quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

ONDE ESTÁ JESUS? – LUCAS 2.41-52

      Me lembro de um trecho de um poema de Carlos Drumond de Andrade que dizia o seguinte: “E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? E agora, você?
      Com certeza esse poema não foi escrito para expressar o desespero de José e Maria ao perceberem que o menino Jesus não estava entre eles. No percurso da viagem precisamente na ida, Jesus estava com eles. Mas no retorno dessa viagem Jesus havia desaparecido misteriosamente. Mas em quero aqui me apropriar do trecho desse poema para elucidar sim, o desespero dos pais, quando na metade do percurso perceberam que o adolescente Jesus, agora, com aproximadamente 12 anos não estava entre eles. A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu a noite esfriou, e eu completo: Onde está Jesus?
      O texto em análise trata de uma festa Judaica, a festa da Páscoa, realizada em Jerusalém. Ora, todos os judeus que não residissem em Jerusalém deveriam viajar para lá para participarem desta festa. Ao terminar a festa, todos retornavam para seus lares, como era o costume do povo de Deus.
      Porém quando José e Maria se dão conta, percebem que um membro da família não estava com eles. Onde está Jesus? Eles se esqueceram de Jesus. Parece um pouco com aquela viagem de família que esquecem o garotinho para trás, o filme “Esqueceram de Mim”. A diferença é que no filme toda a família sabia onde estava o Kevin.
      No caso de Jesus, José e Maria não sabiam onde procurá-lo. Por causa disso a agonia de ambos foi intensa. Procuraram Jesus nos lugares errados. Eu não pretendo falar aqui sobre esse sumiço de Jesus, mas sobre a atitude desesperada dos pais, que sofreram para encontrá-lo, mas se não tivessem esquecido qual a missão do pequeno Messias, saberiam onde encontrá-lo.
      Essa tem sido a atitude de muitas pessoas que sofrem pelo fato de não saberem mais onde encontrar Jesus. Já perderam Jesus de vista há muito tempo, já outros, nunca tiveram uma pista verdadeira de onde ele poderia estar. A presença de Jesus para nós significa sua aprovação, sua bênção, e uma inteira comunhão que devemos ter com ele. É certo que Ele está em toda parte. Mas quando o perdemos de vista afirmamos que ele não está conosco porque o expulsamos de nossas vidas e nos esquecemos dele.
      Não podemos procurar a Jesus nos lugares errados porque:
      1) ELE PODE NÃO ESTAR EM NOSSO GRUPO DE AMIGOS (44).
      Nem sempre seus amigos servem a Jesus. Muitas pessoas são levadas por amizades e pensam que essas amizades podem levá-las a Jesus. Mas quando a festa acaba, a música desaparece, e a dificuldade surge, ficamos sozinhos porque esses amigos não têm Jesus consigo. José e Maria procuraram Jesus nos círculos de amizades que eles mantinham, mas Jesus não estava lá. Nosso grupo de amigos pode ter tudo de bom que nos atraia, mas se não tiver Jesus em suas vidas, é uma péssima idéia manter essa amizade. Lembre-se o que nos diz a Palavra de Deus no Salmo 1. Procure Jesus no lugar certo. Ele pode não estar com seus amigos e companheiros do dia a dia.
      2) JESUS PODE NÃO ESTAR EM SEU AMBIENTE FAMILIAR (44).
      Além de procurarem no meio dos amigos, José e Maria também procuraram Jesus entre seus parente, e não o encontraram. O mesmo princípio do ponto anterior se aplica a esse ponto. Sua família serve a Jesus? Então ele está lá. Vivemos dias em que famílias enfrentam crises terríveis e não conseguem firmar seus passos na presença de Jesus. O testemunho destes é desastroso, embora vistam uma roupagem de santidade, estão se degradando e se auto destruindo aos poucos. Sinal que Jesus não está no meio dessa família. Há espaço para Jesus em sua família? Josué no capítulo 24.15 faz um desafio ao povo e ele se coloca como um exemplo vivo de comunhão com Deus: “eu e minha casa serviremos ao Senhor.”
      Em Apocalipse 3.20 Jesus nos diz o seguinte: “Eis que estou a porta e bato, e se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa cearei com ele e ele comigo.” Mas como vamos cear com Jesus, se nos esquecermos dele e perdê-lo de vista? Se nossa família se esquecer de Jesus e perdê-lo de vista, ele não estará conosco.
      3) JESUS PODE NÃO ESTAR EM SEU PRÓPRIO CORAÇÃO (43).
      Quando nos esquecemos de Jesus, é sinal de que ocupamos nossos corações com outras coisas, ou nos acostumamos com aquilo que chamamos de sagrado. E tratamos a Palavra de Deus, suas promessas, a vida de consagração com negligência e descaso. Afinal, já estamos calejados com esse negócio de vida cristã.
      Pode ser um sinal de que não há espaço para Jesus em nossos corações e confundimos comunhão com Deus com rituais religiosos. Em apocalipse 3.1 Jesus faz uma séria repreensão a uma igreja que só tinha fama de viva mas na verdade estava morta. Talvez não procurassem mais a Jesus nem mesmo nos lugares errados. Jesus não estava mais em seus corações. Quando esfriamos na fé, podemos estar nos enganando, quando afirmamos que temos Jesus em nossos corações. Isso pode ser uma grande falácia. Há uma necessidade de conserto, se quisermos mesmo ter comunhão com ele.
      CONCLUSÃO:
      JESUS ESTÁ PRESENTE ONDE É INVOCADO O NOME DO SENHOR (46).
     O texto indica-nos que somente depois de três dias completos, Jesus foi encontrado no templo, pregando, interrogando e sendo interrogado no meio dos doutores. O templo aqui não é o único lugar onde Jesus está presente, mas onde o nome do Senhor é invocado, lá está Jesus.
      Se José e Maria se lembrassem do que o anjo disse naquele dia ao visitá-los e dizer que Jesus era concebido por obra do Espírito Santo e se lembrassem de que as Escrituras estavam se cumprindo, saberiam onde Jesus estava.
      Meu querido leitor, hoje talvez você pode pensar que Jesus está no seu círculo de amigos, na sua família, na sua vida, mas ele está onde o nome de Deus é clamado, isto é, na igreja, na escola, em casa, o carro, enfim onde ele é lembrado e buscado. Jeremias 29.13 e 14 nos diz: “buscar-me-eis e me encontrareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor e farei mudar a vossa sorte.” Que eu e você possamos nos lembrar sempre de Jesus, e saber que ele está sempre disposto a se manifestar em nosso favor em qualquer lugar onde ele seja buscado. Que Deus nos abençoe em nome de Jesus, amém.
                 Rev. Adeir Goulart da Cruz