terça-feira, 21 de junho de 2011

SEM DESCULPAS (ROMANOS 10.9-15)

       È muito bom saber que somos membros de uma igreja genuinamente evangélica e que de fato professa o nome de Jesus. É muito bom também saber que temos um local para cultuarmos a Deus livremente, coisa que não acontece em muitos países. É muito bom saber que podemos nos expressar em estudos bíblicos, e assim aprendermos mais de Deus. É muito bom poder estar em comunhão com nossos irmãos e isso nós expressamos intensamente no dia a dia da igreja.
       Porém, é muito melhor, sabermos ainda que somos salvos em Cristo Jesus, e podemos confessá-lo livremente sem sofrermos duras penas daqueles que se opõem ao evangelho. É maravilhoso saber que somos salvos. Mas se Deus na sua infinita santidade, pureza e imutabilidade, sabia da queda do homem, e sabia também que muitos iriam blasfemar contra seu Nome, por que então nos proporcionou a salvação? Primeiro, porque Ele nos ama incondicionalmente; segundo, porque Ele zela pela sua criação, terceiro, porque Ele não criaria tudo o que criou para que depois fosse tudo destruído e perdido na perdição eterna.
       Então eu te pergunto: por que existe salvação? Ou: como as pessoas chegam ao pleno conhecimento da verdade? O texto proposto para essa mensagem responde a essas perguntas de forma clara e objetiva. Existe salvação, porque Deus nos ama e enviou seu Filho para tomar nosso lugar na cruz do calvário e nos redimir dos nossos pecados nos dando livre e eterno acesso a Deus.
       Mas haveria alguma participação humana ativa ou passiva no processo de salvação? A ordem da salvação conta com a participação do homem? Em certo aspecto, sim, em outro não. No primeiro, extraímos que o homem precisa crer para ser salvo (v.9). No segundo, extraímos também que a salvação é um ato livre e voluntário da parte de Deus em relação ao pecador, isto é, Deus quis por sua livre e expontânea vontade, nos resgatar da perdição eterna. (João 15.16).
       Portanto há ativamente a participação de Deus no processo de salvação e há a participação passiva e ao mesmo tempo ativa do homem neste processo.
       Existe, portanto salvação porque:
      1) EXISTE UMA MENSAGEM REDENTORA (v. 8). Esta Palavra é o escopo de toda a Escritura, o ápice de toda a revelação bíblica, e natural. Tudo converge em Cristo (Efésios 1.10). O Cristo encarnado, morto, sepultado, ressurreto e glorificado que um dia voltará para consumar sua obra redentiva. A fé vem pelo ouvir essa mensagem de salvação (v. 14)
       É mensagem que pregamos e é nela que cremos, por isso somos salvos. Muitos estão rejeitando essa Mensagem (v. 3). Mas para nós que cremos e somos salvos, o somos por causa dessa mensagem salvadora;
       2) CONFESSAMOS JESUS COM OS LÁBIOS E CREMOS COM O CORAÇÃO (v. 9-11)     Também somos salvos por que a graça irresistível de Deus nos atraiu e nos levou a crermos na mensagem de redenção. Todo o que crê será salvo, mas o que não crê já está condenado. O que Jesus faz quando cremos e confessamos seu Nome, é nos livrar da condenação eterma na qual toda a raça humana já está inserida (João 3.16-21). Isso implica que toda a raça humana já estava condenada e morta em seus delitos e pecados (Efésios 2.1-10). Quando cremos e o confessamos diante de toda a criação, somos livres da perdição eterna e completamente salvos em Jesus;
       3) DEUS TORNOU A SALVAÇÃO DISPONÍVEL A TODOS OS POVOS (v.12 e 13). A salvação agora, está disponível a todas as nações, NÃO A TODAS AS PESSOAS, mas a todos os que hão de crer. O que nos intriga nessa verdade irrefutável, é que Deus não fez o inferno para o ser humano, mas uma boa parte dessas pessoas irão para lá junto com o diabo e seus anjos. Tudo isso porque rejeitaram o evangelho, e não se converteram.
        Na nova dispensação todos os privilégios que eram direcionados somente ao povo de Israel, agora, nos eternos auspícios de Deus, estão disponíveis a todo o que crê e que confessa o nome do Senhor Jesus. O povo de Israel deveria ser os primogênitos na salvação, mas serão os últimos, porque muitos rejeitaram. Agora os últimos serão os primeiros, que são os povos gentios. Deus já sabia que seu povo o rejeitaria, por isso ele estende a salvação a todos os povos (João 1.11-13);
        4) HÁ PESSOAS COMPROMETIDAS PREGANDO O EVANGELHO (v. 14 e 15). Pastores, missionários, evangelistas, professores de várias categorias, profissionais de saúde, enfim, há uma grande quantidade de pessoas espalhadas pelo mundo que não vivem para si, mas para Jesus. Existe salvação também, meu caro leitor, porque Deus levantou seus servos para cumprirem com essa tarefa que os próprios anjos almejaram cumprir. Mas o Senhor escolheu os seus servos na terra para isso. Nós muitas vezes não valorizamos tais pessoas como deveríamos, e nos esquecemos que é por causa delas que muitos de nós foram evangelizados e salvos. Não há pregação se não houver quem pregue. Ninguém pode crer no que nunca ouviu. Eu e você somos salvos porque provavelmente alguém pregou essa mensagem para nós e cremos com o coração e confessamos com os lábios, Aleluia!
        Não há desculpas para aqueles que rejeitam o evangelho salvador de Cristo Jesus. Não há falsas justificativas mais porque hoje vemos pregações por todos os lados: nas praças, nas igrejas, na Tv, nas rádios, em folhetos, em revistas, em jornais, nas empresas, enfim, em todos os lugares.
        Existe salvação porque Deus se encarregou de providenciar todos esses meios para nos fazer chegar ao pleno conhecimento da verdade e ele mesmo dotou seus servos com a sabedoria e a unção do Espírito Santo para cumprir com essa tarefa. Portanto, todos os homens são indesculpáveis diante de Deus quanto à sua rejeição ao evangelho. Você é salvo? Sim ou não, e por que? Qual é a sua desculpa? O tempo está acabando. A hora da verdade está chegando... Deus não aceitará falsas justificativas. Uma decisão deve ser tomada ainda hoje pois é urgente: você quer ouvir com os ouvidos essa mensagem? Então ouça; você quer crer com o coração? Então creia; você quer confessar com seus lábios? Então confesse. Não deixe para amanhã, pois pode ser tarde demais, e desculpas não adiantarão. Que Deus te abençoe ricamente.

Reverendo Adeir Goulart da Cruz