segunda-feira, 12 de julho de 2010

AS INDULGÊNCIAS VOLTARAM!

  “Agora ouçam as vozes de seus queridos parentes e amigos mortos! Eles estão pedindo a vocês: Tenham piedade de nós! Tenham piedade de nós! Estamos em terríveis tormentos! Somente vocês podem nos salvar. Tudo o que precisamos é de uma pequena contribuição! Por que vocês não nos ajudam? Abram seus ouvidos... ouçam os pais clamando aos filhos: nós lhes demos a vida, os alimentos e os educamos! Deixamos a vocês nossa herança! Por que vocês são tão cruéis que não queiram nos salvar agora? Vocês vão nos deixar aqui em chamas para sempre? Vocês querem realmente retardar nossa entrada no céu?”
  Essa era a propaganda herética veiculada por João Tetzel, o pregador das indulgências pelas ruas da Alemanha em 1517. Um dos momentos mais dramáticos que ocasionou o cisma da igreja em duas partes: protestantes e católicos, se deu entre muitos outros motivos, por causa das indulgências (um tipo de taxa para salvação ou por qualquer outra coisa). Lutero, revoltado com essa mensagem mentirosa, escreve 95 teses contra esse sistema enganador, e como resultado é excomungado da igreja, visto não ter se retratado. O problema era tão grave já nessa época que vendia-se água milagrosa, pedaço da cruz de Cristo, dente de João Batista, e as pessoas pagavam achando que isso traria algum benefício. O misticismo tomou conta das pessoas já nesses séculos. Vários homens fiéis a Deus morreram, foram torturados pelo tribunal da “santa inquisição” por protestarem contra esse sistema anti-bíblico chamado “mercado da fé”. A reforma protestante surge do esforço desses homens em manter a pureza doutrinária da igreja.
  Hoje esse trabalho tem sido ignorado por muitos crentes, líderes religiosos e pregadores da Palavra de Deus. As pessoas hoje estão pagando pelo milagre de Deus, negociando curas, depositando suas economias no banco da prosperidade e depositando sua fé em objetos ungidos, sem qualquer valor sobrenatural. E assim ficam escravizadas à mentira, continuam doentes, atribuladas e pobres.
  O que mais me choca é saber que esses fatos eclodiram do embrião herético dos tempos do Apostolo Paulo que nos adverte que a apostasia os últimos tempos iria acontecer dentro das igrejas. E muitos dariam ouvidos as loucuras que são pregadas de forma bem superficial, sem embasamento bíblico e numa inclinação bem irracional. ( Tm. 4.1-5).
  Muitos pastores e líderes fiéis ao Evangelho estão sendo excomungados de suas igrejas e sofrido com suas famílias as angústias da rejeição, porque amam a Palavra e odeiam as heresias. Percebo que para nós Pastores que buscamos a pureza do evangelho, as coisas fiquem cada vez mais complicadas, pois muitos falsos profetas se levantam para combater o evangelho enganando, predizendo mentiras, vendendo milagres, seduzindo o povo, usando a psicologia da miséria humana, enriquecendo às custas dos pobres e desventurados caçadores de milagres que por sua vez continuam padecendo. Igrejas estão se dividindo porque muitos acreditam nessas mentiras e por falta de conhecimento bíblico pensam que estão certos.
  As Indulgências Voltaram. Os Tetzel’s de hoje estão entre nós... vendendo, negociando barganhando as Bênçãos de Deus que nos dá de graça e nos exige apenas uma coisa: fidelidade, amor e obediência a Ele. Mas os Hananias (Jr. 28.1-17) do século XXI não vão desistir de pregarem aquilo que as pessoas querem ouvir, aquilo que massageia o ego, mas não transforma o caráter. Faça uma reflexão, meu amado: você tem apoiado sua igreja, ajudando-a a se fortalecer, orando, defendendo-a, participando dos trabalhos, ou você tem apoiado João Tetzel, o pregador das indulgências (barganha) e Hananias, o pregador que proclama o que todos gostam de ouvir? Pense reflita sobre isso... sua igreja pode estar sofrendo por causa disso. Ame sua igreja, ame a Palavra de Deus, desperte, pois Deus quer te usar, Ele quer te abençoar, e ele quer fazer isso DE GRAÇA. Que Deus tenha misericórdia de todos nós e nos livre. Em nome de Jesus, Amém. Rev. Adeir Goulart da Cruz.