terça-feira, 23 de outubro de 2012

AS NOVAS INVESTIDAS DOS GINGANTES – 2 SAMUEL 21.15-22


Cada etapa de nossa jornada cristã nessa terra, é na verdade a preparação para grandes batalhas que iremos travar no decorrer de nossa breve passagem aqui nesta terra. Batalhas essas que sempre nos acometerão. Batalhas do tipo mano a mano, você e seu próprio problema, frente a frente, embora você possa contar com alguém. No entanto a maioria das nossas batalhas nós mesmos é quem deveremos lutar de forma corajosa, como um bom soldado de Cristo Jesus. Às vezes atravessamos crises terríveis em nossas vidas que tipicamente chamamos de GOLIAS.
Quando se fala em Golias, todos se lembram de Davi, o menino que matou o gigante. E logo associamos isso aos nossos problemas que precisam ser resolvidos e derrubados com as armas que Deus nos disponibiliza. E quando os vencemos suspiramos aliviados com a sensação de missão cumprida, e nos esquecemos de que cada tribulação vencida é, na verdade, um preparo para algo mais grave e difícil.
Quando nos deparamos com a história de Davi e seus homens, entendemos que Golias não era o único problema em Israel, causado pelos filisteus. Existiam outros problemas que surgiram no decorrer dos anos. Eram os descendentes de Anaque, os Anaquins, uma raça de gigantes da mesma linhagem do filisteu Golias morto por Davi em combate. Com certeza eles descendiam da mesma árvore genealógica do finado filisteu.
O interessante é que agora, o menino Davi, já homem feito, maduro, e sobretudo rei de Israel, não está lutando sozinho. Ele conta com um exército de homens corajosos que não se esconderam como ocorreu nos tempos do rei Saul. Um fato inegável podemos notar nessa história: Golias não era o único que afrontou Israel. Havia mais gigantes que entram novamente na história dos israelitas para suscitar o pânico.
Está explícito que vários soldados se levantaram para enfrentar esses gigantes e livrar a Israel da opressão dos Filisteus, sobretudo dos Gigantes que sempre voltam. Gostaria de tratar nessa mensagem das NOVAS INVESTIDAS DOS GIGANTES. Essas investidas são muitas vezes duras, sofridas e exigem de nós uma dedicação maior nessas batalhas. Essas investidas nos ensinam três lições que eu gostaria de enumerar para nosso crescimento espiritual:
1) MESMO DERRUBADOS, OS GIGANTES SEMPRE SURGEM NOVAMENTE. (V. 15.a). Nós não estamos isentos de enfrentar novos problemas, de todas as espécies. Vencemos uma etapa, outra se inicia. Ganhamos uma batalha, mas a guerra continua. Esses problemas podem surgir em um maior número, talvez de forma pior, causando muitos estragos, com poder de destruição maior.
Creio que cada problema que enfrentamos é, de certa forma a preparação de algo que mais tarde pode ser mais difícil. Jeremias 12.1-4, o profeta se queixa das lutas que enfrentava como profeta no meio de um povo rebelde. Vejamos sua queixa e a resposta do Senhor: “ Justo és ó Senhor, quando entro contigo num pleito; contudo, falarei contigo dos teus juízos. Por que prosperam os perversos, e vivem em paz todos os que procedem perfidamente? Plantaste-os, e eles deitaram raízes; crescem, dão fruto; têm-te nos lábios mas longe do coração. Mas tu, ó Senhor, me conheces, tu me vês e provas o que sente o meu coração para contigo. Arranca-os como as ovelhas para o matadouro e destina-os para o dia da matança. Até quando estará de luto a terra, e se secará a erva de todo o campo? Por causa da maldade dos que habitam nela, perecem os animais e as aves; porquanto dizem: Ele não verá o nosso fim.” Essa foi a queixa de Jeremias quanto aos problemas que estava enfrentando no meio do povo.
