante ao cosmos, isto é, ao universo, ele não encontrou uma alavanca nem um ponto de apoio no vácuo que pudesse deslocar o planeta.
      O planeta continua girando na sua órbita, em torno do sol, e em torno de si mesmo. Porém não foi possível ao homem mover o planeta da sua órbita.
      O discurso de Paulo no areópago de Atenas, foi dirigido a um público repleto de pessoas eruditas, herdeiros da cultura helenista, e de muitas formulações matemáticas.
      Os atenienses eram pessoas extremamente racionais mas ao mesmo tempo religiosas. Eles criam nos fundamentos da física, mas também da metafísica.
      Em se tratando de religião, os atenienses acreditavam em deuses, como Zeus, Hera, Hércules, Afrodite, Poseidon e muitos outros. Os Atenienses eram politeístas, e esse conjunto de deuses faziam parte da cultura e da religião desse povo.
      O Apóstolo Paulo aproveita durante sua passagem pelo areópago de Atenas, e ao perceber um altar dedicado ao Deus desconhecido, ele discursa a esses homens e mulheres sobre a existência do único e verdadeiro Deus.
      No seu discurso, ele vai mencionar que a) Deus é um Deus Onipresente (v.24), não se limita ao tempo e espaço, contrariando as leis da física; b) É transcendente (v.25), não carece da coisa criada; c) É imanente (v.27) não está longe do homem; d) É Infinito (v. 29), não se assemelha à coisa criada.
      Os atenienses precisavam conhecer esse Deus diferente dos falsos deuses. O Deus que é a resposta para o drama de Arquimedes. O Deus que se constitui a alavanca que move o mundo, o ponto de apoio no vácuo da existência humana efêmera e passageira. O Deus que pode alterar qualquer história e mover nossas vidas em torno de sua vontade, e em torno da vitória.
      Portanto, assim como Arquimedes necessitava encontrar-se com o Senhor, a Alavanca que move o universo, nós também precisamos ter o Senhor como essa alavanca e esse ponto de apoio.
      Podemos então afirmar positivamente dentro dessa máquina motriz universal que:
      1) DEUS É A MÁQUINA MOTRIZ CRIADOR, DE TODAS AS COISAS (V. 24)
      Deus criou todas as coisas segundo o seu beneplácito;
      Deus criou o mundo para que este fosse administrado pelo homem;
      Deus criou as famílias para que estas fossem bênção em suas mãos;
      Deus criou a Igreja, para que os seus eleitos para a salvação pudessem se abrigar dos ardis do inferno e terem suas almas tratadas;
      Deus criou o inferno para o diabo e seus anjos, mas infelizmente este se destinará também aos que negam a existência do criador;
      Deus criou a nova Jerusalém, para que o remanescente fiel pudesse escapar da perdição eterna.
      Enfim, Deus fez todas as coisas que necessitamos para nossa sobrevivência, portanto, não desista daquilo que Deus lhe concedeu: família, sonhos, salvação em Cristo Jesus. Isso tudo vem de Deus e ele é a alavanca que nos move em direção a ele.
      2) DEUS É A MÁQUINA MOTRIZ SUSTENTADORA DE TODAS AS COISAS (V. 28).
      Toda a sustentação da vida depende dele.
      Cremos num Deus criador, mas também no mesmo Deus que sustenta tudo o que Ele mesmo criou;
      Toda a vida depende única e exclusivamente dele.
      Não somos autônomos em nós mesmos.
      Tudo o que o Senhor criou em nossas vidas, sempre dependerá dele. A alegria criada em nossos lares, depende de Deus para permanecer.
      A prosperidade que o Senhor criou em nossos lares depende de Deus para permanecer.
      A saúde que o Senhor nos deu depende de Deus para permanecer.
      A nossa permanência na presença do Senhor depende de Deus para permanecer;
      A harmonia nos lares depende de Deus para permanecer.
      Enfim, meu amado, tudo depende Dele.
      Nele nós vivemos e nele nos movemos.
      Nossos sonhos devem ser movidos por ele
      Nossas aspirações, devem ser movidas por ele.
      Tudo depende Dele.
