quinta-feira, 26 de abril de 2012

O MONUMENTO À ALMA INCRÉDULA (LUCAS 17.28-32; GÊNESIS 19.26)

      Os achados históricos da arqueologia antiga e moderna ao longo dos anos encontraram vários monumentos que foram nomeados: Maravilhas do Mundo Antigo. Até hoje foram documentados sete que podemos citar:
       1) As Pirâmides de Gizé no Egito;
      2) Os Jardins Suspensos da Babilônia no Oriente Médio;
      3) A Estátua de Zeus em Olímpia na Grécia;
      4) O Templo de Artêmis (Diana) em Éfeso;
      5) O Mausoléu de Harnicarnasso em Caria;
      6) O Farol de Alexandria, em Alexandria;
      7) O Colossus de Rodes, na Grécia.
      Esses achados revolucionaram a arqueologia e o estudo científico nos séculos 19 e 20 quando a engenharia e a arquitetura antigas estavam desacreditadas e eram consideradas arcaicas. Esses monumentos eternizaram a história e contexto de seus povos, pois refletem estilos de vida como cultura, religião, política, trabalho, problemas e conflitos. No entanto eles representam muito mais a fé e a crença de seus povos.
      Os dois pequenos textos em questão, apontam para uma comunidade que também tinham suas crenças, seus conflitos, enfim sua vida. Mas a vida que essa comunidade vivia não agradava a Deus. Então Deus envia seus anjos para anunciar o julgamento dessa pequena cidade, Sodoma. Os moradores dessa cidade eram tão devassos e pervertidos que a palavra sodomia, que se refere a perversão sexual se originou dessa cidade.
      No entanto, Deus resolve preservar o remanescente dessa pequena cidade, a família de Ló e envia dois emissários celestiais para avisar esta família que a cidade seria subvertida no fogo e enxofre. Ló, por sua vez obedece a Deus e resolve sair dessa cidade com sua família. E a ordem de Deus era que todos se desapegassem do estilo de vida dessa cidade, não sentissem pesar no coração nem tampouco saudades da tudo o que lá se praticava. Isso é o que entendemos da ordem de Deus de não olhar para trás. Olhar para trás aqui não é o ato de virar o pescoço na direção oposta a que se caminha, mas sim, lembrar com saudades de algo que desagrada ao Senhor.
      O inesperado aconteceu. A mulher de Ló, olhou para trás e se transformou em uma estátua de sal. Creio eu, que se ela tivesse se transformado em uma estátua de metal, ou de pedra, ou qualquer outro material imperecível, talvez a arqueologia teria encontrado essa pobre mulher. O tempo dissolveu essa estátua.
      A mulher de Ló, que a Bíblia não informa o nome, e que deve ser lembrada por nós representa todos aqueles que estão presos às paixões do mundo e que embora caminhem para frente, olham o tempo todo, para trás.
      A Palavra de Deus nos diz: “... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e, avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3.13b-14). Essa infeliz mulher não conseguiu esquecer-se do passado que estava deixando naquele momento. Por isso podemos chamar essa mulher de “MONUMENTO À ALMA INCRÉDULA”.
      Sobre esse monumento, que se dissipou com o tempo, Jesus recomenda: “Lembrai-vos da Mulher de Ló” (Lucas 17.32). É inevitável quando nos lembramos desse monumento infeliz, associamos seu significado à perdição eterna. Por isso como lição, quando nos lembramos da mulher de Ló, o monumento à alma incrédula aprendemos que ele é, na verdade:
      1) O SÍMBOLO DE UMA GERAÇÃO ESCRAVIZADA. Essa mulher estava com toda a certeza escravizada pela devassidão, imoralidade e toda a prática homossexual dentro daquela cidade. Em Gênesis 19, encontramos o relato da perversão dessa cidade. Ló recebe em sua residência dois anjos de Deus, que são assediados pelos homens da cidade inteira, ao ponto de quererem arrombar a porta da casa de Ló para abusar, isto é, praticar sexo ilícito (homem com homem) e outras atrocidades com os dois hóspedes de Ló. O texto diz que todos, e isto inclui desde o mais jovem até ao mais velho, intentaram abusar desses homens de Deus.
      Era nesse contexto que a família de Ló vivia, e tudo indica que esse estilo de vida agradava a essa mulher ao ponto de ela olhar para trás com pesar, saudade, e tristeza. Em outras palavras ao olhar para trás, ela dizia em seu coração: “que pena que minha amada cidade está sendo destruída; eu gostava tanto de morar aqui; eu gostava tanto da diversão que minha cidade oferecia; que saudades vou sentir de lá.”
