domingo, 18 de julho de 2010

CRISTO IMUTÁVEL (HEBREUS 13.8)


    “Nunca despreze o seu presente, pois ele te ajuda a reparar o passado e a construir um futuro.”
    Essa frase filosófica nos leva a entender que nossa vida é composta de passado presente e futuro. Todos nós passamos por essas etapas e quando olho para elas, percebo o quanto somos limitados. O homem tem um início, um meio e um fim, e esse processo o homem passa por diversas mutações. Muda seu semblante, seu pensamento, seu comportamento, suas roupas, sua aparência, enfim, o homem muda de diversas formas.
    Em face a essas mudanças, inevitavelmente surge um contraste entre a personalidade eterna de Jesus, e nossa personalidade mutante. Cristo sendo eterno, não se prende a tempo e espaço. Ele é o verbo eterno de Deus, pré-existente com Deus na eternidade (João 1.1). Não mudou, não muda e nunca mudará.
    Agarrado a essa premissa, quero fazer três considerações importantes e indispensáveis: 1) Cristo é Imutável em sua Pessoa; 2) Cristo é Imutável em sua Palavra; Cristo é Imutável em Sua obra Redentora.
    O texto em que baseamos nossa mensagem de hoje, traz em primeira instância, recomendações aos crentes hebreus a espelharem suas vidas nos exemplos passados de homens que pregaram a Palavra de Deus e que viveram de forma digna do evangelho de Cristo.
    O autor de Hebreus aponta para o exemplo deixado no passado, de pessoas que foram fiéis a Deus e sua Palavra e não perverteram a Palavra da Verdade.
    Mas muito mais do que nos espelharmos em homens, o escritor dessa carta apela para o exemplo eterno de Cristo, que intervém em todas as eras da existência humana. Meus amados, além de sermos fiéis a Deus em todas as épocas e não pervertermos as Escrituras, podemos inferir também que Jesus se preocupa conosco em todos os tempos e épocas. Jesus está atento ao que enfrentamos em todas as gerações. Ainda que o problema seja grande, Ele possui o mesmo poder, a mesma substância divina, e o mesmo objetivo de salvar, abençoar, executar seus juízos e cumprir com sua Palavra em nossas vidas.
    Nessa certeza, podemos afirmar que:
    1) CRISTO É O MESMO PARA MUDAR MINHA HISTÓRIA. (ONTEM)
    ... considerai o vosso passado. (Ageu 1.5). 
    Meu amado, eu queria que você agora entrasse na máquina do tempo chamada mente, e se transportasse para situações que você sofreu e que talvez você tenha vergonha de lembrar.
    Momentos duros, sofrimentos, crises na sua família, na saúde, nos relacionamentos, pecados cometidos. Como foi seu passado até aqui?
    Há alguma situação passada, uma decisão errada, um pecado cometido que você ainda sofre? Jesus é o mesmo para reparar o seu passado e apagar as marcas. Ele pode curar suas feridas, sua dor, ele pode reescrever a história.
    Jesus não mudou e ele tem o mesmo poder para mudar sua história e te resgatar da tragédia do seu passado. Nós sofremos no presente por causa de escolhas erradas que fizemos no passado. Jesus é o mesmo para mudar essa triste história.
    2) CRISTO É O MESMO PARA INTERVIR NO SEU PRESENTE. (HOJE)
    ...Hoje, se ouvires a sua voz, não endureçais o coração... (Salmos 95. 7b, 8a).
    Queridos, Jesus pode intervir também em nosso presente. Decisões erradas que tomamos agora se constituem tragédias históricas em nossas vidas, que podem refletir negativamente pelo resto da vida.
    A situação conflitante e dura que enfrentamos agora, pode ser mudada miraculosamente se ouvirmos a voz de Deus, isto é, sua Palavra. Não há fórmula mágica para ser abençoado por Deus. Deus promete abençoar seu povo, quando há humilhação, oração, busca da presença de Deus, e conversão. (1 Crônicas 7.14).
    Jesus é imutável em seu agir. O mesmo poder que ele teve no passado para curar, intervir, perdoar, abençoar e salvar, ele tem hoje. Você ainda sabe em quem você tem crido? Não endureça seu coração. Que tipo de luta você tem enfrentado em seu presente? Doença? Aflição? Perturbação? Conflito no Lar? Dificuldade Financeira? Depressão? Isso pode ser resultado de dureza de coração, frieza espiritual, e acima de tudo, decisões erradas que você tomou no passado que está refletindo agora. Se uma decisão não for tomada hoje, você pode transferir isso para seus filhos. Deixe Jesus entrar e mudar seu presente, já, meu amado. Deixe ele assumir o controle total de sua vida.
    3) CRISTO É O MESMO PARA PROJETAR SEU FUTURO. (AMANHÃ).
    Ele é como a árvore plantada junto a corrente das águas; que no devido tempo dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. (Salmo 1.3).
    Meu amado, a escolha é sua. Se você deixar Jesus guiar sua vida, buscar intimidade com Deus, sua vida será abençoada e frutífera. Mas caso contrário, seu futuro será amanha um presente atribulado e depois uma história trágica.
    Nosso futuro está nas mãos de Jesus. Talvez você olhe a sua volta e não vê perspectiva de mudança. Talvez você pense que é impossível ter uma vida abençoada. Quero te dizer que Jesus veio para trazer vida e vida em abundância.
    Se ele veio para isso, Ele tem poder para fazê-lo. Entregue seu futuro a Jesus, seja íntegro e reto, busque intimidade com Deus, e deixe-o governar sua casa, sua família, seus negócios, etc. Deixe seu futuro nas mãos de Jesus.
    Pare de sofrer. Pare de tomar decisões erradas. Pare de agonizar as dores do seu coração petrificado. Jesus não te chamou para sofrer. Ele quer te dar alívio hoje à sua dor.
    Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará. (Salmos 37.5).
    Meu amado, quero encerrar dizendo, que na história do povo de Deus que inclui a mim e a você, Jesus jamais desamparou seus servos, nunca se esqueceu deles, e ele também não nos desampara.
    Conhecemos essa história e sabemos que Deus sempre restaurou o passado, interviu no presente e projetou o futuro.
    Se seu passado é triste, Jesus restaura o seu Ontem
    Se o seu presente é atribulado, Jesus intervém no seu Hoje
    Se o seu futuro é incerto e você não tem esperança de mudança, Jesus projeta seu Amanha.
    Tome a decisão e entregue sua vida inteiramente ao Senhor. Amém.