terça-feira, 21 de junho de 2011

AGRADANDO A DEUS E CRESCENDO PELA FÉ (HEBREUS 11.1-7)

        É indispensável que tenhamos fé. Fé é ver o invisível e tocar no intangível. Fé é como se nos lançássemos num vácuo escuro, sabendo que lá há alguém forte e poderoso para nos sustentar em seus braços. Mas há algo mais importante e mais indispensável ainda do que simplesmente ter fé. É em quem ou no que depositamos nossa fé.
        Todos têm fé em alguém ou em alguma coisa. Há pessoas que crêem na existência de OVINIS, outras crêem na existência de seres mitológicos, outros acreditam na existência de duendes. Há pessoas que acreditam até mesmo em Papai Noel.
        Até mesmo os que se declaram ateus, possuem fé em algo. Não existe ninguém que não creia e não cultue alguém ou algo e assim lance sua confiança.
       Fé é mais do que simplesmente uma atitude desesperada de pessoas aflitas em busca de uma resposta. É algo profundamente relacional, que mexe com nossos sentimentos e nossa razão.
       A galeria dos heróis em Hebreus 11 é rica em artifícios que corroboram para a idéia racional de uma fé relacional, isto é, uma fé comungante, precisamente, em Deus. O Único digno de nossa devoção, confiança e fé é, de fato, Deus. Os heróis venceram pela sua fé. Aqueles que deram início à linha histórico redentiva, foram bem sucedidos por causa da fé.
      Ao mesmo tempo que agradamos a Deus nos relacionando com ele puramente, no dia a dia, somos também beneficiados pela fé.
      A Palavra do Senhor nesse texto nos apresenta alguns benefícios que a fé nos oferece:
      I) OBTEMOS BOM TESTEMUNHO (v. 2)
      II) ENTENDEMOS OS MISTÉRIOS DE DEUS (v. 3)
      III) TEMOS NOSSA OFERTA ACEITA POR DEUS (v. 4)
      IV) ESCAPAMOS DA MORTE (v. 5)
       V) AGRADAMOS A DEUS E RECEBEMOS NOSSO GALARDÃO (v. 6)
      VI) CONTRARIAMOS A LÓGICA HUMANA E OBEDECEMOS A DEUS (v. 6)

       Vença pela fé, agrade a Deus e seja mais que vencedor em Cristo Jesus. Que Deus te abençoe ricamente e aumente sua fé.
Reverendo Adeir Goulart da Cruz