sábado, 7 de agosto de 2010

O CIDADÃO DOS CÉUS (SALMOS 15)

    Temos uma dupla cidadania. A cidadania terrena, que é passageira, limitada e imperfeita. Mas ao recebermos Jesus em nossos corações e termos nossa vida transformada, adquirimos a cidadania celestial. É como se Deus nos concedesse uma cédula de identidade ou um passaporte celestial carimbado com o sangue do Cordeiro.
    Porém, o cidadão dos céus se diferencia do cidadão da terra. Em primeiro lugar, porque estamos com uma viagem marcada para o tabernáculo celestial, o santo monte de yahveh (Senhor Jeová). Em segundo lugar, porque como cidadãos dos céus temos que cumprir com os pré-requisitos de Deus que nos identifica como pessoas diferentes.
    Embora sejamos religiosos, crentes no Senhor Jesus, freqüentadores de igrejas, isso não basta para entrarmos no tabernáculo eterno. Alguém poderia dizer que isso nos traz a idéia de salvação mediante o mero esforço humano. Mas o texto do salmista Davi, na verdade nos dá a idéia de que aquele que recebe o passaporte de Deus para a eternidade deve evidenciar externamente que sua vida está transformada através da redenção em Cristo Jesus.
    Palavra de Deus nos informa nesse texto, quais os passaportes serão aceitos na nova Jerusalém. Somente os vistos assinados a punho pelo sangue do Cordeiro, Jesus, é que terão entrada. De acordo com o texto, são eles:
    O QUE VIVE COM INTEGRIDADE (v2b): Quem não é íntegro e reto diante de Deus, isto é, não tem um comportamento exemplar desde seus pensamentos, intenções, ações, palavras, não pode entrar. Terá seu passaporte rejeitado. Jó é elogiado por Deus no capítulo 1º versículo 1º do livro de Jó e é destacado como alguém que era justo e reto, que temia a Deus e se desviava do mal. Será que Deus pode dizer isso de mim e de você? Nós vivemos com integridade?
    O QUE PRATICA A JUSTIÇA (v2b): Quem não vive debaixo da justiça de Deus, não pode entrar. Está excluído da mansão celestial. Ser justo é ser honesto, não oprimir as pessoas, e não estar debaixo do pecado. Deus há de saciar e fartar aqueles que têm fome e sede de Justiça. A justiça de Deus tira nossa culpa, condena o ímpio e aplica em nosso coração e ações o desejo de sermos justos debaixo da pedagógica justiça de Deus. O alvo de sermos justos é glorificar a Deus.
    O QUE DE CORAÇÃO FALA A VERDADE (v2c): Em Deus não há mentira nem injustiça. Então, por que em seus servos deveria haver? A Palavra do Senhor nos diz que quem ama e pratica a mentira, é filho do diabo, pois ele foi mentiroso e homicida desde o princípio (João 8.44). Seja verdadeiro de coração e em suas palavras. Lembre-se: Deus conhece nossos pensamentos.
    O QUE NÃO DIFAMA COM SUA LÍNGUA, NEM LANÇA INJÚRIA CONTRA SEU VIZINHO (v.3a, c): A fofoca é totalmente destrutiva. Tiago 1.26 nos diz o seguinte: “se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes enganando o próprio coração, a sua religião é vã.” Infelizmente em nosso meio, muitos “crentes” são servos de satanás. Tudo o que o diabo sopra em seus ouvidos eles obedecem e levam adiante. Já vi casamentos serem destruídos por causa de difamações e injúrias. Já vi famílias desestruturadas por causa da fofoca. Já vi ministérios destruídos por causa da maledicência. Conheço pessoas que tiveram danos irreparáveis em suas vidas por causa do famoso “boato” que pra mim, não tem outro nome, a não ser fofoca. E servos do senhor estão também servindo a satanás em sua obra homicida, assaltante e destruidora. Saibam que se algo não for feito a tempo aqueles difamadores e fofoqueiros, agentes do mal, o câncer da igreja, os falsos crentes ficarão de fora da mansão celestial. O pior é que pensam que terão acesso a ela. Se você é um deles meu amado, converta-se a tempo, antes que você destrua alguma vida com sua língua. Aceite Jesus e vá cuidar da obra do Senhor e não de difamar o próximo. O castigo está a porta aos agentes de Satanás. Escape enquanto há tempo.
