quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

CONSTRUINDO PRINCÍPIOS SOBRE ALICERCES SÓLIDOS (MATEUS 7.24-27)


    Me lembro sempre de várias histórias que aprendi na infância quando as escolas recomendavam a leitura de certas histórias infantis como requisito de avaliação literária. Mas uma história muito interessante chama a atenção nao só de crianças mas também de muitos adultos, que é a história dos tres porquinhos. Quem conhece vai se lembrar agora da sua infância. Quem nao conhece vai aprender agora:
    "Era uma vez três porquinhos irmãos que viviam numa floresta que era aterrorizada por um lobo feroz.   Todos os animais temiam esse lobo, e se escondiam como podiam. Esses três porquinhos se cansaram de fugir desse lobo e resolveram construir casas para se abrigarem de seus ataques. O primeiro porquinho juntou toda a palha que encontrou na floresta, e assim, fez a sua casa de palha, cobriu, enfeitou-a e se mudou para ela. O lobo então se pôs diante dessa casinha simples e fraca e disse: - Vou inflar, vou soprar e essa casa no chão cairá! E assim fez: encheu os pulmões de ar, soprou fortemente e a casa vaio a baixo. O primeiro porquinho fugiu para a casa do segundo porquinho.. O segundo porquinho construiu sua casa de tábuas. O lobo se colocou diante da casa e disse: - Vou inflar, vou soprar e a casa no chão cairá. E assim ele fez. A casa caiu. O primeiro e o segundo porquinho desabrigados fogem para a casa do terceiro porquinho. O terceiro porquinho, o mais prudente sabendo o que acontecera aos seus finados amigos, construiu sua casa com tijolos, concreto e materiais mais sólidos e resistentes. O lobo se colocou diante de sua casa e disse: - Vou inflar, vou soprar, e essa casa no chão cairá!!! Ele encheu de ar os pulmões, e soprou com todas as suas forças. Mas a casa não caiu porque era uma casa construida com materiais sólidos. O lobo então desistiu de derrubar aquela casa e foi embora. 
    O texto que acabamos de ler nao menciona os três porquinhos mas conta uma ilustração que o próprio Jesus elaborou para elucidar uma lição muito importante para todos nós. Há muitos lares, muitas casas, muitas famílias, muitos sonhos desabando, porque são construídos sobre alicerces fracos, e com materiais de má qualidade. Os lobos estão aí todos os dias soprando contra nossa vida, principalmente contra uma das maiores e mais antigas instituições já estabelecida no projeto do Criador: a Família. Muitos lares estão desabando por causa dos ventos, causados pelos lobos do dia a dia. Quantos lares já foram despedaçados, quantas famílias já foram destruídas, não por causa dos ventos, mas por causa da fraqueza de seus alicerces, e da péssima qualidade dos materiais investidos em sua construção.
    A referência bíblica usada aqui, enfatiza que Deus nos disponibiliza dois engredientes na construção de nossos lares. Os valores Cristãos, extraídos do evangelho, e os valores mundanos extraídos da filosofia do pecado. Dois solos são apresentados aqui, a Rocha que é inabalável, e a Areia, que é maleável e se desfaz no meio das tempestades. Dois fundamentos são apresentados nesse texto: Rocha e Areia. Mas qual é o verdadeiro fundamento? Em qual deles devemos construir nossa casa? Com certeza eu e você responderíamos a Rocha.
    A rocha significa o próprio Senhor Jesus, A Palavra de Deus, O Evangelho revelado, e todos os princípios e valores extraídos do beneplácito da vontade do Senhor. Quando fincamos nossas bases na rocha, nos tornamos inabaláveis. Os lobos podem soprar mas nossa casa não será abalada. Nesse ínterim, gostaria de compartilhar com você, amado leitor algumas verdades acerca do verdadeiro fundamento no qual todos nós devemos construir nossas casas:
    1) TODO CRISTÃO AUTÊNTICO CONHECE O VERDADEIRO FUNDAMENTO (v. 24 e 26)
    "todo aquele que ouve essas minhas Palavras e as pratica..."
    "todo aquele que ouve essas minas Palavras e não as pratica..."