      3) DEUS É A MÁQUINA MOTRIZ GERADORA DA REDENÇÃO (V. 30-34)
     O mesmo Deus que criou todas as coisas, sustentou o que ele mesmo criou, também proporciona a redenção de toda a sua criação.
     A redenção começa com a ação do Espírito Santo gerando arrependimento (v. 30), ao passo que o Senhor concede a chance aos pecadores de se arrependerem.
     Após a conclusão da redenção do Homem, o Senhor julgará toda a terra segundo as suas ações.
     Mas àquele que está em Cristo, não tem medo desse dia, pois ele foi alvo da redenção miraculosa proporcionada por este que ressuscitou dos mortos, Jesus.
     Deus pode redimir nossas vidas por completo.
     Deus pode resgatar vidas, sonhos, valores, projetos, enfim... ele pode redimir tudo em nossas vidas que foi corrompido pela presença do pecado original.
     Faça uma análise de sua vida, e não endureça seu coração. Deixe o Senhor criador, sustentador e redentor, mover a sua vida espiritual também.
     A alavanca que move o mundo e o ponto de apoio procurado no vácuo e não encontrado por Arquimedes, se chama Jesus. Ele pode mover nossas vidas em direção à vontade soberana de Deus.
     Se não nos curvarmos à essa vontade e não nos submetermos totalmente à ele como Senhor, Criador, Sustentador, Redentor, e Pai amoroso, não encontraremos outro apoio nem outra alavanca que mude nossa vida.
     Ele é a resposta, ele é a máquina motriz, não projetada por homens, Ele é a alavanca e o ponto de apoio no vácuo de nossa existência e ele pode mover nossas vidas em direção a Ele mesmo. “nele vivemos, e nos movemos, e existimos...”
     Que Deus nos abençoe ricamente, em nome de Jesus.
     Reverendo Adeir Goulart da Cruz.







quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

UM INIMIGO PERIGOSO (TIAGO 3.1-12)

      “O maior de todos os nossos inimigos não mora no inferno, não é aquele que nos odeia, não é aquela pessoa que não gosta de mim e de você sem causa, não é o marginal que aterroriza as familias, não é o sequestrador, nem o traficante, nem tampouco o que rege as leis do nosso país. O maior de todos os nossos inimigos, mora numa caverna chamada boca, está protegido por uma muralha chamada dentes, e fica escondido, aguardando o momento certo de atacar. Ele se chama língua.”
      “... nordestino não é gente... faça um favor para São Paulo... Mate um nordestino afogado..”. (Palavras de uma Estudante de Direito publicada no orkut e no twitter, após a vitória da presidente Dilma Russef)
      O texto proposto para nosso estudo de hoje traz recomendações à todos os que tem esse inimigo perigoso morando nessa caverna misteriosa chamada boca. As recomendações de Tiago são para todos os seres falantes que correm o risco de trazerem desgraças e tragédias não através de armas e bombas mas através dessa arma mortal que destrói e traz choro e sofrimento. A língua.
      É certo que o país sendo altamente democrático de direito, nos dá a liberdade de expressarmos o que pensamos através de palavras. Vale ressaltar que podemos dizer o que queremos, mas vamos arcar com as conseqüências de tudo o que falamos. A liberdade de expressão não nos isenta da nossa responsabilidade judicial.
      No tocante aos relacionamentos entre irmãos em Cristo que é o nosso foco, tudo o que falamos uns dos outros traz conseqüências, boas ou ruins.
      Pro exemplo, já vi casais se separando por causa da língua. Já vi amigos antigos brigados por causa da língua. Já vi pessoas matando e sendo mortas por causa da língua. Já vi ministérios destruídos por causa da língua. Já vi filhos se voltarem contra pais e pais contra filhos, irmãos contra irmãos, por causa da língua. Já vi igrejas divididas, depois de se transformarem num ringue de luta, por causa da língua. Já vi homens e mulheres em depressão profunda por causa da língua. Já vi pessoas fingindo ser amigas das outras e difamando por trás, na intenção de prejudicar, e semear confusão.
      O que Tiago nos traz aqui, é algo precioso e de um significado tremendo para nossas vidas. Ele aponta no versículo 2 que o homem que domina sua língua também tem controle sobre o seu corpo, isto é, se ele não peca no falar vai resistir também nas ações.
