terça-feira, 24 de abril de 2012

COMO SE INICIA O VERDADEIRO AVIVAMENTO? (HABACUQUE 3)

      Ouvimos sempre no ambiente religioso falar sobre avivamento. Avivar significa colocar vida. Mas o que percebemos é que a definição de avivamento atual que encontramos nas igrejas está muito aquém do que realmente a Palavra de Deus revela.
      Avivamento não é euforia produzida em congressos, encontros e ministrações. Avivamento não é produzido pelo planejamento do homem, nem tampouco pode ser controlado ou induzido por métodos pragmáticos, ou místicos. O avivamento bíblico não pode ser manipulado por grandes personagens do cenário gospel mundial, mas é produzido tão somente pelo Espírito Santo. Avivamento é quebrantamento, é a volta do pecador arrependido aos pés do Senhor, é arrependimento, é mudança de vida, de caráter, de comportamento, e não uma trilha fácil para que eu alcance meus objetivos.
      O livro do profeta Habacuque foi escrito por volta do ano 605 a.C. quando Deus resolveu dar um “abraço apertado em seu povo”. Habacuque significa “abraçado”, ou “abraçar”. O contexto desse livro é como em muitos outros livros proféticos o que antecipou a invasão babilônica em 597 a.C.
      Deus chama Habacuque, aponta os pecados de seu povo, a iniqüidade de Judá e pronuncia sua sentença primeiro contra seu próprio povo e depois contra o povo caldeu que arrasou a nação. Em ambos os episódios Deus exerce sua justiça sobre Judá e depois sobre a Babilônia.
      Habacuque então ora ao Senhor suplicando que Deus avivasse seu povo especificado em sua obra. O profeta filósofo sente-se comovido e estarrecido diante das declarações de Deus e entende que somente Deus poderia avivar seu povo. Habacuque segue os passos de Deus e não do homem na busca de avivamento. Habacuque clama a Deus para que Ele se compadeça de seu povo e lhe traga vida. O povo necessitava de arrependimento, mudança de caráter, perdão, e da renovação de sua aliança com o Deus verdadeiro.
      Se queremos um verdadeiro avivamento precisamos buscar sincera e com o coração contrito, seguindo os passos primordiais para que isso aconteça em nossas vidas. Avivamento se processa através:
      1) DA ORAÇÃO (3.1-19) Habacuque orou ao Senhor. Sua oração foi dedicada ao mestre de canto para instrumentos de cordas. Habacuque completamente quebrantado por Deus ainda encontrou uma linguagem poética para clamar ao Senhor nessa época de tribulação. Todo o capítulo 3 é, na realidade a oração desse homem de Deus. Deus nos diz o seguinte em II Crônicas 7.14: “Se o meu povo que se chama pelo Meu Nome se Humilhar e ORAR e me buscar, e se converter de seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”
      William Seymor, iniciante do Avivamento na Rua Azusa em 1905, que orava em torno de sete horas por dia antes do avivamento começar.
      A humilhação e a oração são os primeiros requisitos de Deus para o avivamento. Deus quer avivar sua obra em nós precisamos nos humilhar e orar ao Senhor dizendo: “...aviva a tua obra, ó Senhor...” (3.2). Avivamento se processa através da oração de alguém que se humilha na presença do Senhor.
      2) DA ACEITAÇÃO E PRÁTICA DA PALAVRA DE DEUS (3.2A). “Tenho ouvido, ó Senhor tuas declarações e me sinto alarmado...” Habacuque ouviu a Palavra do Senhor e foi impactado por ela.      
      As declarações de Deus aqui revelam a gravidade do pecado do povo e a sentença proferida pelo Senhor.
      Com toda a certeza essa Palavra de Deus perfurou o coração do profeta como uma flecha. Habacuque foi quebrado, sacudido, abalado pela seriedade dessa Palavra. E como um profeta fiel, ele aceitou essa Palavra e a apregoou. Habacuque ficou alarmado, boquiaberto, assustado, enfim impactado pelas declarações de Deus.
      Conta-se que, após uma das pregações de Charles Finney em Governeur, no estado de Nova Iorque, não houve baile ou representações teatrais por quase seis anos, tamanha a força das palavras proferidas por ele. Ao longo de todo seu ministério pela América, calcula-se que cerca de 500 mil pessoas aceitaram ao Senhor
      Se a Palavra de Deus não nos impactar, se não a aceitarmos e não a praticarmos o avivamento não virá. Nem todos aceitam a Palavra de Deus. Nem sempre Deus nos traz Coisas que nos agradam. Mas o objetivo da Palavra de Deus não é nos agradar, mas sim cumprir o seu propósito. Não creio que quem rejeita as Escrituras será avivado pelo Espírito Santo do Senhor. Avivamento se processa através da aceitação e prática da Palavra de Deus, ainda que nos doa.
      3) PELO LOUVOR PURO E INCONDICIONAL (3.1; 3-19). Quem consegue adorar a Deus no meio da adversidade, com certeza no momento certo será avivado por Deus. Em uma das mais belas orações já registradas nas Escrituras, Habacuque diz ao Senhor que ainda que tudo pareça estar perdido, ainda que enfrente problemas insolúveis ele se alegra no Senhor, e exulta no Deus que irá salvá-lo.
Deus não resiste a um coração quebrantado. O louvor incondicional mostra quem nos somos e quem é Deus. Quando somos gratos a Deus independente das circunstâncias, ele se compadece de nós como fez com Jó, quando este adorou no meio da calamidade dizendo: “bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1.21)
      Não acredito que um murmurador, ou mesmo aquele que culpa a Deus por todas as adversidades no seu caminho alcançará o que todos desejam: vida em suas vidas. Deus avivará aquele que suporta a adversidade e é um adorador incondicional. Deus age no meio da adoração verdadeira. Veja: “ À meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam. De repente houve um tão grande terremoto que foram abalados os alicerces do cárcere, e logo se abriram todas as portas e foram soltos os grilhões de todos.”Atos 16.25 e 26.
      Busquemos a presença de Deus e façamos sempre a oração de Habacuque. A história mostra que os grandes avivamentos que se processaram ao longo da história da igreja cristã se deram em tempos de tribulação, e em momentos que grandes homens de Deus se humilharam, oraram, obedeceram à Palavra de Deus e foram verdadeiros adoradores. 
 Rev. Adeir Goulart da Cruz