segunda-feira, 18 de março de 2013

UNÇÃO PARA MUDAR – ISAÍAS 61.1-3


  Todos nós necessitamos de mudanças. É impossível caminharmos sem elas. É impossível vivermos o cristianismo bíblico sem seguir os passos da redenção. Quando falamos de mudanças, nos reportamos a todas as áreas de nossas vidas, mudanças que devem ocorrer de dentro para fora.
Na realidade somos traspassados quase que o tempo todo pelas flechas circunstanciais e no meio do campo de batalha muitas vezes tombamos esgotados, derrotados, oprimidos, tristes, sem direcionamento para nossos problemas, sem saber o que fazer. 
    Há momentos que parece que tudo está acabado. Não há saída. Não há possibilidade de mudanças. Nesse momento devemos reconhecer que de fato não temos poder para alterarmos o curso de nossas vidas. Não temos o poder sozinhos de reverter o quadro de derrota em vitória. Realmente, nós não temos esse poder mas o Altíssimo e Poderoso Deus possui todo o poder e está disposto a derramá-lo sobre nós, em toda sua plenitude. Sem esse revestimento do alto é impossível vencermos as lutas diárias. Somos sempre derrotados se lutarmos fora da dependência do Espírito Santo de Deus.
    O povo de Israel por diversos motivos precisava dessa Palavra de consolo vinda da parte de Deus. Eles haviam perdido a esperança. Muitos problemas como, por exemplo, pecados de idolatria, violência, desamor, infidelidade a Deus e isso tudo gerou como conseqüência a reprovação de Deus, escassez, invasões, muitas privações e diversos outros fatores que alavancaram a derrota e o período de cinzas, pranto e espírito angustiado.
   Sozinhos, jamais conseguiriam mudar de vida. Sozinhos eles jamais conseguiriam se reerguer. Sozinhos eles jamais alcançariam a vitória. O povo de Deus precisava das boas novas de salvação, e essa mensagem veio para oferecer-lhes a unção profética para alcançarem a vitória. Essa unção que estava sobre o profeta Isaías, e messianicamente sobre o Senhor Jesus, pode também ser derramada sobre sua vida, não importa a situação em que estejamos inseridos. Deus quer derramar sua unção que capacitadora para vencermos os infortúnios e trocarmos:
    1) CINZAS PELA COROA (v. 3a) – Cinzas significam algo que foi queimado, destruído, deteriorado por alguma razão. A situação de Israel era com toda certeza essa. Haviam abandonado o Senhor e por isso enfrentaram seu momento de cinzas e de derrota. Coroa significa glória, honra, vitória, algo que traz alegria, paz, algo que nos coloca numa posição de destaque, algo que exalta o ser humano. De fato todas as pessoas que eram coroadas publicamente eram homenageadas por alguma razão.
    A oferta que Deus faz ao seu povo é essa: trocar a derrota pela vitória. Cinzas pela coroa. O que Deus deseja fazer conosco com toda certeza é isso: trocar nossa derrota pela vitória, nos honrar no meio de nossas lutas. A Palavra do Senhor nos assegura em Romanos 8.37 que em Cristo somos mais que vencedores, pois ele removeu as cinzas a derrota, pela honra e pela vitória. Troque as cinzas da derrota pela Coroa da Vitória. (2 Tm. 4.8).
    2) PRANTO PELO ÓLEO DE ALEGRIA (v. 3b) – Eu e você, meu amado sabemos o que significa pranto. A Bíblia está repleta de expressões que retratam o coração triste, amargurado do homem.  As Escrituras nos afirmam em Neemias 8.10 que a alegria do Senhor é a nossa força. 
    Deus quer remover nosso pranto. O pranto gerado pelos problemas insolúveis. O choro causado pela tristeza que enfrentamos em todos os momentos de nossas vidas. Ele quer fazer essa bendita troca. De fato a promessa do Senhor é que Ele enxugará dos olhos toda lágrima (Apocalipse 21.4).
    Deixa Deus trocar seu pranto pela alegria, seu choro por júbilo. Ele quer sua felicidade, deixa essa unção transformadora penetrar no seu interior, e você será uma bênção nas mãos de Deus. Salmo 30.5 o salmista diz que podemos chorar uma noite inteira, mas pela manha o Senhor nos alegra. Aleluia. Troque seu pranto pela alegria do Senhor.
    3) ESPÍRITO ANGUSTIADO PELAS VESTES DE LOUVOR (v. 3c) – Coração deprimido é considerado pela maioria dos especialistas como o mal do século. A depressão pode bater a nossa porta. Ela pode trazer choro, dor, estagnação, murmuração, e muitos outros sintomas que retratam na realidade o desespero e a dor de alguém. Provérbios 17:22  diz: “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.” 
   Deus pode colocar seu louvor em nossos lábios mesmo quando nós enfrentamos dificuldades e muito mais quando superá-las. Não podemos aceitar as vestes da angústia.    Mas devemos trocá-las pelas vestes de louvor. O profeta Habacuque mesmo sabendo o que estava por vir sobre todo o povo, mesmo recebendo de Deus a Palavra profética do juízo, declarou com suas próprias palavras em forma de oração: eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha Salvação (Hc. 3.18). Quando nos revestimos de vestes de louvor reconhecemos o poder de Deus que tudo pode mudar. 
    Deus não deseja que sejamos quais árvores secas, podres, envelhecidas e infrutíferas, mas sim que sejamos Carvalhos de Justiça plantados, firmados, fundamentados pelo Próprio Deus. 
    Um carvalho se difere das outras árvores porque demora muitos anos pra crescer. Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta, mais forte e adulto se torna. Suas Raízes naturalmente se aprofundam na terra e seu caule se torna mais robusto, sendo impossível uma tempestade arrancá-lo, ou derrubá-lo. As tempestades para ele não representam ameaça, apenas desafios. Os Geólogos usam o carvalho como um medidor de nível de tempestades ocorridos em florestas. Basta olhar a aparência do carvalho para eles saberem. Pois ele muda sua aparência, como se tivesse feito muita força, ele absorve os temporais e tempestades chegando até ficar disforme. Numa Grande Tempestade muitas árvores são arrancadas, mas o carvalho permanece firme. As tempestades não têm poder sobre ele.
    Receba a unção de Deus para trocar cinzas pela coroa, pranto por óleo de alegria, espírito angustiado por vestes de louvor, e viva como um carvalho de Justiça firme e inabalável.

Reverendo Adeir Goulart da Cruz