terça-feira, 21 de junho de 2011

A FORNALHA DA AFLIÇÃO (DANIEL 3.12-30)

       O ouro para alcançar um alto grau de pureza, precisa ser levado à uma temperatura sobremodo elevada. O fogo possui uma propriedade purificadora. O fogo serve para clarear quando não há luz, serve para aquecer quando se está frio, serve para consumir coisas que não nos servem, e serve também para purificar materiais preciosos. O refrão do cântico “Acende o Fogo em Mim” aponta para o agir de Deus em nós e nos purificando como metal precioso quando dizemos: “refinado serei, precioso metal (...)” e “acende o fogo em mim.” O fogo do Espírito pode reacender o amor que se esfriou em nossos corações.
       Mas há um tipo de fogo que eu creio que se todos nós pudéssemos escolher, não optaríamos por passar por ele ou sentir seu calor. O Fogo da Fornalha da Aflição.
       Os três amigos de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego experimentaram o pior fogo que qualquer mortal pode enfrentar: o fogo da aflição. Eles eram cativos na Babilônia e tiveram de passar por essa prova de fogo, que os apuraria ainda mais e autenticaria mais uma vez na Babilônia a existência e o poder da Intervenção do verdadeiro Deus.
       Todos nós enfrentamos situações em que poderíamos chamar de fornalhas da aflição. Em primeiro lugar porque são situações indesejadas, em segundo lugar, porque a gravidade das situações desagradáveis que enfrentamos é na maioria das vezes quase que insuportáveis, e em terceiro lugar por que desafiam nossa fé em Deus e nos forçam a nos curvarmos diante de uma proposta de solução mais fácil, mas que pode ofender o Senhor dos Exércitos.
       Todos nós temos de passar pelo fogo da aflição, todos os dias. Haverá dias em que o fogo estará mais intenso. Haverá momentos em que sentiremos que está sendo colocado mais lenha nessa fogueira. O que identifica o verdadeiro crente não é a ausência de problemas pois isso é impossível, mas sim a capacidade sobrenatural dada pelo Espírito de Deus ao crente para vencer suas lutas e provações.
       A fornalha da aflição é inevitável. Mas ela revela os verdadeiros crentes. Os verdadeiros crentes, por mais que sofram na fornalha da aflição e do desespero, crêem no livramento e na intervenção de Deus que nos apura como ouro.
       A fornalha da aflição nos ensina que:
       1) OS VERDADEIROS CRENTES NÃO CEDEM ÀS PRESSÕES (V. 12-18)
       Meu amado leitor, o que determina a vitória do crente é a sua firmeza diante das pressões. Os três amigos de Daniel foram forçados a negar o verdadeiro Deus e a adorarem a estátua de ouro que o rei fez. A proposta era a seguinte: “vou dar uma oportunidade para vocês três: quando o ministério de louvor do inferno tocar, vocês se ajoelhem e adorem minha estátua, caso contrário vocês serão queimados na fornalha de fogo ardente.”
       Parece simples, mas a pressão foi grande. Quantos crentes teriam cedido à essa pressão. E é assim na vida de muitos cristãos. Muitos servos de Deus têm cedido à pressões terríveis e se curvam diante de uma solução mais fácil que custará sua alma. Adão e Eva cederam, Saul cedeu, o rei Ezequias cedeu, Pilatos cedeu, e muitos outros cederam à pressão, pecaram contra Deus e isto custou algo valioso.
       Esses três amigos fiéis a Deus persistiram e responderam ao rei: “faça o que você quiser, mas não adoraremos sua imagem, se Deus quiser ele nos livrará, se não, morreremos por amor a Ele. Seja Fiel meu amado, não ceda às pressões. Fique firme e Glorifique a Deus.
        2) OS VERDADEIROS CRENTES CAMINHAM LIVREMENTE COM JESUS (V. 19-27)
       O que é mais assustador do que assistir três seres humanos queimando vivos num forno ardente, em chamas insuportáveis, e todos eles, amarrados, embrulhados em suas próprias vestes, atados para não se moverem? Com certeza é vê-los livres caminhando no meio do fogo sem sofrerem dano algum, e na companhia de Jesus. Isso pode ser assustador, mas para o servo do Senhor, maravilhoso.
       O rei Nabucodonozor agora pasmado, vê não somente os três amigos mas um quarto homem misterioso caminhando lado a lado com eles no meio do fogo, com uma diferença: agora não estão mais atados, amarrados e imóveis; não estão queimando, e não estão sozinhos. Estão com o quarto homem: Jesus. Jesus anda conosco no meio das tribulações sem que elas nos causem danos. Ele nos livra de nossas ataduras, e nos liberta da corrupção e de todos os perigos que nos prendem. O servo fiel não está sozinho. Jesus não nos deixa passar pela fornalha da aflição sozinhos. Ele está conosco, Aleluia!
        3) OS VERDADEIROS CRENTES LEVAM OS ÍMPIOS A CONHECEREM O         VERDADEIRO DEUS (V. 28 e 29).
       Meus amados, o rei totalmente pagão agora muda seu decreto. Antes quem deveria ser adorado sob pena de ser castigado era a estátua, provavelmente uma imagem de ouro do próprio rei. Após ele ver com seus próprios olhos, quem é o verdadeiro Deus, muda seu edito real. Qualquer um que blasfemar contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego será castigado, pois não há deus como Esse. Em outras Palavras, ele estava declarando que Só o Senhor é o único e verdadeiro Deus.
       Quando somos firmes, não cedemos à pressões, e andamos com Jesus no meio da aflição, os ímpios conhecem à Jesus, e lhe dão glória. Quando cedemos e não somos fiéis a Deus, infelizmente profanamos o nome Santo do Senhor. Você está levando pessoas a conhecerem a Jesus, ou você está envergonhando o Santo nome de Jesus?
       4) OS VERDADEIROS CRENTES SÃO HONRADOS POR SUA FIDELIDADE (V.30)
       Depois de passarem pela fornalha da aflição, de serem duramente testados, depois de serem postos a prova, esses três vencem suas lutas, seus desafios, sem negociar com as trevas, sem cederem, sem barganhar com o inimigo, e prosperam na província da Babilônia.
       Meu amado, quero que você compreenda uma coisa: não há uma fórmula mágica para ser próspero. Não há um ritual religioso que possa fazer você progredir nesta vida. A chave que abre as portas para o melhor de Deus é a obediência. Não se engane com as propostas de bênçãos sem comprometimento com Deus. A Palavra do Senhor nos diz que o homem que teme ao Senhor será Abençoado (Salmos 115.13), e que o Fiel será próspero (Salmo 1).
       Esses três jovens foram prósperos porque se mantiveram firmes e não vacilaram. Que em nome de Jesus, meu amado, você possa ser firme, e não ceder à pressões, que você possa experimentar o livramento do alto e caminhar sem dano algum lado a lado com Jesus no meio do fogo, que você assim, possa testemunhar aos ímpios que Jesus liberta, e assim que você possa experimentar o melhor de Deus e ser próspero em todos os sentidos. Em nome de Jesus, amém.
Reverendo Adeir Goulart da Cruz