    Isso implica que todos nós cristãos conhecemos o verdadeiro fundamento porque ouvimos todos os dias, todos os ingredientes desse fundamento. São os ensinamentos das Escrituras. se praticamos, estamos construindo sobre a rocha. Se não praticamos estamos construindo sobre a areia. E no devido tempo a casa vai cair. A Palavra de Deus é nosso manual de vida. Conhecemos a Palavra, se não conhecemos, sabemos ser ela a bússola para nosso caminho, lâmpada para os nossos pés... 
    O verdadeiro Cristão conhece os fundamentos porque ele busca a vontade de Deus em sua Palavra, e não faz nada, não toma nenhuma decisão, não se precipita, sem buscar a direção de Deus. Ele recolha dia a dia ingredientes sólidos para construir sobre o verdadeiro fundamento. 
    2)TODO CRISTÃO AUTÊNTICO CONSTRÓI SUA CASA SOBRE O VERDADEIRO FUNDAMENTO (v. 24b)
    "... homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha."
    Subentende-se que o homem prudente aqui, não é o homem de sabedoria humana, mas sim o cristão autêntico, quebrantado e fiel à Palavra de Deus, que é praticante dela e não somente ouvinte. Se assim procedemos, estamos construindo no verdadeiro fundamento. Desprezar a Palavra de Deus é construir sobre a areia.
    Podemos mencionar os ingredientes presentes no verdadeiro fundamento, que são na verdade princípios e valores de Deus para nossa família: Santidade pessoal, Honestidade nos negócios, sinceridade diante de Deus e do meu cônjuge, comunhão diária com Deus, dentro e fora da igreja; culto doméstico famíliar, pureza na mente, no vocabulário, e no agir diante de um mundo pervertido; firmeza nos meus princípios (Daniel 1.8), e muitos outros. Escolha seus ingredientes.
    3) TODO CRISTÃO AUTÊNTICO TEM SUA CASA PRESERVADA POR QUE ESTÁ SOBRE A ROCHA. (v. 25)
    "e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto sobre aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha."
    O principal objetivo do lobo, é destruir os lares e devorá-los. O diabo, nosso adversário anda rugindo buscando quem possa tragar. Se quisermos ter uma prova visível de todas as catástrofes familiares, é só ligarmos a TV e acessarmos os noticiários. 
    O mundo, que infelizmente está sob a influência do maligno tem usado de todas as suas forças e estratégias contra as famílias. Um arsenal pesadíssimo está sendo usado contra os lares, como por exemplo, a promiscuidade, a lascívia, o homossexualismo, o sexo antes do casamento, a banalização do relacionamento conjugal, pedofilia, violência familiar, mentiras, adultérios, e muitas outras "novidades" antigas do Éden que são apresentadas com o seguinte rótulo: "não tem nada a ver".
    Por causa dessa maldita frase, muitos estão condenando seus lares à ruína completa, porque usam esses engredientes ineficazes, e reprovados por Deus na construção de suas vidas. Existem por causa disso, muitos pais e mães sofrendo, chorando por causa de suas famílias, porque escolheram alicerçá-las na areia.     Quando os ventos vieram, suas vidas vieram ao chão. Há muitas famílias que embora até sejam religiosas estão desprezando os ingredientes de Deus na condução de seus lares. Suas casas estão caindo, suas vidas estão desmoronando. Os ventos não param de soprar sobre os lares, e eles tendem a aumentar. Qual vai ser sua atitude? Qual será sua resposta?
    Quero concluir, enfatizando qe o Espírito Santo pode colocar em nosso coração o propósito de santificar nossa família e consagrá-la a Deus. Isso não é um ritual isolado como muitos que vemos por aí, mas é um estilo de vida, um compromisso, um voto, uma renovação de aliança com o Pai. A escolha é nossa. Qual vai ser nossa escolha diante da edificação do nosso lar, nossa família, nossos projetos, enfim, nossa vida. Qual será o alicerce, a base, os ingredientes que usaremos? A areia ou a rocha? A Palavra de Deus é a base inabalável, Jesus é a Rocha inabalável, lembre-se do Salmo 127.1:
    "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam."
    Deixe o Senhor com seus ingredientes, construir sua casa, enfim sua vida. Não troque a receita de Deus pela mentira do mundo. Não substitua a rocha pela areia. Que Deus o abençoe ricamente e construa seu lar na Rocha que é Jesus.

Reverendo Adeir Goulart da Cruz