sábado, 16 de abril de 2011

A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIDA DO CRISTÃO (LUCAS 10.25-37)

      A Parábola do Bom Samaritano se tornou algo de expressão comum em nosso dia a dia. Podemos encontrar instituições filantrópicas com esse título como por exemplo “Centro de Reabilitação O Bom Samaritano”, ou “Hospital O Bom Samaritano”, ou “Albergue do Bom Samaritano”. Dizem que na própria estrada de Jericó hoje, existe a Hospedaria do Bom Samaritano, bem no meio do caminho para Jerusalém. Isso acontece porque todos sabem que essa história contada por Jesus ilustra claramente o que as pessoas devem fazer hoje, em termos comportamentais para agradar a Deus.
      O próprio Jesus ao ser questionado sobre como alcançar a Salvação, disse certa vez: “... Amaras ao Senhor Teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”. “... Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” (MT. 22.37,39).
      Mas qual é realmente o significado dessa parábola?
      Meus amados, os personagens principais no texto não são o sacerdote, nem o levita, nem o homem ferido, nem tampouco o dono da hospedaria. Mas ironicamente, o centro dessa parábola é, sem dúvida alguma, o Samaritano.
      Digo que é uma ironia, pois os samaritanos eram o povo mais odiado pelos Judeus, considerados ritualmente impuros, por servirem a outros Deuses (2 Reis 17.29-41), por não adorarem em Jerusalém como o costume dos Judeus (João 4.20), e por terem se misturado com outros povos pagãos. Registra-se na história que em 722 a.C. a saber o rei Salmaneser, os Assírios conquistaram o reino de Israel, que transformaram numa província do seu império. O reino de Judá aceitou submeter-se à soberania dos Assírios como estado vassalo, tendo por isso sobrevivido mais algum tempo. Restabeleceu a sua independência durante o reinado de Josias, tendo sido destruído pelos Babilónios e a sua população deportada em 586-587 a.C. Durante esse período, Parte dos Israelitas se casou com mulheres assírias e muitas mulheres em Israel se casaram com assírios, dando origem ao povo Samaritano (Wikipédia).
      Mas quando se trata de cumprir a lei de amar a Deus e ao próximo, Jesus enfatiza nessa parábola que seu povo, não consegue cumprir com essa tarefa, mas sim os estrangeiros que aderem à proposta do Evagelho transforamador de Jesus.
      A Parábola do Bom Samaritano nos traz lições que enfatizam a graça e a misericórdia de Deus que devem ser evidenciadas por atitudes na vida dos crentes. A Parábola do bom samaritano portanto nos ensina que:
      1) A CAPA DA RELIGIÃO EM SI MESMA NÃO É SUFICIENTE PARA AGRADAR A DEUS (v.31-33).
      Notem que o texto afirma que nessa história todas as classes religiosas em Israel poderiam ter ajudado esse homem que foi assaltado, espancado e deixado semi-morto.
       Primeiro passou o Sacerdote, depois um levita dois bons religiosos, que guardavam a lei, mas não sabiam o propósito dessa lei, nem tampouco conheciam o verdadeiro amor de Deus (1 João 4.8). Mas elea pensaram que estavam agradando a Deus com meros rituais.
      Há cristãos hoje que pensam que Deus está satisfeito com eles porque são dizimistas, cortam o cabelo, se depilam, cuidam da aparência, freqüentam todos os trabalhos da igreja, guardam o que eles entendem de doutrina, mas são falsas, fofoqueiras, mesquinhas, avarentas, mentirosas, fingidas e hipócritas, e não se preocupam em ajudar ninguém quando alguém necessita. Ao invés de ajudar so prejudicam e abandonam aqueles que necessitam ser tratados, carregados no colo e curados. São bons religiosos e péssimos cristãos.
       2) O AMOR DE DEUS É EVIDENCIADO EM ATITUDES E NÃO PALAVRAS (v.33-34)
      Esse samaritano segundo a história, com certeza representa as pessoas que hoje não conhecem constituição da igreja, nao conhecem manuais, ou estatutos, nem sabem direito o que é conselho, ou disciplina ou presbitério, mas externam claramente o amor de Deus.
      Nessa ilustração que Jesus conta, ele não da detalhes dobre qual poderia ser a identidade desse homem. Poderia ser qualquer pessoa independente da nacionalidade. Talvez fosse um judeu. Sendo ele judeu, os bons religiosos não o ajudaram. Mas se fosse mesmo um pagão, poderia ser que esses bons religiosos poderiam apresentar a face do Deus amoroso para esse homem. Mas eles pecaram pelo pecado de omissão (Tiago 4.17)
      O samaritano sendo alguém desprezado, se compadeceu do ferido e demonstrou amor. Há muitos crentes hoje que dizem que amam a Deus, mas só semeiam contendas, ódio, divisões, e infelizmente estão perdendo para muitas pessoas que não conhecem a Palavra de Deus mas demonstram amor e misericórdia para com os semelhantes.
      3) CUMPRIMOS COM NOSSA MISSÃO QUANDO INVESTIMOS NOSSOS RECURSOS EM ALMAS (v.34-35)
      O Samaritano surpreende porque ele não somente removeu o homem da beira do caminho como também investiu seus recursos na salvação da vida daquele homem. Eles nem se conheciam, mas ele se compadeceu, curou seus ferimentos, carregou-o em seu próprio animal, alugou um quarto num hotel da cidade até que esse moribundo melhroasse, e pagou todas as despesas o quanto fossem necessárias.
      Se queremos ver a mão de Deus agindo sobre nossas vidas, nossa igreja e sobre as pessoas não crentes, precisamos investir tempo e recursos para que Deus aja através de nossas vidas. (Ap. 3.2); (2 Samuel 19.31-33)
      Precisamos buscar o amor de Deus, viver esse amor e evidenciá-lo na vida de outras pessoas, senão nos assemelharemos aos sacerdotes fariseus e aos levitas hipócritas que somente presavam pela teoria, mas não praticavam o amor de Deus.
      Seja uma Bênção nas mãos de Deus, deixe ele te usar para abençoar vidas.

Reverendo Adeir Goulart da Cruz