      Primeiro, antes de prosseguir, gostaria de fazer algumas considerações importantes sobre a língua dentro do aspecto inflamatório:
      1) tanto o que fala quanto o que gosta de ouvir são culpados;
      2) se não parássemos para escutar, o linguarudo não teria para quem falar;
      3) o que gosta de ouvir também gosta de fofocar;
      4) se lhe trazem fofocas, com certeza falam de você também para outros. Se ele não é honesto para falar da pessoa com ela mesma, com certeza fala mal de você também;
      5) o fofoqueiro é identificado por expressões como “fiquei sabendo”, “alguém me falou”, “um passarinho verde me contou”, e quando a bomba estoura ele te põe no fogo e afirma que não sabe de nada.
      6) Se houver uma acareação, o fofoqueiro não sustenta o que falou.
      7) São pessoas problemáticas, mal resolvidas na família, no casamento, na igreja, enfim com elas mesmas. Já apresentam problemas relacionais a vários anos.
      8) Geralmente o fofoqueiro além de levar e trazer conversa, não somente aumenta, mas também inventa.
      9) Sempre usam a expressão: “não conte para ninguém”, “é segredo”, mas talvez ele já disse isso a centena de pessoas.
      10) São pessoas que não tem vida com Deus, apesar de terem aparência de crentes, eles não lutam a favor da igreja mas lutam contra.
      11) Nem eles sabem o porque da maledicência. Apenas falam mal e não se dão conta que estão sendo fantoches de satanás.
      Vamos ver o que a Bíblia diz a respeito dos pecados da língua, que não se resumem apenas a fofocas, mas vamos enfocar esse problema mais comum dentro das igrejas. Vejamos os estragos que podem surgir se a língua não for domada:
      1) COLOCA A VIDA DAS PESSOAS EM RISCO (I Samuel 22.9-19)
      Oitenta e cinco sacerdotes do Senhor foram mortos pela fofoca de um homem chamado Doegue, o Edomita.
      A fofoca pode trazer morte. Já vi pessoas matarem e morrerem por causa do pecado da língua.
      2) PREJUDICA A COMUNHÃO COM DEUS (Tiago 4.11 e 12)
      A língua venenosa nos desqualifica para estarmos em comunhão com Deus. Se falamos mal uns dos outros nos equiparamos a Deus como juiz, e não cumprimos com a lei de Deus, e se não cumprimos com a lei de Deus nos tornamos “melhores do que os outros”.
      3) PREJUDICA A PRÓPRIA IMAGEM (Provérbios 25.9,10)
      O mexeriqueiro não é digno de confiança, e mais cedo ou mais tarde ele se destacará no meio das pessoas como intrigueiro, mentiroso, e será taxado como fofoqueiro pelo resto de sua vida. Conheço pessoas assim. São conhecidas não pelo tamanho do coração, mas pelo comprimento da língua.
      4) PREJUDICA NOSSA COMUNHÃO COM AS PESSOAS. (Provérbios 20.19)
      A Bíblia ordena que nos afastemos dos fofoqueiros. O fofoqueiro perde a comunhão pois como medida corretiva, Deus ordena que ele seja evitado. E isso acaba com a comunhão no meio da igreja. Uma hora dessas o fofoqueiro, sem lugar na igreja, por que todos vão fugir dele, migrará para outra igreja, para levar lutas para a pobre igreja.
      5) TRAZ DEMAGOGIA ECLESIÁSTICA PARA DENTRO DA IGREJA (Tiago 1.26)
      Vive uma religião morta, vazia, sem fruto. Ele até defende a igreja, mas da forma errada. Ele até quer ver a igreja avançando, mas não acorda e não percebe que ele pode ser uma das causas para a estagnação espiritual e numérica na sua igreja. Ele enxerga o cisco no olho de seus irmãos mas não vê um galho de árvore no seu. Supõe ser religioso, mas se engana, pois não refreia sua língua, e quem não consegue refrear sua língua não refreia o corpo. Por isso é que acontece todos os dias assassinatos, ofensas, brigas corporais, roubos, sequestros, adultérios, e isso não poderia acontecer no meio do povo de Deus.
