quarta-feira, 25 de abril de 2012

NÃO EXISTE CASOS PERDIDOS PARA DEUS (2 CRÔNICAS 33.1-17)

     Todos nós necessitamos de uma real transformação em nossas vidas. Essas mudanças que tanto almejamos muitas vezes precisam ser radicais e positivas. Todas as áreas da existência humana precisam de uma virada radical. Precisamos de mudanças na vida espiritual, na família, na vida financeira, no trabalho, no casamento, no ministério, nos relacionamentos, enfim, no testemunho e na forma de vivermos.
      Sempre há brechas a serem tapadas, e não podemos nos contentar com essas brechas e vivermos como se estivesse tudo bem. Porém há situações em que ao olharmos ao redor, consideramos aos olhos humanos um grande caso perdido. Há falhas que cometemos ao longo de nossa trajetória que se fôssemos analisar aos olhos carnais, diríamos que se trata de situações insolúveis. Mas para Deus tudo é possível.
Isso se processou de uma forma clara e evidente na vida do rei Manasses, de Judá. O rei Manasses era um caso perdido. Um dos piores reis que ascendeu ao trono de Judá. Quem foi o rei Manasses? Manasses foi o sucessor direto do rei Ezequias e após a morte deste, assumiu o trono de Judá aos doze anos de idade e até certo ponto reinou de forma abominável em Judá.
     Tudo o que seu pai realizou ao longo dos vinte e nove anos de reinado em Judá, Manasses perversamente destruiu. Ezequias removeu os altos, Manasses os reergueu; Ezequias derribou os altares idólatras, Manasses os reconstruiu; Ezequias purificou e reabriu o templo, Manasses o manchou novamente com altares a deuses estranhos. Ezequias consultou, e sacrificou somente ao Senhor lhe oferecendo ofertas pacíficas, Manasses consultou necromantes, feiticeiros, adivinhava pelas nuvens e teve a abominável capacidade de sacrificar seus filhos a Moloque no vale do filho de Hinom. Como resultado de todas essas atrocidades, o juízo de Deus inevitavelmente veio sobre o rei Manasses. Deus lhe alertou, o visitou e lhe chamou ao arrependimento mas ele não quis dar ouvidos à voz de Deus. Como resultado de sua rebeldia, os Assírios o capturaram e o levaram para a Babilônia, amarrado e preso com cadeias. Um grande caso perdido, eu diria. Qualquer um que observasse todos os feitos cruéis e abomináveis deste homem diria: “bem feito”, “é digno da pena de morte”, “não tem jeito”, “é um grande caso perdido”
      Mas para Deus não existe caso perdido. Deus não desiste do pecador. Ainda que nós nos coloquemos em um patamar mais alto do que outros que também pecam, todos nós, indistintamente necessitamos da graça transformadora de nosso Deus. Deus amou a Manasses a despeito de todas as suas maldades, O Senhor não desistiu dele e não o tratou como um caso perdido. No cativeiro Manasses experimentou uma mudança radical em sua vida, porque seguiu três passos indispensáveis que foram, pela graça de Deus fatores determinantes na sua restauração, a saber:
      1) SE HUMILHOU NA PRESENÇA DO SENHOR (12-13). Ele suplicou, orou e reconheceu que o Senhor era Deus. Isto implica, meu amado irmão, que ele se arrependeu de sua idolatria, e de todos os erros que cometeu. Quando nós nos humilhamos e reconhecemos nossos pecados, e clamamos ao Senhor pela sua misericordiosa visitação, Deus se torna favorável para conosco, como se tornou favorável para com o rei Manasses, o caso perdido que mudou de vida. Se você meu querido leitor deseja uma mudança radical na sua vida, seja qual for ela, se humilhe, clame, chore diante do Senhor e se arrependa de seus pecados. Deus se tornará favorável para contigo e sua causa não será perdida em hipótese alguma. O Senhor se compadecerá de ti, e te abençoará, porque Ele é fiel.
      2) FORTALECEU OS SEUS MUROS (14). O rei Manasses não somente orou ao senhor para que fosse restaurado, mas também retorna agora transformado e decidido a tomar uma atitude urgente e necessária: fortalecer suas entradas. Tudo leva a crer que as entradas da cidade de Jerusalém estavam enfraquecidas. Ele edificou o muro de fora da cidade de Davi, o ergueu e o fez muito alto, e colocou soldados, sentinelas em todas as cidades fortificadas de Judá. Manasses fortaleceu seus muros, protegeu suas entradas, vigiou para que o inimigo não invadisse novamente seu território e saqueasse sua vida. Meu amado, se queremos experimentar mudanças radicais em nossas vidas precisamos fortalecer nossas entradas, levantar nossos muros, tapar todas as brechas, e vigiarmos o tempo inteiro para que o inimigo não venha invadir e destruir nossas vidas. Essa decisão estratégica cabe a mim e a você, pois o próprio Senhor Jesus nos ordenou “Vigiai e Orai”. Manasses retorna de seu cativeiro transformado e com uma nova visão do reino.
      3) CONSAGROU SEU REINO E SUA VIDA AO SENHOR (15-17). Após seu cativeiro e sua restauração Manasses reconheceu que suas atrocidades foram o que ocasionaram o juízo de Deus sobre sua vida. É evidente que toda a terra foi manchada pela idolatria e pelas abominações cometidas por esse rei. Mas quando retorna do cativeiro, Manasses purifica o templo, a nação, restaura o altar do Senhor, oferece a Ele sacrifícios agradáveis segundo a lei de Deus, e sanciona uma lei que impede que os filhos de Deus adorem a outro deus, senão ao único e verdadeiro Deus. Manasses finalmente consagra todo o seu reino e sua vida ao Senhor. Sem consagração não experimentamos o mover de Deus em nossas vidas.
      Com toda a certeza, quando Manasses voltou de seu cativeiro, ele já não era mais o mesmo homem. Um novo Manasses, mudado, transformado, consciente da soberania e da santidade de Deus senta no trono de Judá. Toda essa mudança radical só foi possível na vida desse caso perdido, porque ele se humilhou e orou ao Senhor, Fortaleceu seus muros e vigiou, consagrou seu reino e sua vida ao Senhor.
      Não existe casos perdidos para Deus. Você também pode experimentar essa mudança radical na sua vida, não importa a gravidade de seus problemas, Deus não desiste de você assim como ele não desistiu do rei Manasses, o caso perdido que não estava perdido.

Rev. Adeir Goulart da Cruz.