quinta-feira, 15 de julho de 2010

NOSSA CULPA (EZEQUEL 3.16-21)

   Se tem algo que todos querem é ser abençoado por Deus. Os momentos em que Deus mais é buscado é quando estamos interessados em suas bênçãos. Aliás, correr atrás de bênçãos têm sido o objetivo de muitos crentes do século 21. Deus de fato nos abençoa, por sua Graça, mas o que sua Palavra nos recomenda é que sejamos também uma bênção em suas mãos. Uma das formas de sermos bênçãos é evangelizarmos no nosso dia a dia. Só que nem todos estão interessados em servir a Deus, mas sim em ser servido por Deus.
   O texto que acabamos de ler é uma palavra profética que Deus dirige a Ezequiel, no tocante a seu trabalho como atalaia de Israel, que deveria cuidar e avisar ao povo do seu mau caminho. O povo estava se perdendo, ao se afastar de Deus. O Senhor levanta a Ezequiel e lhe confia a missão de propagar as boas novas de salvação a todo o Israel. Israel era o povo que estava longe da presença do Senhor e alguns gradativamente iam se distanciando, seguindo ao curso das trevas. Deus se dirige a Ezequiel e lhe traz uma advertência dura e severa, com relação ao trabalho missionário que ele deveria desempenhar dentro de Israel. Ele mostra que almas estão morrendo debaixo de seus olhos, e que ele sabia disso.
   Como Deus mostra a Ezequiel, há um perigo muito grande quando não fazemos missões, e eu gostaria de enumerar à luz do texto que acabamos de ler:
   1) O DESCRENTE MORRE EM SUA DESGRAÇA POR CULPA NOSSA (v. 18)
   A Bíblia é clara e enfática ao afirmar que a responsabilidade é nossa. A função da igreja como agência de Atalaias na terra é a de avisar o perverso da perdição eminente. Não é somente uma tarefa do pastor, do evangelista, dos missionários, mas da igreja. Até mesmo dentro da igreja tem pessoas se perdendo e não damos a mínima. A responsabilidade é nossa.
   2) O JUSTO MORRE EM SUA DESGRAÇA POR NOSSA CULPA (v. 20)
   Tem muitas pessoas que se desviam da igreja e dos caminhos do Senhor por que não encontram um ambiente favorável para crescer. Não há ministração da Palavra de Deus, e os atalaias não lhe oferecem palavras de arrependimento, que confronte seu pecado e seu distanciamento de Deus. Mas por medo de perdermos a simpatia, não alertamos essas pessoas, não oramos, não intercedemos, não cuidamos, e essas pessoas se perdem por causa do nosso despreparo.
   3) SEREMOS PENALIZADOS PELAS ALMAS QUE SE PERDEM POR NOSSA CULPA. (v. 18, 20).
   Não sei que tipo de penalidade receberemos pela nossa negligência mas tudo indica que é algo severo. A culpa das almas que se perdem é da igreja, que está dormindo o sono da negligência e do descaso. Deus vai requerer de nossas mãos o sangue dos que se perdem quando nós não fazemos missões. Jesus na parábola dos dez talentos nos adverte quanto a negligência dizendo que ao que muito lhe foi dado, muito lhe será cobrado. Se você tem buscado muito as bênçãos de Deus, as tem recebido, e não testemunha, levando a mensagem redentora de Deus, pelo fato de você ser muito abençoado, você muito será cobrado.
   Se você ainda não investiu seu tempo nem suas orações em trabalhos de evangelização, você pode ser um dos responsáveis pelos problemas de sua igreja. Deus honra aqueles que o servem com o coração apaixonado. Que você possa, em nome de Jesus responder à pergunta que Deus faz a Isaías: “a quem enviarei e quem há de ir por nós?”. Que Deus nos abençoe em nome de Jesus.