sexta-feira, 16 de julho de 2010

É NECESSÁRIO ATRAVESSAR (JOÃO 4.1-4)

   "Quando, pois o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que Ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João, (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim, os seus discípulos) deixou a Judéia retirando-se outra vez para a Galiléia. E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria."
   Talvez todos aqui já tiveram de tomar decisões difíceis na vida, como por exemplo, uma viagem indesejada. Já tive de fazer várias viagens no decorrer da minha vida profissional, o que nem sempre era muito agradável. Algumas dessas viagens eram maçantes, cansativas e principalmente perigosas, por causa do percurso e das condições da estrada. Nossa vida também é como se fosse um trajeto de várias estradas e algumas delas nós não gostaríamos de trilhar. Mas há situações que nos forçam a trilhar, mesmo contra nossa vontade essas estradas terríveis.
   No texto proposto, páro propositalmente no versículo 4 porque não é meu objetivo falar da mulher Samaritana, mas sim de Jesus. Precisamente no versículo 4, Jesus se vê na eminência de fazer uma viagem, que não seria agradável. Ele partiria da Judéia para a Galiléia, mas segundo o texto, era necessário passar por Samaria. O percurso dessa viagem seria difícil, porque Jesus sendo Judeu iria passar dentro dos limites de Samaria. Todos nós sabemos que os Judeus e os Samaritanos não se comunicavam. Os Judeus consideravam os Samaritanos ritualmente imundos, por causa do sincretismo religioso e por causa da mistura de raças. Os Samaritanos porém criam que eles é que eram o verdadeiro povo de Deus, e acreditavam que suas práticas estavam corretas e que os Judeus tinham um problema com o local de adoração a Deus.
   Havia uma briga entre eles. Eles não combinavam entre si, não havia amizade nenhuma entre eles. Por causa desse e de uma série de motivos, passar por Samaria era perigoso, principalmente, falar com samaritano ou samaritano falar com judeu. Jesus também enfrentaria outros perigos nesse percurso: animais peçonhentos pelo caminho, perigo de salteadores, emboscadas, entre outros. Mas era necessário passar por essa rota. Era necessário não por causa da localização geográfica, pois Jesus poderia ter desviado por outro caminho, mas sim, por causa de sua obra restauradora na vida de uma mulher pecadora que precisava de sua ajuda.
   Jesus enfrentou todos os obstáculos previsíveis nesse trajeto, mas teve total desprendimento e coragem e cumpriu com sua missão, mesmo passando por essa estrada difícil. Quero inferir aqui, para nossa meditação, três estradas que inevitavelmente teremos que atravessar ainda que fujamos delas e neguemos a necessidade de trilhá-la. Devemos aprender com Jesus se quisermos vencer esses três percursos. É necessário atravessar:
   1) A Samaria da tentação (Mt. 4) - A tentação de Cristo (Eu vs. o diabo). Nenhum ser humano está isento de atravessar essa estrada terrível; principalmente aos cristãos, essa estrada tenebrosa estará sempre em seu caminho. Nem Jesus escapou dessa estrada, em diversos episódios de sua vida. Mas atravessou invicto, com coragem e consciência de sua missão. Ele não parou no meio do trajeto. Ele foi até o fim. A Palavra de Deus nos assegura que Deus passa conosco na tentação e nos dá forças suficiente para suportarmos essa estrada terrível. (1 Coríntios 10.13)
  2) A Samaria da provação (Mt. 26.36-46) - Jesus no Getsêmani (Eu e Deus). Não somos tentados por Deus porque Deus a ninguém tenta. Mas na verdade somos Provados por Ele, porque seu desejo é nos aprovar e não nos reprovar. Várias situações podem constituir grandes provações em nossa vida, como por exemplo, doenças, fracasso, abandono, instabilidade financeira, amargura, trancamento de portas, orações não respondidas, etc. Qual será a nossa atitude diante das provações? Vamos passar com fé, ou vamos esmorecer e desanimar? Jesus foi provado no Getsêmani. Deus não atendeu sua oração, pedindo para ficar livre do sofrimento que viria, mas Deus o honrou quando ele venceu essa estrada.
   3) A Samaria da Humilhação (Fp. 2.5-11) - A Teoria da Kenósis (Eu e meu Ego). Para Deus não tem grau de pecado, mas talvez sob a ótica humana, um dos mais abomináveis de todos os pecados seria o orgulho, a vaidade e o desejo de estar no centro de tudo. O que destituiu lúcifer de seu posto foi o desejo de ser como Deus, e cheio de soberba se elevar como o Altíssimo. O próprio Jesus não reivindicou seu título, de Messias, de Filho de Deus, de o Leão da Tribo de Judá, mas a si mesmo se humilhou (não deixando de ser Deus), mas sofreu as angústias da miséria humana em todos os seus estágios de sofrimento, até ser exaltado por Deus. Ele se humilhou sendo obediente até a morte e morte de cruz. No segundo livro das Crônicas, capítuo 7 vs 14, Deus faz uma alerta a Salomão com relação ao seu povo, e esse alerta serve de condição para ser abençoado por Deus e ter uma vida feliz e bem sucedida. O primeiro requisito de Deus é a Humilhação. Quando nos humilhamos, destronamos nosso ego, nosso velho homem, nossa natureza carnal e entregamos o controle de nossas vidas ao Senhor. Essa talvez seja uma das estradas mais difíceis de trilhar.
   Não sei que tipo de luta você tem enfrentado, mas saiba que você não pode desistir de trilhar essas três estradas tortuosas, que te levam a glorificar a Deus, quando são vencidas. A estrada da tentação enfrentaremos até a nossa redenção final. Ela nos fortalece quando vencemos cada milha. A estrada da provação é, na verdade o toque sobrenatural e amoroso do oleiro em nosso caráter frágil e deformado. Não se rebele contra Deus. Volte, assuma seu posto como filho e como servo fiel e vença a estrada da provação. A estrada da humilhação, é o atalho para a estrada brilhante e gloriosa chamada vitória. Supere essas três estradas, pois para você vencer, é necessário atravessar. Que Deus te abençoe ricamente em Cristo Jesus.