quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

VENCENDO O PESSIMISMO E O DESÂNIMO (NÚMEROS 13.25-33)

     As grandes conquistas olímpicas são marcadas por grandes desafios e obstáculos que devem ser ultrapassados pelo atleta. Isso implica em treinamento, força e muitas vezes um esgotamento físico que até mesmo ultrapassa a capacidade física do atleta. Quando acompanhamos as grandes maratonas exibidas todos os anos na televisão como é o caso da corrida de São Silvestre em São Paulo, na virada de cada ano, percebemos quão grande é o esforço desses atletas para chegar ao final da corrida, percurso esse de aproximadamente 15 km.
     Uma certeza, esses grandes atletas tem: não será fácil. Muitos se preparam durante todo o ano, física e emocionalmente para essa maratona. Todos eles estão cientes da dificuldade em decorrência dos obstáculos. Não pode haver pessimismo. O pessimismo e a descrença podem determinar a derrota de um atleta.
     Lembro-me de uma maratona que aconteceu a alguns anos, quando um brasileiro, já na reta final da sua maratona foi agarrado a poucos metros da linha de chegada, por um fanático, que assistia de pertinho a essa corrida. Quem poderia imaginar que no meio da multidão, alguém poderia se colocar como obstáculo no caminho desse atleta? Com certeza o corredor não contava com isso. Outros corredores o ultrapassaram por causa desse atraso e ele perdeu o primeiro lugar. Porém, ele honrou seu desafio, e não perdeu o animo. Embora não tenha subido ao pódio, ele se tornou uma celebridade, um sinônimo de perseverança, de alguém que tem o objetivo de chegar até ao final.
     O texto em questão não fala de maratonistas, mas narra a história de um povo que já chegava ao final de sua trajetória, uma vez que Deus os havia prometido a terra de Canaã. O povo de Israel se vê agora nas regiões circunvizinhas à terra que mana leite e mel tão sonhada ao longo desses anos de escravidão e caminhada pelo deserto.
     Ao chegarem nos limites territoriais de Canaã, Deus ordena a Moisés que envie 12 espias para sondarem a terra, para se prepararem para a conquista. Mas depois de alguns dias a notícia que chega aos ouvidos de Moisés e de todo o povo é, uma notícia pessimista e desanimadora. O pessimismo e o desânimo se alastra por toda a nação e toma conta do arraial de Deus. O povo começa a duvidar da provisão de Deus, e depois de 400 anos de escravidão no Egito, e 40 anos de provações no deserto, a história se repete. Apenas Josué e Calebe tiveram fé nas promessas de Deus. Os outros dez espias espalharam o pânico e o terror no meio do acampamento.
     Existem pessimistas e pessoas desanimadoras no meio do povo de Deus. Há pessoas no meio cristão que não conquistam seus sonhos e objetivos e nem permitem que os outros o façam, por causa da propaganda catastrófica e pessimista que veiculam. Geram desânimo, pessimismo, descrença e murmuração no meio da igreja.
     Você já foi alguma vez acometido por um sentimento assim? Pessimismo, desânimo, descrença, murmuração e dúvida quanto à Palavra de Deus? Já transmitiu esses sentimentos para alguém? Como vencer o pessimismo? Como recobrar o ânimo? Como sair da amargura da incredulidade, que nos leva a derrota?
     O texto nos revela três respostas que nós precisamos tomar como verdade transformadora e usarmos com fé, nos momentos em que o pessimismo e o desânimo baterem em nossas portas:
     1)SEMPRE SURGIRÃO OBSTÁCULOS EM NOSSOS CAMINHOS (28 – 32).
     - Os obstáculos surgem aqui como gigantes e um povo perigoso e forte que ocupavam a terra.
     - Os Anaquins eram homens de grande estatura, provavelmente, uns dos primeiros ancestrais de Golias, o filisteu.
     - Davi não foi o único a enfrentar esses obstáculos.
     - Como você encara esses desafios? Com fé? Ou espalhando o pessimismo e o desânimo no arraial do povo de Deus?
     - Ainda que você vença esses obstáculos na sua vida, outros surgirão, pois os gigantes sempre voltam. Voltaram nos tempos de Davi, voltarm anos depois da morte de Golias.
     - Mas em nome do Senhor dos Exércitos, com fé, com otimismo e com coragem, você e eu podemos derrubá-los, e completarmos as nossas maratonas.
      2) A ORDEM DO SENHOR É ESTA: ULTRAPASSE OS OBSTÁCULOS (30).
     - Enquanto os desanimadores do povo relatavam os pontos negativos da terra, Calebe os interrompe, manda o povo calar a boca, parar de murmurar, de se lamentar, ordena que se aquietem e diz: “A terra já é nossa. Vamos conquistá-la.” Nosso Deus é forte! Vamos avançar!
     - Mas esses os dez espias estavam determinados a transmitir o desânimo.
     - Você tem sido vítima do desânimo e propagador da derrota no meio do povo de Deus, de sua família, dos seus próprios sonhos, ou você tem obedecido a ordem de Deus que é avançar?...
     - Deus não quer saber de justificativas do tipo: “é muito difícil”, “tem muitas dificuldades, muitos gigantes, não vou conseguir”, “é mais forte do que eu”.
     - Deus manda avançar. O resto é com Ele. Não questione uma ordem de Deus, mas obedeça, creia, pois em Cristo somos mais que vencedores, mas fora de Cristo, somos mais que perdedores.
     3) A VITÓRIA DO POVO DE DEUS JÁ ESTÁ DECRETADA (30b.)
     - A resposta de Calebe é uma resposta de fé, diante do desânimo e do pessimismo: certamente, com toda a certeza, sem sombra de dúvidas, a vitória já é nossa.
     - Esse povo cairá sob nossas mãos. Eles não subsistirão, porque o Senhor dos Exércitos está conosco.
     - Calebe creu na promessa de Deus, e não teve dúvidas de que venceria esse obstáculo. Se Deus nos prometeu algo, isso está decretado em sua Palavra e vai se cumprir mais cedo ou mais tarde. Não podemos duvidar.
     - Creia nas promessas de Deus. Deus já decretou a vitória de seus remidos. Você precisa levantar a cabeça e marchar.
     Falta pouco. Nossa maratona está chegando ao fim. Em todos os níveis da nossa vida, com relação aos obstáculos, sempre há uma reta final. Uma linha de chegada. Há uma terra que o Senhor preparou para mim e para você: a Canaã celestial. Lá não haverá gigantes, lá não haverá choro, nem tristeza. Na Nova Jerusalém nossa vitória será completa em Cristo Jesus.
     Vença os obstáculos. Derrube um anaquim por dia. Já estamos na reta final de nossa caminhada cristã. Venha para o grupo dos crentes e otimistas, fuja dos pessimistas pois eles cairão juntamente com os gigantes. Seja fiel a Deus, e marche. Que Deus nos abençoe e nos ajude, em nome de Jesus, amém.

Rev. Adeir Goulart da Cruz