sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ANANIAS E SAFIRA - NO CAMINHO DA MORTE (ATOS 5.1-11)


     Um dos maiores erros que a maioria dos cristãos têm cometido é o de forçar o texto para alcançar seus objetivos extraídos de um significado que na realidade não está sendo mostrado dentro dos textos. Isso é o que a linha reformada de interpretação histórico-gramatical chama de alegorias.
Deus requer de todos nós fidelidade total e irrestrita, no tocante a todas as áreas de nossas vidas. Inclusive financeira. Embora muitos neguem a veracidade e a necessidade de entregarmos ao Senhor 10% de nossas rendas (dízimos), é certo que nos textos bíblicos e em todas as entrelinhas Deus requer sim, fidelidade à ele no tocante aos dízimos e ofertas alçadas.
     Porém, eu gostaria de chamar sua atenção, meu amado leitor, para o que o texto proposto para nossa meditação nos apresenta. Gostaria de fazer a seguinte afirmação tomando como base todo o contexto histórico e o próprio texto: A HISTÓRIA DE ANANIAS E SAFIRA NÃO TRATA DE DÍZIMOS NEM OFERTAS propriamente dito. Muitos se utilizam desse relato bíblico para atingir o coração dos infiéis, mas asseguro-lhes que o texto não trata disso.
     Então a maior de todas as indagações surge na mente e nos lábios da maioria dos leitores críticos das Escrituras: Por que Ananias e Safira morreram? Antes de responder estas e outras questões quero propôs as seguintes considerações: 1) A Igreja Cristã Primitiva inaugurada pelos Apóstolos experimentava um gradativo crescimento gerado pelo mover do Espírito Santo; 2) Muitas almas se convertiam na medida em que essa maravilhosa igreja anunciava o evangelho; 3) As conversões eram notórias por que as pessoas se voltavam na direção uma das outras e se ajudavam mutuamente; 4) O próprio Espírito Santo tocava no coração das pessoas que livremente doavam parte do que tinham para abençoar os menos favorecidos em suas necessidades; 5) No meio desta comunidade havia sem sombra de dúvidas pessoas que inevitavelmente seriam tomadas por sentimentos malignos; 6) A igreja cristã primitiva era composta por pessoas bem abastadas financeiramente, mas também por crentes necessitados; 7) Alguns homens como o próprio Barnabé se destacaram no seio dessa igreja por exercer o dom da misericórdia e do socorro, doando parte do que tinham para suprir as necessidades de outrem; 8) Esses homens eram admirados por toda a comunidade como homens piedosos, altruístas, que queriam imitar o exemplo de Jesus; 9) No meio desta igreja havia pessoas competitivas e invejosas que se manifestam nas de Ananias e Safira; 10) Há até hoje, pessoas assim em nosso meio, que só querem competir, e medir forças para ver quem é mais piedoso.
     Então qual ou quais foram os pecados de conseqüências gravíssimas que cometeram Ananias e Safira, ao ponto de serem sentenciados pelo próprio Espírito Santo com a pena de morte, dos quais devemos nos resguardar?
      1) INVEJA E ESPÍRITO COMPETITIVO. Notem no capítulo 4.34-37 do mesmo livro em questão, o que nos consta nessa surpreendente história é que a liberalidade em contribuir estava em alta. quem tinha mais de uma propriedade vendia e depositava o valor alçado aos pés dos apóstolos.
     Tudo nos leva a entender que o que estava no coração desse casal infeliz, era não a preocupação com os menos favorecidos, mas sim o desejo de competir, de tentar ser como os demais homens piedosos inclusive Barnabé. A intenção deles era na verdade de serem notados como pessoas piedosas. Tiveram inveja da piedade de Barnabé. Esse foi o primeiro erro de Ananias e Safira: inveja e espírito competitivo, que lhes custou a própria vida. Nunca devemos fazer nada motivado pelos outros. Nunca dê nada porque os outros estão dando, mas simplesmente pela generosidade plantada em seu coração pelo Espírito Santo de Deus.
     2) HIPOCRISIA E MENTIRA. Exatamente. Ao passo que a igreja estava sendo cheia do Espírito e homens e mulheres tocados pelo Senhor, Ananias e Safira foram cheios de Satanás (v.3), e usados por ele. Foram tomados pelo engano, pela hipocrisia e pela mentira. Não havia problema se conservassem o dinheiro da propriedade que haviam vendido pois a propriedade era deles, provavelmente fruto de seu trabalho, e nem os Apóstolos, nem os demais crentes nem tampouco a Palavra os obrigaram a entregar todo ou parte do valor da propriedade que venderam. Era como se hoje uma pessoa tivesse um bem no valor digamos, de R$ 500.000,00 e o vendesse nesse valor, porém trouxesse para a igreja como uma doação pública, o valor de R$ 100.000,00 dizendo que esse segundo valor era o valor da venda (Atos 5.3-5).  O problema não era o valor do bem, nem tampouco o valor da doação, eu lhes asseguro. O problema aqui foi a hipocrisia e a mentira. Foram motivados por Satanás a fazerem isso. Foram sentenciados à morte porque tentaram enganar o Espírito Santo de Deus que é Soberano e Onisciente em todos os seus Auspícios. O caminho da hipocrisia e mentira é muito perigoso. Há pessoas que mentem dentro da igreja, para seus líderes, para a família, enfim mentem o tempo todo. Suas vidas na realidade são uma verdadeira mentira. A sentença já foi dada e é a morte. Não devemos mentir, muito menos para Deus que conhece o coração mentes e intenções.