      6) VIVE OSCILANDO E TRAZENDO MALES PARA AS PESSOAS (Tiago 3. 9-12)
      Ele canta, louva, prega, serve a Deus na igreja, fala sobre as almas que precisam ser salvas mas vive envenenando com sua língua mortífera as almas que já estão salvas dentro da igreja. Ele consegue enganar a muitos, que olham e pensam: “que crente fiel”, “que exemplo”, “que pessoa santa”, mas depois se revela destilando seu veneno. Fala mal da igreja, das pessoas, do pastor, dos presbíteros, da liderança da igreja fala mal até mesmo da própria família. Ele bendiz e amaldiçoa, adoça e amarga ao mesmo tempo. Ainda não converteu e seu coração está misturado com coisas boas e ruins, mas as ruins estão prevalecendo. Ninguém bebe água misturada com água suja. Mas o fofoqueiro sim.
      A resposta de Deus para a fofoca está nos versículos 13 a 18. Mas isso não implica que a igreja não deva tratar das fofocas. A igreja, a liderança, pastores, conselhos e demais líderes estão habilitados por Deus para corrigir. Onde não há disciplina o povo se corrompe. Por mais que amemos as pessoas, corrigir também é amar. Reverendo Adeir Goulart da Cruz.

A SÍNDROME DE SANSÃO - JUÍZES 16:20

     Muitas são as doenças que atingem todas as pessoas de diversas classes, em todo o mundo. Há doenças que são fáceis de serem diagnosticadas e tratadas, e não trazem grandes preocupações. Há outras mais complexas, que requerem um cuidado maior inclusiveno sentido de seguir as recomendações médicas para que esse mal não se torne coisa pior. Há outras doenças que embora a medicina tente tratar, ou amenizar, não há cura. O enfermo então dependerá unica e exclusivamente da misericórdia e da graça de Deus, para escapar do futuro óbito. Há doenças que são classificadas como verdadeiras síndromes e que estão presentes em todo o mundo. Essas doenças, porém apresentam sintomas que facilitam muitas vezes o tratamento e consequentemente a cura.
    Há uma doença, em especial que acomete todo ser humano, indistintamente, isto é, todos a têm e ninguém escapa dela. É a doença da alma, chamada pecado. A cura só pode vir através do remédio do céu chamado Jesus Cristo, que deve ser tomado diariamente 24 horas por dia. Essa doença ataca todos os setores da vida humana e pode fazer um grande estrago na alma levando à óbito carnal, espiritual e principalmente eterno. Essa doença divide-se em vários segmentos, podendo gerar no enfermo vários tipos de síndromes.
    O texto que acabamos de ler, apresenta um Israelita chamado Sansão (pequeno Sol), sendo escolhido por YHWH para julgar a o povo e libertá-lo da opressão dos filisteus. Todos nós conhecemos a bela e triste história de Sansão, que tinha tudo para ser bem sucedido como líder nos tempos dos Juízes em Israel. Porém, fracassou. O que podemos afirmar sobre essa história que nos serve de alerta, é que Sansão foi acometido pela síndrome, a doença do pecado. E infelizmente não foi curado a tempo de preservar sua reputação, seu ministério, sua própria vida. O principal sintoma dessa síndrome maldita, na vida de sansão, diagnosticada pelo médico das almas, é sem dúvida, o que podemos chamar de "brincadeiras perigosas". Vejamos outros sintomas dessa síndrome maldita, que trouxe desgraças sobre a vida de Sansão e sobre toda a nação:
    1º SINTOMA: QUEBRA DA ALIANÇA. (caps. 13.5-7; 14.8-9)
    Notem meus amados, que Sansão era Narireu, consagrado desde o ventre para algum ministério específico. No caso de Israel, seu ministério era servir a Deus como líder, julgar retamente a nação, fortalecer o reino, e expulsar os filisteus do arraial de Israel. Os nazireus nao podiam: cortar o cabelo, tocar ou comer coisa imunda, se misturar com outros povos pagãos. O nazireu era modelo de homem perfeito diante de Deus.
    Sansão quebrou todas essas regras que na verdade evidenciavam explicitamente sua aliança com Deus. Ao desobedecer gradativamente as leis de Deus, ele quebrou sua aliança com Ele. E pagou um alto preço por isso. Meus amados, não podemos quebrar nossa aliança com Deus, por motivo algum. Precisamos permanecer fiéis ao nosso voto de santidade e não podemos negociar nosso ministério nem abrir mão de nossos princípios. Quando desobedecemos as ordens explícitas de Deus, quebramos nossa aliança com ele.
