sexta-feira, 30 de julho de 2010

Quando Fugimos da Voz de Deus (Jonas 1.1-3)

    Até creio que há, de fato momentos que Deus se cala, apesar de me apegar também á eloqüência do silêncio de Deus. Porém, percebo que em algumas situações que nós é que dificultamos, pois em alguns casos, Deus não se calou, mas está falando incessantemente e nós, ou não entendemos, ou entendemos e fazemos de conta que não entendemos, ou mesmo, até concordamos que Deus falou e nos deu sua direção, mas decidimos equivocadamente não obedecermos à sua voz.
   Quando desobedecemos de forma consciente à uma ordem direta de Deus, estamos na verdade nos curvando ao nosso velho homem que se levanta já em um avançado estágio de putrefação, e nos entregamos à sua vontade, isto é, à vontade do ego corrompido. O mais impressionante dentrode tudo isso, é que conseguimos enumerar uma série de justificativas e de "mas" para nossos atos de desobediência consciente à voz de Deus.
   Em outras palavras, temos nossos motivos para não obedecermos à voz de Deus. E uma das formas de se desobedecer é a fuga. E essa fuga nos traz uma série de conseqüências, pois se estamos errando, mais cedo ou mais tarde, colheremos o fruto daquilo que estamos plantando.
    Jonas tinha suas justificativas para não obedecer à voz de Deus. Nínive era a capital da Assíria, conhecida por sua crueldade, violência sobretudo contra os profetas de Deus. Provavelmente, Jonas conhecedor de toa a história e toda tradição judaica, conheceu algum caso de alguns profetas de Deus que foram martirizados pelos ninivitas. A malícia desse povo foi tão grande que chegou a incomodar o Senhor, e Ele resolve visitar essa nação com seus Juízos. Para você ter uma idéia esse povo era tão cruel, que eles conduziam seus escravos aos seus "aposentos" com anzóis presos aos seus narizes.
   Jonas, com toda certeza, foge da voz de Deus, na expectativa de que não houvesse outro profeta que pregasse a essa cidade, e que conseqüentemente fosse subvertida pelo juízo de Deus. Então, ele foge para longe da presença de Deus. Na concepção de Jonas, esse povo deveria morrer. Deus demonstrou sua graça a esse povo dando-lha a oportunidade de se arrepender. Mas Jonas já havia dado a sentença. E a sentença era Morte. Ele não admitia que um povo tão cruel escapasse e sobrevivesse. Ele esperava se vingar dos ninivitas por toda a maldade e crueldade existente. Mas quando Jonas foge, não propriamente da presença do Senhor, porque Deus está em toda parte e nem no fundo do mar ele se escondeu de Deus, mas ele foge dos propósitos e da vontade soberana de Deus. E Inevitavelmente colhe o que plantou pela sua desobediência.
   Gostaria, meus amados de meditar sobre as conseqüências de se fugir da voz de Deus, como Jonas as enfrentou:
    1) NOS AFASTAMOS CADA VEZ MAIS DELE (1.1-3). O que Jonas mais queria nesse momento era fugir de sua responsabilidade como servo de Deus. Portanto ele embarca para longe da presença (ou da vontade) de Deus. Isso implica que Deus não estava com ele em sua decisão. Jonas tomou todas as decisões que o levariam para longe da vontade de Deus. Meu amado, não fuja da presença nem da vontade de Deus para sua vida. Quando decidimos não obedecer, seja mais difícil que for a ordem de Deus, entramos num barco sem direção, que pode naufragar a qualquer momento, porque Deus não nos quer longe de sua vontade.
    2) ENFRENTAMOS TERRÍVEIS TEMPESTADES EM NOSSAS VIDAS (1.4-5). Toda aquela variação climática era por causa da desobediência de um profeta de Deus. Uma embracação inteira sofreu por causa de Jonas. Não somente nós, mas todos a nossa volta enfrentam terríveis tempestades por causa de um ato de desobediência de nossa parte: amigos, família, parentes, colegas de trabalho, igreja, etc. Não seja um causador de tempestades. Abençoe as pessoas a sua volta, cumprindo a vontade que Deus determinou para sua vida.
    3) NOS ESCONDEMOS EM NOSSOS PORÕES E FINGIMOS ESTAR TUDO BEM (1.5-6). Essa cena talvez poderia ser registrada como uma das cenas mais bizarras e impressionantes de toda a vida de Jonas. Não me impressiono com o grande peixe que tragou a Jonas, não me impressiono pelo fato de Jonas ser atirado ao mar como peso morto, nem com o fato de Jonas ser vomitado em terra perto de Nínive. Me impressiono com sua atitude de se esconder de Deus, dormir tranquilamente um sono profundo, sabendo que estava desobedecendo a Deus, e fingindo estar tudo bem. Essa é muitas vezes nossa atitude quando fugimos da voz de Deus. Nos escondemos, e fingimos que tudo está bem, quando nossa embarcação está prestes a afundar. Meu amado, se você quer ser abençoado por Deus, não há uma fórmula mágica para isso. Simplesmente seja fiel à Deus e obedeça a sua voz. Saia desse navio perigoso que está te levando para longa da presença de Deus, enquanto ainda é tempo. Seja usado por Deus.
    4) SOMOS TRAGADOS PELAS FERAS EXISTENCIAIS QUE NOS CERCAM. (1.17) Meus queridos, essas feras podem ser mais tribulações em nossas vidas, talvez enviadas pelo próprio Deus como um ato de correção. É aí que somos tratados por Deus. Não adianta ignorar a voz de Deus. É melhor obedecermos a Deus por amor do que pela estrada do sofrimento. Os problemas vão surgindo, e o próprio Deus pode ser o autor desses problemas para tratar o nosso caráter. Perceba que no ventre do peixe, Jonas ora de forma dramática, e agora onde está o orgulho do profeta? Onde está a coragem para enfrentar a Deus? Desapareceram. Como Jonas mudou. Veja um Jonas diferente agora. Até fala a Deus que iria cumprir com seu voto profético de anunciar a Palavra de Deus. Meu irmão, minha irmã, não passe por lutas para aprender a obedecer a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável. Venha por amor e seja ricamente abençoado e honrado por Deus. Jonas foi vomitado nos limites de Nínive. Quanto sofrimento poderia ter sido evitado. Ele cumpriu com sua missão, mas teve de sofrer muito para entender isso.
    O que Deus tem te falado utimamente? Você tem dado ouvidos? ou tem fingido que não está escutando. Notem que quando Jonas prega aos ninivitas, Deus resolve poupar esse povo porque esse povo se converteu. Jonas deveria ter comemorado o fato dessa nação ter sido salva através da sua pregação, mas não. Ele mais uma vez se justifica, dizendo mais ou menos assim: "eu sabia Senhor, eu sabia, pois o Senhor é misericordioso." Curiosamente, no livro do profeta naum visualisamos a cena da destruição de Nínive, que mais tarde se desvia e inevitavelmente é arrasada. Mas isso não aconteceu nos tempos de Jonas, porque a mensagem pregada por ele foi aceita pelos ninivitas.
   Meu amado, obedeça a voz de Deus, não sofra, não leve pessoas a sua volta a sofrerem, e que não seja você o causador da morte espiritual e condenação eterna de muitos a sua volta. Que em nome de Jesus, em todos os aspectos, você possa obedecer à voz de Deus e não fugir da sua presença. E experimente o melhor de Deus na sua vida. Que Deus te abençoe em nome de Jesus. Reverendo Adeir Goulart da Cruz.