segunda-feira, 12 de julho de 2010

CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS (JEREMIAS 28.1-17)

  Os falsos profetas sempre existiram e sempre estiveram inseridos na história do povo de Deus, se colocando em cena nessa história com duas ênfases: uma negativa, quando tentam usar a Deus, e uma positiva, quando suas mentiras são desmascaradas e Deus é glorificado.
  Porém a marca deixada no curso da história é de um grande estrago, nas vidas das pessoas que os ouvem. Em todas as eras eles se levantam, e assim continuará até a segunda vinda de Jesus.
  Ainda hoje, por exemplo eles estão entre nós, e são movidos, na maioria das vezes por um espírito mesquinho e manipulador, pois precisam de seguidores, admiradores, e apresentam assim, uma falsa propaganda, na intenção de aumentar o número de seus discípulos.
  Jeremias padeceu muito com um falso profeta de sua época chamado Hananias, que estava colocando a Palavra de Deus em dúvida. Jeremias vivenciava com todo o povo de Judá, o pano de fundo histórico que os conduziria para o cativeiro babilônico, e todas as predições de Deus apontava para o cativeiro. Por causa da verdade profética acerca do futuro de Jerusalém, Jeremias foi ridicularizado, rejeitado, ameaçado, preso, perseguido, e como se não bastasse tantas lutas, ainda enfrentou o falso profeta Hananias.
  No cap. 27, Deus manda Jeremias construir uns canzis (jugo, cangaia) simbólicos e colocar no pescoço. Notem que esse é um utensílio usado no gado ara arar a terra entre outras atividades. Deus estava dizendo que o povo inteiro seria escravos na Babilônia e trabalhariam como animais por imposição de Nabucodonozor. E Deus alerta o povo a no dar ouvidos aos adivinhos, aos falsos profetas que faziam uma falsa propaganda de paz e de felicidade, pois o povo havia se rebelado contra Deus e não escaparia do juízo vindouro. A palavra de Deus foi clara: “VIRÁ SOBRE VÓS A DESTRUIÇÃO E A ESCRAVIDÃO.”
  Nesse ínterim, entra em cena o falso profeta Hananias que não somente humilha Jeremias ao quebrar o jugo que Deus o mandara usar, mas põe em descrédito toda a Palavra profética que predizia o castigo de Deus. Ele o faz dizendo que não haveria destruição, mas haveria paz, que os utensílios da casa de Deus seriam devolvidos em dois anos e que os exilados retornariam em breve para Jerusalém.
  Esse espírito dos falsos profetas ainda agem hoje no nosso meio, e eles estão por toda parte. Ao passo que Deus levanta homens para pregar a genuína mensagem da cruz que leva ao arrependimento e transformação de caráter, satanás também levanta seus emissários para enganar o povo pregando e ensinando o conforto, a paz, a prosperidade, a cura, (não que isso seja uma falácia), mas não ensinam que o pecado leva à perdição eterna. E que se não houver transformação de vida não há aprovação e a bênção especial de Deus.
  Você já deve ter ouvido essa falsa propaganda. Há falsos profetas profetizando mentiras e determinando bênçãos à pessoas que não se curvam à Palavra de Deus. Homens tomados pela ganância e pela vaidade, que estão abençoando pessoas que vivem deliberadamente no pecado, e não ensinam a essas pessoas compromisso com Deus. Se de um lado encontramos os caçadores de bênçãos encontramos também os negociadores que vendem essas bênçãos ao pobre e desinformado rebanho que sofre esses enganos. Sofrem porque a vida continua a mesma mesmice.
  Jeremias nos ensina a identificar esses falsos profetas e nos resguardarmos de suas mentiras:
  1) Eles são ousados e na maioria das vezes arrogantes (v. 10: Hananias avança sobre Jeremias e quebra o jugo simbólico que Deus havia ordenado que ele usasse). Já vi supostos profetas se levantarem no meio o culto e no meio de reuniões gritando bradando em alta voz usando a expressão “te digo assim meu servo”, desrespeitando talvez um verdadeiro profeta que está fazendo uso da Palavra de Deus. Se Deus já está falando, meu amado, ele não vai se interromper falando duas coisas ao mesmo tempo. Deus respeita seus servos. O falso profeta não respeita nem a Deus.
  2) Eles querem agradar aos homens e não a Deus. (v. 1-4) Hananias estava profetizando paz logo após Deus mandar Jeremias profetizar o juízo de Deus. É claro que o povo reconheceu Hananias como profeta, não por causa de se apresentar como um, mas pela palavra confortável e agradável que disse ao povo. Há muitos falsos profetas entre nós que pregam o que o povo quer ouvir: cura, prosperidade, revelações, mas não ensinam o povo a ser honesto com suas contas, íntegro no linguajar, perdoador, humilde, e intercessor. Estamos vivenciando hoje uma verdadeira guerra que não tem vencedores a não ser Satanás. Quem prega a verdade é desacreditado, pois há uma falsa propaganda sendo pregada, e muitos aderem a ela. A cruz perdeu o significado para muitos. Muitos querem ouvir só coisas boas, e o povo por isso se divide. Uns seguem aos falsos profetas e outros tentam se firmar na Palavra.
  3) Eles querem usar a Deus, e não serem usados por Deus. É lamentável mas é verdade. Não todos, mas muitos que se levantam como profetas são tomados pela vaidade, e se auto defendem: eu sou profeta de Deus, eu sou Servo de Deus, eu sou usado por Deus, eu fui escolhido desde o ventre, etc... A vaidade já tomou conta. O verdadeiro profeta não precisa ficar se mostrando e dizendo que é isso ou aquilo. A autoridade do homem de Deus é sancionada nos céus, e quer aceitem ou não, o verdadeiro profeta é honrado por Deus e não pelos homens ou por si mesmo. Hananias tentou usar a Deus e ser reconhecido como profeta, pelo povo. Existem muitos Hananias hoje. Suas mensagens são em defesa de si próprios (vocês tem que me ouvir por sou Homem de Deus). Hananias tentou usar a Deus falando não o que Deus já havia dito, mas o que o povo inteiro queria ouvir. Seu interesse era ser notado pelo povo e ganhar crédito.
  4) As máscaras dos falsos profetas caem mais cedo ou mais tarde. (v.7-17). Jeremias não brigou, não falou mal de Hananias, nem o jogou contra o próprio povo. Apenas o advertiu que todos os profetas só profetizaram castigo e tentaram conduzir o povo ao arrependimento, e que se sua mensagem fosse verdade tudo se cumpriria. Mas não era verdade e isso veio a tona quando Deus revela a mentira e aponta a sua verdade. Deus dá a sentença: Hananias pecou, não se retratou, não se arrependeu e Deus predisse sua morte no mesmo ano. Dois meses depois a Palavra se cumpre e Hananias falece sob a sentença de Deus. Os falsos profetas do presente, mais cedo ou mais tarde são desmascarados. Sua vida nem sempre condiz com sua mensagem. E isso mais cedo ou mais tarde é revelado por Deus.
  Sobre esses falsos mestres a Palavra de Deus diz o seguinte: “no tocante a Deus professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra.” Tito 1.16. Em nome de Jesus, meu amado, utilize o filtro da Palavra de Deus, e não dê ouvidos a todo o que se diz profeta, mas sim ao que anuncia o evangelho de Cristo da forma que ele é, sem distorções. Todo está na Palavra de Deus e a Palavra de Deus que nos revela a verdade. Não abra mão disso. Que Deus te abençoe. Rev. Adeir Goulart da Cruz.