      3) DESEJO DE AUTOPROMOÇÃO AS CUSTAS DO ESPÍRITO SANTO. Nessas alturas não sei delimitar qual a ordem nessa seqüência de falhas cometidas por essa pequena quadrilha da mentira. Mas é explícito no texto que o desejo de ambos era também ser notados, admirados, louvados, exaltados por essa comunidade. Queriam ser algo que não são. Queriam ser chamados de fiéis, justos, altruístas, quebrantados, vasos nas mãos de Deus, quando na realidade não são. A igrejas em todo o mundo estão cheias de pessoas que não são usadas por Deus, mas querem usar a Deus. Querem se promover às custas do sagrado. Gostam de ser exaltadas, elogiadas, e citadas publicamente. Pessoas que infelizmente têm aparência de piedade mas negam entretanto o poder de Deus (2 Timóteo 3.5). Nesse desejo de se autopromoverem às custas de Deus e da igreja, ultrapassam a linha que divide os atributos de Deus dos limitados atributos do homem.
     Infelizmente são pessoas que são usadas por satanás para passar uma falsa imagem de santidade, e acabem por enganar muitos no cenário religioso mundial. Não podemos ser influenciados pela soberba e pelo desejo de autopromoção, como Ananias e Safira o foram. A glória é do Senhor e não nossa. Somos apenas vasos, o Senhor é o Oleiro. A estrada do orgulho e da autopromoção é tortuosa perigosa e pode gerar a morte. Ananias e Safira não conseguiram retornar dessa estrada. Hoje no cenário evangélico há muitos homens e mulheres que parecem que estão sendo usados por Deus, mas na verdade impulsionados por Satanás estão usando a Deus e roubando-lhe sua glória.
     4) DESPREZO AO LIVRAMENTO E PERDÃO OFERECIDOS. A indagação feita pelo Apóstolo Pedro à Ananias e quase três horas depois à sua esposa Safira revelam a misericordiosa graça do Senhor na intenção de mostrar que ninguém morre sem uma chance de arrependimento. Pedro não fez essa pergunta simplesmente para confirmar algo que o Espírito já lhe havia revelado, mas ele ao fazer a pergunta em outras palavras estava dizendo: “arrepende-te”, “confesse seu pecado”, “peça perdão”,  porém Ananias persistiu no pecado, desprezando o livramento e o perdão que Deus estava lhe oferecendo, caso ele confessasse e se arrependesse. Mas ele preferiu continuar mentindo. A história poderia ter sido diferente, pois Deus não despreza um coração contrito, arrependido. Deus poupou a grande cidade de Nínive nos tempos do profeta Jonas porque eles se arrependeram (Jonas 3.10). Ananias persistiu no erro e pagou com a própria vida. Essa é a conseqüência de se brincar com Deus. Colheu o que plantou (Gálatas 6.7). Quase três horas depois entra Safira, já após o sepultamento de seu marido, que creio eu que foi o mais rápido já registrado nas escrituras. Provavelmente não teve velório, nem carpideiras, nem oficio fúnebre. Foi o velório de um pecador não arrependido. Sua esposa entra ignorando todos os fatos, e ganha também uma oportunidade de se arrepender e de falar a verdade, mas prefere persistir na mentira e no engano. Recebe a mesma sentença de morte dada pelo Espírito Santo. Ananias e Safira são o retrato de todos aqueles que desprezam a graça, o livramento e o perdão oferecidos por Deus. Não despreze a oportunidade que Deus tem te dado de se arrepender e mudar de vida.
      Concluindo, eu gostaria que você, amado leitor tivesse a visão diferente do que muito se tem pregado por aí nesse texto. O que matou Ananias e Safira foram todos esses fatores, que culminam no estilo de vida não transformada que muitos pseudo-crentes estão levando, e persistindo nele. Devemos nos resguardar de dois perigos eminentes que essa história dramática nos aponta: o perigo de sermos tais quais Ananias e Safira, usurpadores do que não é nosso (a glória de Deus, sua soberania, sua centralidade, e importância indispensável como Senhor da Igreja), e o perigo de sermos enganados por pessoas acometidas pela síndrome de Ananias e Safira. Profetas, Profetizas, apóstolos, bispos, missionários, enfim os super crentes que estão se projetando a cada dia oferecendo uma falsa solução que só encontramos na pessoa e obra de Cristo Jesus. Não seja como Ananias e Safira, e não seja enganado por pessoas como eles. Que Deus tenha piedade de todos nós e nos livre de tudo isso. Em nome de Jesus, amém.

REVERENDO ADEIR GOULART DA CRUZ