domingo, 7 de julho de 2013

TRÊS DESCUIDOS FATAIS (2 CRÔNICAS 26.1-23)


O que determina se somos fracassados ou mais que vencedores? Com certeza não são nossas conquistas pessoais, nossas façanhas, nossos empreendimentos bem sucedidos, enfim nosso bem-estar pessoal aqui nessa terra, e sim nosso coração depositado aos pés do Senhor, nossa submissão a Ele e sobretudo atitude de obediência.
Judá enfrentava nos tempos do rei Uzias um período de tensão devido as constantes invasões, e as constantes transições monárquicas prejudicavam a consolidação do reino. Após a morte de Amazias, Uzias, seu filho ocupa o trono em seu lugar e reina num período próspero de 52 anos em Jerusalém.
As façanhas e as invenções de Uzias trouxeram 52 anos de paz, segurança e prosperidade à nação. Edificou a Elate (rota marítima) de Salomão e Josafá; Derrotou os filisteus ao quebrar seus muros (Gate); Edificou cidades no território de Asdode e entre os Filisteus; Venceu os Arábios; Ficou famoso pelas suas realizações ao ponto de receber presentes; Edificou torres em Jerusalém, e as fortificou; Edificou torres no deserto; Cavou cisternas; Fortaleceu a agricultura e a pecuária; Fortaleceu o exército construindo novas armas e máquinas a frente de seu tempo;  Enfim, foi um ótimo administrador e estrategista. Porém cometeu três falhas fatais em seu governo, que alavancaram seu fracasso e sua morte.
Uzias descuidou-se da vida espiritual da nação. Ele permitia que o povo queimasse incenso a outros deuses e não removeu o paganismo religioso em Judá.  (2 Reis 15.4) Foi fraco no que tange a vida espiritual da nação. Quando nos esquecemos o principal estamos fadados ao fracasso, inevitavelmente, se não mudarmos. O principal é estarmos prostrados aos pés do Senhor. O fracasso de Uzias se deu quando esse se descuida da vida espiritual da nação, embora não se esquecesse de outras áreas, porém, a principal não pode ser menosprezada. Quais os erros fatais que não podemos cometer como servos de Deus?
          1)  ORGULHO (CORAÇÃO EXALTADO) – (16). Em momento algum encontramos Uzias cultuando a Deus como forma de gratidão por suas conquistas. Mas devido a suas façanhas se tornou mui forte e poderoso e muito orgulhoso, e começou a pecar contra o Senhor. Não podemos nos orgulhar nem do que somos nem do que temos. Pois se conquistamos algo devemos atribuí-lo ao Senhor e não a nós mesmos.
 2) FAZER O QUE NÃO COMPETE A NÓS (USURPAÇÃO) – (16-18). Devido ao seu coração exaltado e tomado pelo orgulho, Uzias se esqueceu de que não lhe competia administrar as coisas sagradas do santuário, e sim aos sacerdotes, da linhagem de Arão. Isso implica que devemos respeitar nossos limites e não tocar nas coisas sagradas indevidamente, com mãos sujas e principalmente fazer algo que o Senhor não nos ordenou. Uzias achou que poderia ocupar esse ofício já que ele se dava bem em todas as coisas até aí. Ele desprezou a liderança espiritual da nação, sendo que deveria baixar decretos para purificar a nação da idolatria e não o fez.
 3) NÃO ACEITAR A REPREENSÃO (REBELDIA) – (19). Uzias teve a chance naquele momento de se arrepender e pedir perdão, o que não fez, preferindo arcar com os prejuízos de sua rebeldia. Ele se indignou, brigou, relutou contra a repreensão dos sacerdotes, tentando persuadi-los a deixá-lo queimar incenso no santuário, provavelmente afirmando que quem mandava ali era ele, ele era o rei e ele tinha autoridade. De fato como diz as Escrituras, Deus resiste aos soberbos, mas da graça aos humildes. Mas penso que os soberbos em sua rebeldia e quem estão mais resistindo a Deus e Deus por sua vez se opõe a eles. Uzias foi cortado do trono ainda jovem. Poderia ter reinado ainda mais. Mas escolheu o caminho da rebeldia e se tornou leproso, dando o trono para Jotão, seu filho. A morte de uzias chega a causar intensa preocupação aos moradores de Judá nos tempos do Profeta Isaías (Isaías 6.) Mas Deus é quem estava governando com controle absoluto e não o rei Uzias.
Nossas conquistas pessoais não são necessariamente prova de uma vida aprovada por Deus. Podemos realizar muitas façanhas como o fez o rei Uzias mas se o coração estiver afastado do altar do Senhor, e se formos tomados de orgulho, tudo pode vir a desmoronar, e nossa lepra espiritual pode ser exposta. Que em nome de Jesus possamos sempre colocar O Senhor em primeiro lugar em nossas vidas e assim termos uma vida bem sucedida, longa e dentro dos propósitos do Altissimo.


Reverendo Adeir Goulart da Cruz