domingo, 5 de dezembro de 2010

DEUS, A ALAVANCA QUE MOVE O UNIVERSO. (ATOS 17. 16-31)

      “Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio no vácuo que eu moverei o mundo”.
      Essa frase célebre foi elaborada por Arquimedes (c.287-212 AC) matemático grego, famoso pela descoberta dos princípios da física e da geometria e também pelas suas invenções mecânicas. Professor de Alexandre, o Grande. Ele demonstrou o principio da alavanca e inventou a roldana composta, que segundo consta, teria demonstrado puxando sozinho um navio de carga para a praia declarando: "Dê-me um ponto de apoio e eu moverei o mundo".
      Porém, por mais que Arquimedes acertasse em suas formulações físicas, geométricas e matemáticas, ele conseguiu provar a teoria da alavanca, que pode levantar objetos pesados dependendo da distribuição dos pesos. Porém, no tocante ao cosmos, isto é, ao universo, ele não encontrou uma alavanca nem um ponto de apoio no vácuo que pudesse deslocar o planeta.
      O planeta continua girando na sua órbita, em torno do sol, e em torno de si mesmo. Porém não foi possível ao homem mover o planeta da sua órbita.
      O discurso de Paulo no areópago de Atenas, foi dirigido a um público repleto de pessoas eruditas, herdeiros da cultura helenista, e de muitas formulações matemáticas.
      Os atenienses eram pessoas extremamente racionais mas ao mesmo tempo religiosas. Eles criam nos fundamentos da física, mas também da metafísica.
      Em se tratando de religião, os atenienses acreditavam em deuses, como Zeus, Hera, Hércules, Afrodite, Poseidon e muitos outros. Os Atenienses eram politeístas, e esse conjunto de deuses faziam parte da cultura e da religião desse povo.
      O Apóstolo Paulo aproveita durante sua passagem pelo areópago de Atenas, e ao perceber um altar dedicado ao Deus desconhecido, ele discursa a esses homens e mulheres sobre a existência do único e verdadeiro Deus.
      No seu discurso, ele vai mencionar que a) Deus é um Deus Onipresente (v.24), não se limita ao tempo e espaço, contrariando as leis da física; b) É transcendente (v.25), não carece da coisa criada; c) É imanente (v.27) não está longe do homem; d) É Infinito (v. 29), não se assemelha à coisa criada.
      Os atenienses precisavam conhecer esse Deus diferente dos falsos deuses. O Deus que é a resposta para o drama de Arquimedes. O Deus que se constitui a alavanca que move o mundo, o ponto de apoio no vácuo da existência humana efêmera e passageira. O Deus que pode alterar qualquer história e mover nossas vidas em torno de sua vontade, e em torno da vitória.
      Portanto, assim como Arquimedes necessitava encontrar-se com o Senhor, a Alavanca que move o universo, nós também precisamos ter o Senhor como essa alavanca e esse ponto de apoio.
      Podemos então afirmar positivamente dentro dessa máquina motriz universal que:
      1) DEUS É A MÁQUINA MOTRIZ CRIADOR, DE TODAS AS COISAS (V. 24)
      Deus criou todas as coisas segundo o seu beneplácito;
      Deus criou o mundo para que este fosse administrado pelo homem;
      Deus criou as famílias para que estas fossem bênção em suas mãos;
      Deus criou a Igreja, para que os seus eleitos para a salvação pudessem se abrigar dos ardis do inferno e terem suas almas tratadas;
      Deus criou o inferno para o diabo e seus anjos, mas infelizmente este se destinará também aos que negam a existência do criador;
      Deus criou a nova Jerusalém, para que o remanescente fiel pudesse escapar da perdição eterna.
      Enfim, Deus fez todas as coisas que necessitamos para nossa sobrevivência, portanto, não desista daquilo que Deus lhe concedeu: família, sonhos, salvação em Cristo Jesus. Isso tudo vem de Deus e ele é a alavanca que nos move em direção a ele.
      2) DEUS É A MÁQUINA MOTRIZ SUSTENTADORA DE TODAS AS COISAS (V. 28).
      Toda a sustentação da vida depende dele.
      Cremos num Deus criador, mas também no mesmo Deus que sustenta tudo o que Ele mesmo criou;
      Toda a vida depende única e exclusivamente dele.
      Não somos autônomos em nós mesmos.
      Tudo o que o Senhor criou em nossas vidas, sempre dependerá dele. A alegria criada em nossos lares, depende de Deus para permanecer.
      A prosperidade que o Senhor criou em nossos lares depende de Deus para permanecer.
      A saúde que o Senhor nos deu depende de Deus para permanecer.
      A nossa permanência na presença do Senhor depende de Deus para permanecer;
      A harmonia nos lares depende de Deus para permanecer.
      Enfim, meu amado, tudo depende Dele.
      Nele nós vivemos e nele nos movemos.
      Nossos sonhos devem ser movidos por ele
      Nossas aspirações, devem ser movidas por ele.
      Tudo depende Dele.
      3) DEUS É A MÁQUINA MOTRIZ GERADORA DA REDENÇÃO (V. 30-34)
     O mesmo Deus que criou todas as coisas, sustentou o que ele mesmo criou, também proporciona a redenção de toda a sua criação.
     A redenção começa com a ação do Espírito Santo gerando arrependimento (v. 30), ao passo que o Senhor concede a chance aos pecadores de se arrependerem.
     Após a conclusão da redenção do Homem, o Senhor julgará toda a terra segundo as suas ações.
     Mas àquele que está em Cristo, não tem medo desse dia, pois ele foi alvo da redenção miraculosa proporcionada por este que ressuscitou dos mortos, Jesus.
     Deus pode redimir nossas vidas por completo.
     Deus pode resgatar vidas, sonhos, valores, projetos, enfim... ele pode redimir tudo em nossas vidas que foi corrompido pela presença do pecado original.
     Faça uma análise de sua vida, e não endureça seu coração. Deixe o Senhor criador, sustentador e redentor, mover a sua vida espiritual também.
     A alavanca que move o mundo e o ponto de apoio procurado no vácuo e não encontrado por Arquimedes, se chama Jesus. Ele pode mover nossas vidas em direção à vontade soberana de Deus.
     Se não nos curvarmos à essa vontade e não nos submetermos totalmente à ele como Senhor, Criador, Sustentador, Redentor, e Pai amoroso, não encontraremos outro apoio nem outra alavanca que mude nossa vida.
     Ele é a resposta, ele é a máquina motriz, não projetada por homens, Ele é a alavanca e o ponto de apoio no vácuo de nossa existência e ele pode mover nossas vidas em direção a Ele mesmo. “nele vivemos, e nos movemos, e existimos...”
     Que Deus nos abençoe ricamente, em nome de Jesus.
     Reverendo Adeir Goulart da Cruz.