Vejamos agora a resposta de Deus nos versos 5 e 6: “Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não se sentes seguro, que farás na floresta do Jordão? Porque até os seus irmãos e a casa de teu pai procedem perfidamente contigo; eles mesmos te perseguem com fortes gritos. Não te fies deles, ainda que te digam cousas boas.” Jeremias não estava suportando as lutas e desabafa, pensando que era a pior coisa que já tinha enfrentado, porém Deus alerta o profeta Jeremias para coisas piores que enfrentaria mais tarde. Os problemas sempre voltam com uma intensidade maior.
Não podemos baixar a guarda. Assim como Deus deu a vitória a Davi e seus homens contra os filisteus, Deus quer dar a todos nós a capacidade necessária para vencer qualquer desafio. Os gigantes sempre voltam. Davi quando derrotou Golias provavelmente não previa que se levantariam outros. O mais surpreendente nessa história é que Davi não precisou guerrear dessa vez. Os valentes de Davi que foram levantados por Deus é quem venceram esses quatro incircuncisos filisteus. Onde estão os soldados corajosos que derrubam os mais terríveis gigantes? Há alguns deles aqui?
 2) DEUS QUER LEVANTAR UMA NOVA GERAÇÃO DE SOLDADOS CORAJOSOS (v. 15b-21).
Os homens de Davi com certeza foram escolhidos e treinados por ele. Lembrem-se que Davi também era homem de guerra. Esses homens eram corajosos. Lembre-se de como era o exército de Israel nos tempos de Saul, quando então, acuados se esconderam de Golias totalmente apavorados.
Agora esse exército sabe do poder assolador do Senhor dos exércitos, e que nenhum outro exército pode vencê-lo. Deus quer te recrutar e te treinar nesse exército do qual o general é Cristo. Mas é necessário coragem. Nesse exército não há espaço para covardes, medrosos ou descuidados (Juízes 7.1-7). Há muitos homens e mulheres que tombam no campo de batalha. Pessoas que fogem à luta. Deus quer levantar soldados corajosos que avancem sem medo do inimigo. Os gigantes não podem vencer aquele que segue seu General – Jesus Cristo. Qual ou quais os gigantes que te afrontam? O medo? A depressão? A tristeza? As Injúrias? As enfermidades? A falta de paz? A escassez financeira? Deus quer que você os derrube, mas você precisa se levantar com coragem, sair da zona de conforto, e confrontar de frente todos os seus problemas.
 3) DEUS QUER QUE ESSES GIGANTES CAIAM PELA SUA MÃO (v. 22).
O filisteu chamado Golias caiu pela mão de Davi. Aqui nessa história o Senhor levanta homens corajosos que derrotaram esses quatro gigantes, que eram conhecidos como Isbi-Benobe, Safe, Golias e um quarto gigante que tinha vinte e quatro dedos ao todo (seis em cada mão e em cada pé). Os valentes de Davi foram levantados para proteger a lâmpada de Israel (o rei) e derrotaram com suas próprias mãos esses quatro inimigos. Deus os levantou.
Deus quer que eu e você nos preparemos para a peleja. Cada dia se levanta um gigante pior e mais perigoso. Ele nos capacita, e nos concede seu poder para derrubá-los. Você precisa lutar com autoridade de Deus. Seja qual for o problema Deus quer que você o derrube. Deus é quem adestra suas mãos para a batalha. (Salmos 18.31-35).
Não se esconda do problema, não fuja, seja qual for a intensidade de sua luta, não desista. Deus vai fortalecer seus braços e suas mãos e esses gigantes cairão pelas suas mãos adestradas pelo poder de Deus. Que caiam todos os gigantes que estiverem em seu caminho e que reine a vitória em sua vida
 Lembre-se, nessa semana dessa mensagem, e tente enumerar suas maiores dificuldades. Saiba que sempre surgirão obstáculos, e dificuldades gradativamente piores umas das outras. Mas Deus quer te revestir de força, de autoridade e que você de fato experimente a vitória que Jesus já te concedeu na cruz do calvário. Em Cristo você já é mais que vencedor. (Romanos 8.35-39). Então vença em nome do Senhor dos Exércitos. Que Deus te abençoe em Nome de Jesus.

REVERENDO ADEIR GOULART DA CRUZ