domingo, 2 de dezembro de 2012

QUANDO DEUS NOS REPROVA (1 SAMUEL 4.1-22)


    Vivemos um tempo em que poderíamos entitular de "Tempo da Estereotipação". Nem mesmo sei se essa palavra existe, no entanto o que eu quero elucidar aqui é que na atual era, as pessoas são medidas pelo que elas aparentam ser. De fato, as aparências realmente enganam, pois não conhecemos o que está por trás da carcaça humana. Somente Deus conhece nossos corações.
    Em nosso relacionamento com Deus, ninguém pode especular se estamos sendo sinceros, ou não, se estamos procedendo corretamente ou nao, ou se estamos realmente sendo fiéis e santos diante dele, ou não. No entanto, nossos crimes contra a Santidade do Senhor se tornam evidentes, em nossos comportamentos e podem se tornar nosso cartão de visitas. Aí nesse caso eu digo que as aparências não enganam. Quando nossos erros contra o Altíssimo são evidentes a todos, nos tornamos de fato, aquilo que fazemos
    O texto proposto para nossa meditação traz a história de uma família sacerdotal em Israel, que teve infelizmente sua linha ministerial bruscamente interrompida por brincarem com o próprio Deus: A família de Eli. Eli era o sacerdote que assistia na casa do Senhor, nos tempos em que o mancebo Samuel foi entregue por sua mãe para morar na casa do Senhor até o fim de seus dias, e cursar a academia profética em Israel.
    Porém, antes que Samuel crescesse e se tornasse profeta e sacerdote, havia dois alunos de Eli, que desprezavam os ensinamentos do Pai: Seus próprios filhos, Hofni    e Finéias. Esses dois mancebos morreram de forma trágica, porque provocaram o Senhor à ira. Tombaram no campo de batalha, numa invasão dos filisteus, a arca foi tomada, a esposa de Finéias, ao saber da arca que foi tomada, da morte do sogro, de seu marido e de seu cunhado, dá ao seu filho antes de morrer, o nome de Icabô que quer dizer, "Foi-se a Glória de Israel").
    Mas o que acarretou tudo isso? Por que Deus os reprovou? Por que a Glória de Deus se retirou do arraial de Israel? Quando é que Deus nos reprova? Quando é que a Glória de Deus se retira de nós, ao ponto da derrota e o choro baterem em nossas portas?
    Deus nos reprova quando:
    1) NÃO NOS IMPORTAMOS COM ELE. (2.2) 
Hofni e Finéias não se importavam com o Senhor. Isso quer dizer que Eles não levavam Deus à sério e ignoravam sua Palavra. Seguiam outra linha, mas não a linha sacerdotal preceituada pela lei de Deus. Não estavam se importando se Deus os reprovaria ou não. Quando não nos importamos com Deus somos reprovados por Ele em todos os nossos atos.
    2) DESOBEDECEMOS SUAS PALAVRA  (13-17)
    Hofni e Finéias não respeitavam a Deus, portanto quem eles respeitariam? Eles desobedeciam a Lei de Deus, que ensinava como o sacerdote deveria entregar a oferta anual de cada ofertante. Esses dois, confundiram as coisas. A oferta não era para os Sacerdotes, mas sim para Deus. Profanaram toda a cerimônia em que pessoas levavam seus animais para serem imolados, e comiam antes da hora, não respeitavam as pessoas nem a Deus e eram relaxados em seu ofício. Mesmo sendo advertidos muitas vezes pelos ofertantes, eles não davam ouvidos a ninguém. Desobedeceram a Palavra do Senhor. Quando sabemos o que devemos fazer e não cumprimos, somos reprovados por Deus.
    3) QUANDO VIVEMOS UMA VIDA DE MAU TESTEMUNHO (2.22-25)
    É a primeira vez que leio na Bíblia uma referência que diz que Deus queria matar alguém. Os pecados desses dois jovens era tão graves e repugnantes que o Desejo de Deus era os consumir. A Palavra de Deus nos assegura que a quem muito for dado muito será cobrado. Esses dois receberam incumbências importantíssimas e sabiam perfeitamente qual era seu papel em Israel. 
    Deveriam dar bom exemplo de santificação e consagração diant de todo o arraial de Israel, porém estavam levando o povo a pecar. O pensamento do povo provavelmente era o seguinte: se os sacerdotes podem viver como bem entendem, por que não nós?
    Viviam uma vida de prostituição, se deitavam com as mulheres que assistiam na tenda da congregação, a ponto de suas famas se espalharem em todo o Israel. Foram reprovados por Deus porque eram impuros, e não davam uma vida de bom testemunho. Deus nos reprova quando não vivemos o evangelho puro e simples que nos ensina a sermos santos, como Deus o é.
    4) QUANDO NÃO TRATAMOS SERIAMENTE COM O PECADO (3.13)
    As atitudes de Eli com relação aos seus filhos era como aquela atitude de um pai que corrige seu filho mais ou menos assim: "Se comporta, menino, senão você vai ver", e isso se repete, mas nada acontece. Eli sabia dos crimes de seus filhos, chamou-lhes a atenção, não lhe obedeceram, então algo mais severo deveria ter sido feito.
    Porém o pecado desses jovens foi tolerado. Eli fez "vista grossa" quanto aos crimes sacerdotais. Deus não tolera o pecado. O homem sim. Muitas vezes sofremos inúmeras tribulações que podem ser sentenças de Deus contra nossa iniquidades, mas fingimos estar tudo bem, e vivemos como se nada tivesse acontecendo.
    Deus foi muito severo e justo com a casa de Eli, porque todos ali tiveram chance de se arrependerem, mas ignoraram as oportunidades, como consequência Deus trouxe sobre eles e sobre todo o Israel que os imitava, uma série de flagelos. (2.27-36; cap. 4 e 5).
    Não podemos experimentar flagelos por causa de nossos crimes contra o Altar de Deus erigido em nossas vidas. Deus nos reprova quando fazemos de conta de que não precisamos nos arrependermos e santificarmos nossas vidas. Que essa mensagem atinga sua alma e te faça entender que Deus quer nos aprovar (...confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos. Salmo 90.17). A aprovação de Deus significa sua bênção sendo derramada, e a vitória nos alcançando. A reprovação de Deus significa que estamos destituídos de sua glória, e precisamos mudar de atitude. A escolha é nossa. Que Deus te abençoe ricamente.  

Reverendo Adeir Goulart da Cruz