    O QUE NÃO FAZ MAL AO PRÓXIMO (v.3b): “...amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Levíticos 19.18 e Mateus 22.39). Amar ao próximo é fazer aos outros o que nós gostaríamos que fizessem a nós. Há muitas pessoas que freqüentam um ambiente religioso e só causa transtornos, sofrimento, e males aos que os cercam. Mas o que é de fato do Senhor tem o coração bom e quebrantado e evidencia a presença de Deus em seu coração demonstrando sua bondade ao seu semelhante.
    O QUE AOS SEUS OLHOS TEM POR DESPREZÍVEL AO RÉPROBO. (v.4a): Aquele que não compactua com pecadores, e pessoas condenadas reprovadas em seus delitos e pecados. Aquele que se separa da promiscuidade e que se mantém puro de coração. Quem não tem amizades com as trevas. Devemos odiar o pecado e não compactuar, aceitar ou fazer apologia ao pecado.
    QUE HONRA AOS QUE TEMEM AO SENHOR. (v.4b): Precisamos valorizar, amar, ajudar, interceder e servir de apoio aos que servem ao Senhor. Deus nos chamou como família dEle para abençoarmos uns aos outros. O cidadão dos céus sabe disso e serve de bênçãos na vida daquele que teme ao Senhor. Muitas vezes honramos as pessoas erradas, que não temem ao Senhor, e que são medíocres. Em nome de Jesus, meu amado, Honre aqueles que merecem ser honrados, e interceda por aqueles que só causam males a sua volta.
    O QUE JURA COM DANO PRÓPRIO E NÃO SE RETRATA. (v.4c): Quem tem palavra, isto é, faz uma promessa, um voto, e não volta atrás, mesmo que isso lhe custe algo valioso. Ainda que ele saia lesado mas mantém sua palavra até o fim. Deus espera exatamente isso de nós. Ele quer que sejamos pessoas integras, retas mas acima de tudo, que tenham palavra. Se você fez um compromisso, cumpra. Se falou, assuma. Se empenhou sua palavra, seja fiel e cumpra, não volte atrás em seus votos e promessas.
    O QUE NÃO EMPESTA SEU DINHEIRO COM USURA. (v. 5a): Outro pré-requisito de Deus para entrar na mansão celestial é não fazer da pobreza de nosso semelhante um negócio lucrativo. Há muitos crentes no meio evangélico que se transformaram em verdadeiros agiotas. Emprestam a juros abusivos tornando o credor um senhor financeiro, e o devedor um escravo da dívida. Os juros são altíssimos e nunca conseguem pagar a dívida. Seja honesto e misericordioso. Não faça da pobreza das pessoas uma fonte de enriquecimento.
    O QUE NÃO ACEITA SUBORNO CONTRA O INOCENTE. (v. 5b): Por incrível que pareça, existem “crentes” que negociam sua honestidade por causa de dinheiro. Em audiências, ou negociações em que é necessário testemunhar, são comprados por dinheiro, e negociam a verdade, trocando-a pela mentira. O inocente perde seus direitos porque alguém mentiu para prejudicá-lo. Seja honesto, meu amado. Testemunhe em favor do inocente, e não venda sua honestidade.
    "Quem deste modo procede jamais será abalado". Nossa salvação se evidencia em nosso testemunho. Seja prudente, íntegro e reto. Viva a Palavra de Deus, e você nunca será abalado, e com certeza, seu visto para o céu será dado pelo próprio Jesus, e você terá seu lugar no tabernáculo do Senhor, no seu santo Monte. Que Deus te abençoe. Reverendo Adeir Goulart da Cruz.