sexta-feira, 30 de julho de 2010

Sinal Vermelho (1 Samuel 23.1-14)

    Todos nós conhecemos o famoso semáforo que tem por objetivo regulamentar o tráfego de veículos e trazer segurança. Sabemos que o sinal verde é a permissão para avançar, o amarelo, por sua vez nos alerta quanto a mudança para o vermelho que nos obriga a parar.
    O texto acima nos traz um dos momentos mais dramáticos da vida de Davi, quando fugia de Saul. Davi nessa ocasião, logo após se esconder em uma caverna chamada Adulão, agora se vê na responsabilidade de defender um povo que mais tarde trairia para salvar a própria pele.
    Davi livrou uma cidade chamada Queila, das mãos dos filisteus, e em todos os momentos, ele olhou para o semáforo de Deus. Na primeira ocasião, Davi olha para Deus e pergunta: Senhor, posso prosseguir? Sinal verde, Deus para lutar contra os Filisteus? (v2), e Deus responde: Sim Davi, Sinal verde, pode avançar, vença os filisteus e defenda essa cidade. (v.2,4).
    Davi foi um herói livrando os habitantes de Queila que por sua vez o trairiam. Isso sempre acontece conosco. Somos entregues por quem nos lutamos e amamos. Por mais esforço que você empenhe para defender aquele seu sonho, ideal, objetivos, família, e até pessoas que você quer bem, amanhã, elas podem te trair.
    Num segundo momento, Davi se vê no sinal amarelo de Deus e antes, ele pergunta a Deus se deve ficar ou fugir. Notem, meus amados, que Davi defendeu Queila dos filisteus, mas um segundo ataque estava já elaborado por Saul, por causa da presença de Davi nessa cidade. Saul destruiria uma cidade inteira só para matar a Davi, e Davi percebe o sinal amarelo, o perigo iminente. Davi tinha esperança que seu esforço em salvar essa cidade seria reconhecido, e que esses homens o defendessem e demonstrassem as lealdade. Mas isso não ocorreu.
    Diante do sinal amarelo, Davi fica na Dúvida: E agora, o que eu faço? Já se viu numa situação semelhante? Já ficou num dilema de decidir algo que pode sua vida, sua paz, sua família, sua vida profissional, seu ministério? Particularmente, me sinto assim o tempo inteiro.
    Davi diante do sinal amarelo ele pergunta: Sinal amarelo, Senhor? Me tira uma dúvida: se eu ficar, aqui, Saul destruirá essa cidade por minha causa? Ele descerá até mim? Deus responde: Sinal vermelho, Davi. Saul descerá sim para destruir essa cidade e te matar. (v.10-11)
    E agora, a pior parte. Davi pela terceira vez ora a Deus e diante do sinal amarelo, ele pergunta a respeito do povo, já se antecipando quanto ao que poderia acontecer se Deus não intervisse: Sinal verde, Senhor? Esse povo vai me defender? Esse povo vai me ajudar e me preservar? Ou eles me entregarão? A triste, mas necessária resposta de Deus foi a que talvez Davi já soubesse: Não, Davi. Sinal vermelho. Eles te entregarão a Saul. (v.12).
    Baseado nas respostas de Deus, Davi tomou suas decisões. Meu amado, diante dos dilemas da vida, que você possa buscar a resposta para a sua vida, no Senhor. E não espere que pessoas a sua volta estejam do seu lado, pois na hora que o sinal ficar vermelho, elas te abandonam. Mas o Senhor te acolhe e não te vira as costas. Ele te honrará.seja firme e não desanime. Olhe para o semáforo de Deus, observe seus sinais, e tome as decisões corretas. Reverendo Adeir Goulart da Cruz.