domingo, 3 de março de 2013

"JÁ FOI TARDE" - 2 Crônicas 21.1-20


    Nossa vida nessa terra é mais rápida do que imaginamos. As Escrituras nos asseguram que nós somos como uma fumaça que hoje aparece e amanhã ja se dissipou. (Tiago 4.13,14).
    No Salmo 90, o salmista Moisés também nos ensina em sua oração que todos os nossos dias se passam rapidamente na ira de Deus; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento (v. 9). E nós não sabemos quanto tempo de vida ainda temos. Podemos partir para a eternidade a qualquer momento.
    Há duas verdades que precisamos encarar em nossa trajetória. É a certeza de que vamos morrer um dia, e ao mesmo tempo a incerteza porque não sabemos quando. A verdade é que toda vida na terra um dia acaba. Todos os seres vivos, animais e homens um dia exalam seu último suspiro.
    O que deixar nesse mundo após nossa partida? Bens? Propriedades? Entes queridos? Igreja? Sonhos? Projetos? Princípios? Coisas boas ou coisas ruins?
    O texto em questão trata da história de um dos piores reis que ja ascendeu ao trono de Judá: O Rei Jeorão. Tinha 32 anos quando começou a reinar mas reinou um curto período: 8 anos apenas. Morreu aos 40 anos de idade. Esse homem teve todas as oportunidades de ser um rei segundo o coração de Deus e exercer a justiça, o amor, o equilíbrio e a prudência no meio do povo de Deus. Porém Ele desprezou todas as oportunidades de ser um bom rei. 
    Todos os reis que inevitavelmente morriam no meio do povo de Deus, eram respeitados, chorados, velados de forma respeitosa no dia de seu ofício fúnebre por piores que fossem. Mas não foi esse o caso do rei Jeorão. No dia da sua partida, ninguém sentiu sua falta. Devido à suas maldades, ninguém chorou pela morte de Jeorão, não lhe queimaram incenso, como de costume num cortejo fúnebre, enfim, ninguem sentiu saudades. Por isso a expressão forte no texto, precisamente no versículo 20 enfatiza que "...se foi sem deixar de si saudades..." O sentimento desse povo sofrido, oprimido, machucado, e injustiçado com certeza foi esse: "Já Foi Tarde".
     De tudo o que Jeorão deixou para trás após sua partida, podemos concluir sem sombra de dúvidas que o principal ele não conseguiu construir: Um Legado de paz, vitória, justiça e bênção. Jeorão deixou um legado de vergonha e derrota. Provavelmente seus descendentes não ouviram boas histórias a seu respeito.
    Que tipo de legado você vai deixar depois de sua partida? Será que as pessoas que ficarem, seus filhos, netos e seus descendentes sentirão saudades de você ou sentirão alívio depois de sua partida? Ou dirão a seu respeito: "Já Foi Tarde?".
    Quero compartilhar com os irmãos nessa oportunidade algumas falhas do rei Jeorão que fez com que fosse lembrado apenas pelos pontos negativos de sua vida, ao ponto de se tornar um rei tão ruim que ninguém chorou sua morte nem sentiu sua falta. Se você quer deixar de si saudades e se tornar um herói na fé evite esses erros que Jeorão cometeu:
     1) NAO VALORIZOU A MISSÃO QUE DEUS LHE CONFIOU (v. 2-3).
    Todos os irmãos de Jeorão receberam bens, e alguns benefícios como parte da herança da família. Jeorão porém recebeu o reino, a autoridade, o direito de governar justamente, por ser o primogênito da familia. Ele não valorizou a missão que Deus lhe confiou, desprezando a maior de todas as honras: Ser um instrumento de Deus para pastorear de forma justa e equilibrada toda a nação.

    2) DESTRUIU A PRÓPRIA FAMÍLIA (v.4).
    O que você tem feito com sua família? De todos os bens, dinheiro, riqueza, fama, prestígio e poderes que podemos adquirir nesta vida, nada se compara ao valor da família. É algo que o dinheiro não pode comprar.   Há pessoas hoje por diversos motivos matando seu irmão, eliminando sua paz, seus sonhos, se esquecendo que terá de prestar contas para Deus, e um dia, pelas suas maldades dentro de sua família de sangue, e até mesmo no meio da família da fé, todos sentirão um certo alívio pela sua partida.
    O que você tem feito de sua familia de sangue, e de sua família na fé? Você protege com todas as suas forças e com seu zelo, ou você é um homicida da sua família, porque 1 João 3.15 nos diz que quem odeia seu irmão é homicida, assassino. Jeorão colheu o fruto da semente maligna plantada no solo familiar. Ele exterminou sua família inteira por motivos fúteis.

    3) ABANDONOU O SENHOR (v. 21.6,11).
    Jeorão deixou o Senhor para seguir a outros deuses. De todos os pecados cometidos por ele, com toda certeza, esse foi a causa primária de todos os outros erros. Abandonar o Senhor para seguir a outros Deuses, ou para depositar nossa fé, nossa confiança e nossa motivação em outras coisas é idolatria. 
    Jeorão praticou idolatria, e trouxe sofrimento para todo o povo. O povo inteiro presenciava os erros grotescos e cruéis de Jeorão, e o povo inteiro foi prejudicado durante seus oito anos de reinado. Foram oito anos difíceis. O povo não via mais a hora desse rei cruel e néscio deixar o trono. Mas todos os problemas foram alavancados pelo seu abandono ao Senhor.
    Abandonar o Senhor é assinar nossa sentença de morte espiritual. É suicídio espiritual. Sem o Senhor ninguém vai adiante. Sem Deus ninguém é abençoado. Sem o controle absoluto de Deus ninguém prospera, ninguém recebe vitória.
    "Atenção povo de Judá, uma boa notícia para todos... vamos nos alegrar: Nota de falecimento: comunicamos com alegria o falecimento do senhor Jeorão de Judá filho de Josafá. Nosso sonho, nosso desejo se realizou: Já foi tarde". 
    Foi essa a notícia que ecoou em todos os veículos de comunicação de Judá. Uma boa notícia, pois o legado deixado por Jeorão foi um legado de vergonha, derrota e lágrimas. Ninguém sentiu sua falta, ninguém chorou por ele, ninguém lhe queimou incenso.
    Meus amados que possamos refletir sobre essa história, e que tomemos atitudes positivas para mudarmos nosso comportamento enquanto ainda é tempo, pois chegará um dia em que nossa invocarão nossa memória, de forma positiva ou negativa, depende de nosso comportamento. Que eu e você deixemos um legado de bençãos e vitórias para nossos descendentes, e que se lembrem de nós com saudades quando partirmos. Que Deus assim nos abençoe ricamente

Reverendo Adeir Goulart da Cruz