quinta-feira, 31 de março de 2011

“Santos Ladrões”

      Sei que o titulo parece ser uma grande uma desfaçatez, um equívoco. Mas o título é irônico mesmo. Um ladrão pode ser santo? Eu não quero dizer que é alguém santificado, mas me refiro a alguém que está inserido num ambiente sagrado, lida com coisas sagradas, e rouba algo sagrado. Me refiro a crentes, que segundo a Palavra de Deus são santos (Dt. 14.2). Me refiro a “santos” roubando coisa santa, isto é, algo que é única e exclusivamente de Deus.
      Mas isso é possível? “Roubará o homem à Deus”? É a pergunta que Deus faz ao seu povo em Ml. 3.8. O povo era tão infiel que não se dava conta de que estavam tomando posse do que não era seu. Eles roubavam a Deus e se perguntavam: “Em que te roubamos?” O próprio Deus responde a pergunta: “Nos dízimos e nas ofertas” (Ml. 3.8). Como o homem pode roubar a Deus? Retendo seu dízimo e a oferta que é do Senhor.
      Percebo que crente que rouba o Senhor tem algum problema não financeiro apenas, mas principalmente espiritual. É um ladrão e os ladrões segundo a Palavra não tem parte com Deus.
      Muitos crentes hoje se disfarçam de uma pseudo santidade e se apresentam diante das pessoas em locais públicos mostrando sua piedade, levantando as mãos (as mesmas que roubam), choram, riem, sapateiam (?), caem no chão, oram em voz alta, falam em línguas (?), profetizam (?), são “arrebatadas” (?) depois de tanto êxtase, externando para as pessoas que são os crentes mas consagrados do mundo. Mas são ladrões demagogos, piores do que os políticos que roubam, pois roubam coisas santas. E eu me pergunto: será que Deus aceita essa adoração?
      Penso que uma das formas de se medir a temperatura espiritual da igreja é, de fato o nível de fidelidade nos dízimos e ofertas. Por outro lado não podemos atribuir santidade simplesmente pelo fato de alguém ser dizimista, pois há pessoas que dão por obrigação. Para mim, quem não é dizimista é ladrão e não se converteu inteiramente ao Senhor Jesus.
      Há muitos “santos” dormindo com o devorador, porque roubam de Deus e o devorador roubará o que sobrar, para que não sobre nada.
      Porque existem “santos ladrões” entre nós? 1) não se converteram totalmente; 2) duvidam do poder e da provisão divina; 3) não crêem nas promessas divinas; 4) são avarentos e só pensam em dinheiro; 5) são egoístas e querem que Deus lhes dê atenção total e exclusiva, afinal, são santos; 6) não estão com o coração na obra, pois roubam do próprio Deus; 7) pensam que na igreja há pessoas ricas e que sua contribuição não vai fazer falta; 8) interpretam o texto sem contexto para virar pretexto para roubar de Deus; 9) não conhecem a Bíblia; 10) não amam a Deus completamente.
      Dois resultados podemos esperar dependendo de nossa atitude: Maldição, quando se rouba de Deus (por mais santo e piedoso que você seja - Ml. 3.9) e Bênção sem medida, quando se é fiel a Deus (Ml. 3.10).
      Minha oração hoje, é uma das orações mais perigosas e poderosas que um crente pode fazer: “Deus abençoe o crente fiel e cumpra sobre ele todas as suas promessas decorrentes de sua fidelidade e que o crente fiel seja cada vez mais fiel e abençoado por ti; E não abençoe os ladrões, mas feche as portas para eles, para que se convertam ao Senhor e abandonem a infidelidade. E que na tua igreja, Senhor só existam santos fiéis e não “santos ladrões”. Em nome de Jesus, Amém”.

Reverendo Adeir Goulart da Cruz.