domingo, 24 de março de 2013

O TRIPÉ DA RESTAURAÇÃO SALMO 126


      Nossa vida é uma verdadeira maratona. Vencemos algumas milhas, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. No percurso dessa longa jornada, encontramos muitos e muitos obstáculos que precisam ser transpostos com ânimo e confiança no poder do altíssimo.
      Encontramos também no meio desse trajeto doloroso, inimigos dos nossos sonhos, inimigos da nossa felicidade, opositores às nossas realizações pessoais. E travamos uma luta  ferrenha contra esses inimigos que muitas vezes nos deixam esgotados, desanimados, feridos e tristes. E os estragos podem ser terríveis.
    Nessa trajetória somos muitas vezes assaltados, feridos e massacrados pelas circunstâncias da vida que tentam nos afligir de todas as maneiras. Precisamos de restauração. Restauração do ânimo, dos projetos pessoais, da motivação, da fé, e de todos os elementos necessários para que caminhemos com alegria à carreira que nos está proposta. Somente nosso Deus pode nos restaurar por completo.
      O povo de Deus após os 70 anos no cativeiro babilônico vivia o sonho da tão sonhada liberdade. Pareciam que estavam sonhando. Deus atendeu ao clamor do remanescente fiel, e devolveu seu povo à sua terra natal. 
      Esse povo precisava de uma restauração familiar, uma restauração moral, uma restauração física, uma restauração emocional e psíquica, uma restauração religiosa, enfim, uma restauração de todos os seus sonhos. Agora podiam voltar para Jerusalém, porém esse processo, o de restauração e reconstrução do que antes fora destruído duraria ainda muitos e muitos anos. O povo viveu essa restauração no passado, presente e futuro.
o povo deveria ter na mente o seguinte tripé, que sustentaria o sucesso tão pretendido por todos, e esse tripé é o que consumaria a restauração de suas vidas:
      1) LEMBRAR O QUE DEUS JA FEZ EM NOSSO PASSADO (v. 1-3). 
      Após os 70 anos de prisão, Deus finalmente abre as portas da liberdade para esse povo, permitindo que retornem para Jerusalém para reconstruírem o que foi destruído. É por isso que o Salmista diz "Quando o Senhor Restaurou...". O povo se lembra desse sonho maravilhoso que foi realizado.
      Se você quer experimentar o novo de Deus na sua vida, e Sua visitação restauradora, em primeiro lugar, reconheça o que Deus já fez por você até aqui. Deus já lhe deu tantas vitórias, e se você ainda quer conquistar outras, admita que só chegou até aqui porque Deus te livrou, e sustentou e te abençoou.
   Nenhum ingrato alcaça a plenitude das suas realizações mas fica estagnado, murmurando sobre os problemas da vida, se esquecendo que há pessoas no mundo enfrentando problemas piores e mais severos do que os seus, e nunca reconhecem o que Deus já fez. Lembre-se meu amado, o que Deus já fez por você no passado, e creia que ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos conforme o seu poder que opera em nós (Efésios 3.20). Se Deus fez tudo por você no seu passado imagine o que ele ainda está por fazer
      2) CLAMAR PARA QUE DEUS VENHA INTERVIR EM NOSSO PRESENTE (v.4).
     O Salmista reconhecendo o que Deus fez pelo povo de Deus no passado agora confia que Deus pode também fazer alto tremendo no presente. Ele diz: "Restaura Senhor, a nossa sorte como as torrentes do Neguebe." O Neguebe era um rio que em tempos de seca  ficava bem vazio, mas nos tempos de cheia ele vinha com toda a sua força trazendo fertilidade às áreas secas. 
    Deus pode fazer hoje, seu deserto florescer novamente. Deus pode intervir no seu presente. embora você esteja atravessando os desertos da vida, o Neguebe de Deus vai passar trazendo vida, fertilidade, fartura, alívio, e tudo o que você necessita para sua vida. Nesse processo de restauração de vida e de sonhos, devemos agradecer a Deus pelo que Ele já fez, mas também precisamos clamar para que Ele faça algo hoje, enfim que ele intervenha nos nossos problemas trazendo restauração também hoje. Deus pode enviar seu rio e trazer alívio para sua sequidão. Clame a Ele hoje para que Ele te restaure também hoje.
      3) CRER QUE DEUS NOS FARÁ PROSPERAR NO FUTURO (v. 5,6)
  Deus é o mesmo ontem, hoje e será eternamente. Ontem porque nos abençoou tremendamente restaurando nossa vida, fazendo um milagre maravilhoso e inexplicável. Hoje, porque ele intervém no hoje porque nós não temos condições de resolvermos certos conflitos que vivemos, mas Ele é Deus e tudo pode fazer. Amanhã porque Ele é que projeta um novo futuro e faz com que o trabalho árduo de nossas mãos frutifiquem com júbilo.
    Deus pode projetar seu futuro, e te fazer prosperar em todas as áreas de sua vida. Ele pode converter o choro em riso, o pranto em alegria, o luto em festa, e fazer com que você prospere colhendo bons frutos, se você os semeou assim. Creia num amanhã melhor. Creia que Dias melhores virão. Deus está trabalhando durante todo sua jornada, e Ele foi quem a escreveu, e portanto, o desfecho é a vitória. Deus tem um amanhã melhor para você, agradeça a ele, clame e creia que Ele pode te dar uma vitória indizível. Aleluia!
      Passado, presente e futuro: gradidão, clamor e fé. São elementos que não podem faltar m nosso processo de restauração. Seja grato a Deus por tudo o que Ele fez em seu passado; Clame a Deus para que Ele intervenha no seu presente; Creia que o Deus que tudo pode fazer, fará prosperar o seu caminho, desde que você semeie a semente correta. Deixe Deus restaurar a sua vida.
Reverendo Adeir Goulart da Cruz.