quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A SÍNDROME DE SANSÃO - JUÍZES 16:20

     Muitas são as doenças que atingem todas as pessoas de diversas classes, em todo o mundo. Há doenças que são fáceis de serem diagnosticadas e tratadas, e não trazem grandes preocupações. Há outras mais complexas, que requerem um cuidado maior inclusiveno sentido de seguir as recomendações médicas para que esse mal não se torne coisa pior. Há outras doenças que embora a medicina tente tratar, ou amenizar, não há cura. O enfermo então dependerá unica e exclusivamente da misericórdia e da graça de Deus, para escapar do futuro óbito. Há doenças que são classificadas como verdadeiras síndromes e que estão presentes em todo o mundo. Essas doenças, porém apresentam sintomas que facilitam muitas vezes o tratamento e consequentemente a cura.
    Há uma doença, em especial que acomete todo ser humano, indistintamente, isto é, todos a têm e ninguém escapa dela. É a doença da alma, chamada pecado. A cura só pode vir através do remédio do céu chamado Jesus Cristo, que deve ser tomado diariamente 24 horas por dia. Essa doença ataca todos os setores da vida humana e pode fazer um grande estrago na alma levando à óbito carnal, espiritual e principalmente eterno. Essa doença divide-se em vários segmentos, podendo gerar no enfermo vários tipos de síndromes.
    O texto que acabamos de ler, apresenta um Israelita chamado Sansão (pequeno Sol), sendo escolhido por YHWH para julgar a o povo e libertá-lo da opressão dos filisteus. Todos nós conhecemos a bela e triste história de Sansão, que tinha tudo para ser bem sucedido como líder nos tempos dos Juízes em Israel. Porém, fracassou. O que podemos afirmar sobre essa história que nos serve de alerta, é que Sansão foi acometido pela síndrome, a doença do pecado. E infelizmente não foi curado a tempo de preservar sua reputação, seu ministério, sua própria vida. O principal sintoma dessa síndrome maldita, na vida de sansão, diagnosticada pelo médico das almas, é sem dúvida, o que podemos chamar de "brincadeiras perigosas". Vejamos outros sintomas dessa síndrome maldita, que trouxe desgraças sobre a vida de Sansão e sobre toda a nação:
    1º SINTOMA: QUEBRA DA ALIANÇA. (caps. 13.5-7; 14.8-9)
    Notem meus amados, que Sansão era Narireu, consagrado desde o ventre para algum ministério específico. No caso de Israel, seu ministério era servir a Deus como líder, julgar retamente a nação, fortalecer o reino, e expulsar os filisteus do arraial de Israel. Os nazireus nao podiam: cortar o cabelo, tocar ou comer coisa imunda, se misturar com outros povos pagãos. O nazireu era modelo de homem perfeito diante de Deus.
    Sansão quebrou todas essas regras que na verdade evidenciavam explicitamente sua aliança com Deus. Ao desobedecer gradativamente as leis de Deus, ele quebrou sua aliança com Ele. E pagou um alto preço por isso. Meus amados, não podemos quebrar nossa aliança com Deus, por motivo algum. Precisamos permanecer fiéis ao nosso voto de santidade e não podemos negociar nosso ministério nem abrir mão de nossos princípios. Quando desobedecemos as ordens explícitas de Deus, quebramos nossa aliança com ele.
    2º SINTOMA: DESOBEDIÊNCIA AOS PAIS (caps. 14.1-3; 16.1)
    Deus nunca aprovou a união de pessoas crentes com incrédulos. Sansão sabia muito bem das leis de Deus, e mesmo sendo advertido pelos seus pais, ignorou uma ordem. Quando somos insubmissos às ordens daqueles que zelam por nós, pagamos um alto preço. Os pais de Sansão zelavam por ele, e eram autoridade sobre ele. Mas Sansão escolheu trilhar seu próprio caminho.
   Irmãos, quando ignoramos as ordens daqueles que estão acima de nós, e não os acatamos, sofremos terriveis tribulações, assim como Sansão sofreu. Seja obediente aos seus pais, aos pastores, aos presbíteros, aos diáconos, enfim àqueles que zelam por suas vidas e que prestarão contas a Deus por elas. A submissão é a tocha da nossa vitória que iluminará a negritude do nosso ego. Seja submisso à Deus e as autoridades. Obedecer é melhor do que sacrificar.
    3º SINTOMA: BRINCAR COM A PALAVRA DE DEUS (caps. 16.6-9; 10-12; 13-14; 15-17)
    Sansão não brincou simplesmente com seu segredo que não estava nos seus cabelos, e sim na sua aliança com Deus, mas brincou com a própria Palavra de Deus. Ele não precisava dizer a ninguém de onde vinha sua força, nem tampouco mentir. Não devemos nada ao mundo no tocante à nossa vida com Deus. Mas Sansão achou divertido usar a Palavra de Deus para enganar e destruir. Ele achou engraçado essa situação. Quando brincamos com o sagrado, nos tornamos pagãos, hereges, e pessoas sem consciência. Parece que a corda que nos é dada é infinita em seu cumprimento. Sansão não imaginava que breve isso iria acabar. Sansão se divertiu mentindo e usando sua aliança com Deus e a Palavra profética para enganar os filisteus. Quando não suporta mais e resolve falar a verdade (ele não precisava dizer nada), pela única vez, foi subjulgado, derrotado e envergonhado. Quando brincamos com a Palavra de Deus somos envergonhados e derrotados.
    4º SINTOMA: AUTO SUFICIÊNCIA: (cap. 16.20-22)
    Quando Sansão é surpreendido, ele afirma: "Vou fazer como fiz das outras vezes", "eu já resolvi o problema com minha força e com meu braço, já passei por isso antes, deixa comigo". Meus amados, a síndrome que o acometeu foi tão aguda que ele nem se deu conta que sua cabeça estava rapada, e que o ápice da sua brincadeira e desobediência gerou a quebra total da sua aliança com o Senhor a ponto de o Espírito do Senhor o desamparar por causa do seu pecado.
    Isso também é sintomático. Quando nos afastamos de Deus e quebramos nossa aliança com ele, achamos que somos auto suficientes e que não precisamos da intervenção de Deus. Quando nos tornamos auto-suficientes somos envergonhados (23-27). Não podemos deixar de depender do Senhor. É dele que vem nossa força e nossa capacidade para contornarmos situações adversas. Mas para isso preciso estar em íntima comunhão com ele.
    Só há um remédio para essa síndrome: Humilhação (v.28), a volta à presença do Senhor e o cumprimento de sua soberana vontade. Sansão no último momento da sua vida se humilhou na presença de Deus, e ainda honrou mesmo na sua morte, o nome do Senhor.
    Humilhe-se ainda hoje na presença do Senhor. Invoque-o enquanto ele ainda está perto. Não desperdice sua vida, não seja infectado por essa síndrome maldita. Só poderemos ser bem sucedidos na vida (em toda ela) se andarmos em intima e sincera aliança com Deus, se obedecermos os nossos superiores, se não brincarmos com a Palavra de Deus, e se dependermos totalmente dele. Creia nessa mensagem, meu querido e seja curado do pecado. Em nome de Jesus, amém. Reverendo Adeir Goulart da Cruz.