sábado, 16 de abril de 2011

O Deus que Peleja Por Nós

      O Senhor Pelejará por Vós e Vós vos Calareis (Êxodo 14.1-14)


      Viver nesse mundo conturbado sem fé é impossível. Não há como obtermos sucesso em nossas empreitadas se não tivermos fé. A questão não é apenas ter fé. Há algo mais importante que precisamos saber do que simplesmente a verdade de que é necessário ter fé. Mais importante do que ter fé é em quem nós depositamos nossa fé?
      Se é em nossas experiências pessoais, fracassaremos. Se confiamos no braço humano seremos vergonhosamente humilhados (Jeremias 17.5)
      Se depositamos nossa fé em artifícios dessa terra, não progrediremos em nossa jornada cristã.
      Ouvindo essa mensagem parece ser fácil depositarmos nossa fé no Senhor Jesus, mas quando a adversidade nos cerca de muitas maneiras, vacilamos, pois somos tomados pelo medo, pela insegurança, pela incerteza, que são próprias do ser humano e não conseguimos vislumbrar o livramento e a vitória que o Senhor nos proporciona.
      O povo de Deus, ao sair da terra do Egito, sendo guiados pela mão de Moisés, perdeu isso de vista, pois foi tomado por todos esses sentimentos. Todos no Egito viram os sinais que Deus operou por intermédio de Moisés, viram as dez pragas do Egito, e agora esse povo tão sofrido está prestes a colocar os pés fora dos limites territoriais do Egito.
      Faraó libera o povo para ir, junto com Moisés, mas depois se arrepende e vai atrás da sua mão de obra barata.
      De repente, esse povo agora liberto, fica sabendo que as tropas de faraó se aproximam para capturá-los ou matá-los. O povo se viu certado de todos os lados. Por trás vinham os carros de Faraó com seus soldados fortemente armados em busca de seus escravos; nas laterais um vale, rochas, arbustos, e espinheiros intransponíveis; na frente do povo, o mar vermelho. Humanamente falando, não havia saída. Como escapar?
      Moisés ao ouvir as queixas do povo, e perceber o desespero desses encurralados, tranqüiliza o povo dizendo: “Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor, que hoje, vos fará; porque os egípcios que hoje vedes, nunca mais tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.” (Êxodo 14.13,14).
      Moisés sabia que Deus traria a solução diante dessa tribulação. Podemos crer também que o mesmo Deus que operou milagrosamente na vida desse povo pode operar também em nossas vidas.
      Podemos ter a certeza de que o Senhor peleja e pelejará por nós. Ele peleja por nós quando:
      1) SOMOS CERCADOS DE TODOS OS LADOS SEM QUE HAJA SAÍDA (v. 9,10)
      Meus amados, quando o povo de Deus se viu cercado, não havia para onde fugir. Se Deus não abrisse o mar, o seu povo voltaria a ser escravo dos egípcios. Se Deus não operasse um milagre ali, seu povo seria derrotado e envergonhado.
      Quando não existe saída e somos cercados de todos os lados, quando não há solução para o nosso problema, Ele luta as nossas lutas e ganha nossas batalhas. Davi no Salmo 121, versículo 1 pergunta para si mesmo: “Elevo os olhos para os montes, de onde me virá o socorro?” Ele mesmo encontra a resposta.
      Meus irmãos, quando não há mais saída, o Senhor mostra que Ele é nossa púnica saída. Ele é quem peleja por nós, quando somos cercados.
      2) SOMOS TOMADOS POR UM DESESPERO QUE OFUSCA NOSSA FÉ (v. 11,12)
      Meus amados, quando somos tomados pelo desespero, nossas forças desaparecem. O povo de Deus ficou tão desesperado diante dessa perseguição que se esqueceu do que Deus já tinha operado com seu poder no Egito.
      Diante de tantos milagres que o Senhor já realizou em nossas vidas, muitas vezes nós nos desesperamos, porque há situações que nos pressionam de tal forma que até mesmo duvidamos da presença e da intervenção de Deus. Em Josué 7.7, Josué agora, sucessor de Moisés clama ao Senhor por que o povo perdeu a batalha para os Amorreus em Ai. Josué ficou desesperado e atordoado por causa da derrota.
      Quando o sentimento de desespero, preocupação e ansiedade tomam conta de nós, Deus nos manda aquietarmos e esperarmos pelo seu livramento. Meus amados, nós não podemos nos acovardar diante dos perigos da vida pois Deus peleja por nós quando nos faltam forças, e Ele demonstra que ele tem todo poder no céu e na terra para fazer o impossível e mudar nossa sorte.
      3) PARAMOS DE MURMURAR E MARCHAMOS COM FÉ (v. 13-15)
      Meus amados, um dos motivos pelo qual nossa bênção muitas vezes demora a nos alcançar é nossa murmuração e inércia diante do problema. O povo de Deus murmurou tanto que uma caminhada de apenas alguns meses durou 40 anos pelo deserto. Muitos que viveram nesse período morreram no deserto. Somente a geração de Josué e Calebe entraram na terra prometida.
      O povo aqui nesse episódio falhou porque tomados pelo desespero, pela descrença, pelo medo, reclamaram de Deus, e ficaram paralisados. Deus começou a agir quando o povo se calou e aguardou o livramento do Senhor. Quando o povo se cala Deus ordena ao povo que marche. Mas marchar para onde? Para o mar que se abriria diante dos olhos de todos. Meu amado quer que Deus lute suas batalhas, pare de reclamar e marche com fé. Paulo quando chega ao final de sua vida, ele se despede de Timóteo dizendo assim: “Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé” (II Tim. 4.7). Paulo marchou até o fim e não reclamou das dificuldades, mas creu que o mar se abriria para ele também. É Deus quem guerreira nossas guerras. Precisamos marchar com fé e não reclamarmos.
      Deus de fato, cumpriu com o que prometeu ao seu povo. Ele foi adiante desse povo e o tempo todo agiu de forma sobrenatural para livrar seu povo:
      - obscurecendo o caminho dos inimigos e clareando para o povo de Deus (v. 20);
      - manteve os egípcios distante do povo seu povo (v. 20);
      - trouxe alvoroço no arraial dos egípcios (v. 24);
      - emperrou as rodas dos carros de Faraó, quando estavam no meio das paredes de águas que foram abertas (v. 25);
      - fechou as águas sobre os egípcios afogando-os no mar, junto com seus cavalos (v.26-31).
      Meus amados, esse é o Deus que zela por nós. Creia tão somente em sua intervenção, e não duvide que ele é quem faz o impossível para mim e para você. Ele peleja por nós porque ele é fiel e cumpre sua Palavra.
      Creia e não duvide desse Deus tremendo que peleja por nós. Em nome de Jesus, que Deus te abençoe, amém.

Reverendo Adeir Goulart da Cruz