    2º SINTOMA: DESOBEDIÊNCIA AOS PAIS (caps. 14.1-3; 16.1)
    Deus nunca aprovou a união de pessoas crentes com incrédulos. Sansão sabia muito bem das leis de Deus, e mesmo sendo advertido pelos seus pais, ignorou uma ordem. Quando somos insubmissos às ordens daqueles que zelam por nós, pagamos um alto preço. Os pais de Sansão zelavam por ele, e eram autoridade sobre ele. Mas Sansão escolheu trilhar seu próprio caminho.
   Irmãos, quando ignoramos as ordens daqueles que estão acima de nós, e não os acatamos, sofremos terriveis tribulações, assim como Sansão sofreu. Seja obediente aos seus pais, aos pastores, aos presbíteros, aos diáconos, enfim àqueles que zelam por suas vidas e que prestarão contas a Deus por elas. A submissão é a tocha da nossa vitória que iluminará a negritude do nosso ego. Seja submisso à Deus e as autoridades. Obedecer é melhor do que sacrificar.
    3º SINTOMA: BRINCAR COM A PALAVRA DE DEUS (caps. 16.6-9; 10-12; 13-14; 15-17)
    Sansão não brincou simplesmente com seu segredo que não estava nos seus cabelos, e sim na sua aliança com Deus, mas brincou com a própria Palavra de Deus. Ele não precisava dizer a ninguém de onde vinha sua força, nem tampouco mentir. Não devemos nada ao mundo no tocante à nossa vida com Deus. Mas Sansão achou divertido usar a Palavra de Deus para enganar e destruir. Ele achou engraçado essa situação. Quando brincamos com o sagrado, nos tornamos pagãos, hereges, e pessoas sem consciência. Parece que a corda que nos é dada é infinita em seu cumprimento. Sansão não imaginava que breve isso iria acabar. Sansão se divertiu mentindo e usando sua aliança com Deus e a Palavra profética para enganar os filisteus. Quando não suporta mais e resolve falar a verdade (ele não precisava dizer nada), pela única vez, foi subjulgado, derrotado e envergonhado. Quando brincamos com a Palavra de Deus somos envergonhados e derrotados.
    4º SINTOMA: AUTO SUFICIÊNCIA: (cap. 16.20-22)
    Quando Sansão é surpreendido, ele afirma: "Vou fazer como fiz das outras vezes", "eu já resolvi o problema com minha força e com meu braço, já passei por isso antes, deixa comigo". Meus amados, a síndrome que o acometeu foi tão aguda que ele nem se deu conta que sua cabeça estava rapada, e que o ápice da sua brincadeira e desobediência gerou a quebra total da sua aliança com o Senhor a ponto de o Espírito do Senhor o desamparar por causa do seu pecado.
    Isso também é sintomático. Quando nos afastamos de Deus e quebramos nossa aliança com ele, achamos que somos auto suficientes e que não precisamos da intervenção de Deus. Quando nos tornamos auto-suficientes somos envergonhados (23-27). Não podemos deixar de depender do Senhor. É dele que vem nossa força e nossa capacidade para contornarmos situações adversas. Mas para isso preciso estar em íntima comunhão com ele.
    Só há um remédio para essa síndrome: Humilhação (v.28), a volta à presença do Senhor e o cumprimento de sua soberana vontade. Sansão no último momento da sua vida se humilhou na presença de Deus, e ainda honrou mesmo na sua morte, o nome do Senhor.
    Humilhe-se ainda hoje na presença do Senhor. Invoque-o enquanto ele ainda está perto. Não desperdice sua vida, não seja infectado por essa síndrome maldita. Só poderemos ser bem sucedidos na vida (em toda ela) se andarmos em intima e sincera aliança com Deus, se obedecermos os nossos superiores, se não brincarmos com a Palavra de Deus, e se dependermos totalmente dele. Creia nessa mensagem, meu querido e seja curado do pecado. Em nome de Jesus, amém. Reverendo Adeir Goulart da Cruz.