      A Palavra de Deus nos diz que todo aquele que comete pecado é escravo do Pecado (João 8.34), e ainda Deus nos assegura que Cristo nos libertou para sermos livres e não devemos novamente nos submetermos a jugo de escravidão (Gálatas 5.1). Ela conhecia a verdade libertadora que Jesus anunciou em João 8.32. A mulher de Ló, o Monumento à Alma Incrédula representa o homem escravizado pelo pecado que precisa ser liberto.
      2) O SÍMBOLO DE UMA GERAÇÃO COM O CORAÇÃO DIVIDIDO. Essa mulher conhecia o Deus a quem ela servia, com toda a certeza. Ela convivia com a comunhão de Ló, de Abraão com Deus, e percebia claramente como Deus tratava com esses homens. Embora fosse esposa de crente, por assim dizer, ela vivia com o coração dividido. Não conseguia se decidir, se santificaria sua vida, ou se continuaria levando o mesmo estilo de vida. A Palavra de Deus nos diz que de uma fonte não pode jorrar água amarga e doce ao mesmo tempo (Tiago 3.11). Quando o profeta Elias, no monte Carmelo, diante dos profetas de Baal, reúne o povo que estava divido, e lhe faz a seguinte pergunta: “...Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, seguí-o, se Baal é deus, seguí-o”, (1 Reis 18.21), o povo não tomou decisão alguma. Estavam claramente divididos. Deus não tolera coração dividido. Deus conhece nosso coração e sabe se estamos servindo-o com inteireza de coração ou se servimos a outros deuses também.
      O resultado dessa indecisão, encontramos em Apocalipse 3.15 e 16 que nos diz o seguinte: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem deras fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca.” A mulher de Ló foi vomitada da boca do Senhor. O crente do coração dividido é intragável. Ninguém pode servir a dois senhores como diz as Escrituras. A mulher de Ló, o Monumento à Alma Incrédula representa o homem com o coração dividido, que precisa se decidir urgentemente.
      3) O SÍMBOLO DE UMA GERAÇÃO REBELDE QUE DESPREZOU O LIVRAMENTO.
      A mulher de Ló viu os anjos em sua própria casa, ouviu as previsões da destruição da cidade, ouviu os alertas de Deus e todas as instruções para desocupar esse território condenado, e muito mais, ouviu claramente o aviso de não sentir pena, pesar, ou saudades dessa cidade.
      No entanto, ela desprezou todas as instruções redentoras do Senhor. Ninguém é condenado sem um prévio aviso de Deus. Romanos 2, nos diz que todos os homens, gentios ou judeus são indesculpáveis, pois todos foram alertados, e não há como os homens julgar-se mutuamente, se não observam a lei, a Palavra de Deus. A mulher de Ló é indesculpável, pois desprezou todas as instruções de Deus, desprezou o livramento. Em Números 11.20 Deus repreende seu povo pela rejeição do Maná dizendo: “Não comereis um dia, nem dois dias, nem cinco, nem dez, nem ainda vinte, mas um mês inteiro, até vos sair pelos narizes, até que vos enfastieis dela, porquanto rejeitastes o Senhor, que está no meio de vós, e chorastes diante dele, dizendo: Por que saímos do Egito?”
      O povo rejeitou o Maná, rejeitou a instrução de Deus e sentiu saudades da escravidão do Egito. Essa geração também desprezou o livramento de Deus. O povo de Deus também rejeitou o seu governo Teocrático, pedindo um rei, sendo o primeiro e um dos piores reis de Israel, o rei Saul (1 Samuel 10.19). O que aconteceu a essa mulher se confirma em João 12.48: “Quem me rejeita e não recebe as minhas Palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.”
      Não devemos desprezar a Palavra de Deus nem tampouco o seu livramento. A mulher de Ló, o Monumento à Alma Incrédula, representa o homem pecador que têm desprezado o livramento de Deus.
      Não olhe para trás meu amado leitor. Olhe para frente e para cima. Mude de vida, em nome de Jesus. Ele pode te libertar de seu pecado, ainda que seja algo que você tem se apegado muito, mas tem desagradado a Deus, Jesus a verdade que liberta pode te fazer livre para não mais pecar. Decida-se ainda hoje. Saia de cima do muro e tome uma decisão de seguir somente a Jesus. Abandone a Babilônia, o Egito e Sodoma. Seja um crente puro, decidido a ser santo, e esqueça-se do seu passado. Pois quem está em Cristo é nova criatura. As coisas antigas já passaram eis que tudo se fez novo. Não despreze o livramento de Deus. Sua misericórdia se renova a cada manhã, mas não sabemos quando nosso coração vai parar de bater, e não sabemos quando o juízo de Deus virá. Esteja atento aos livramentos, alertas, e mensagens que Deus tem te dado nesses últimos dias. Ainda há tempo. Entregue sua vida para Jesus ainda hoje, e se transforme em coluna eterna, monumento perpétuo erigido à Deus pela sua vitória. Em nome de Jesus.

Rev. Adeir Goulart da Cruz