terça-feira, 24 de abril de 2012

O QUE SINGNIFICA A PÁSCOA PARA OS CRISTÃOS? (ÊXODO 12.1-36)

     Graças a Deus que os verdadeiros cristãos têm se conscientizado do verdadeiro sentido da Páscoa, que comemoramos neste mês. Há um aumento nas vendas de chocolates durante esse período. Os supermercados são enfeitados, os estoques de ovos de páscoa são multiplicados nas prateleiras e nos expositores suspensos das lojas.
     Os pais, tios, e demais adultos sempre se lembram nesta data de presentear alguma criança com essas iguarias deliciosas. Há algum inconveniente em comprar ovos de chocolates e dar para as crianças? Claro que não.
     O inconveniente é que o sentido da páscoa se perde na mente dessas crianças e de muitos adultos, porque a páscoa ensinada pelas Escrituras nada tem a ver com essa comercialização que se utiliza de uma data sagrada para lucrar fortunas.
     A Palavra de Deus nos traz lições preciosas sobre o verdadeiro sentido da páscoa à luz do texto proposto para nossa meditação, e que se aplica a todo o Cristão que hoje está ligado ao Cordeiro de Deus. A páscoa nos ensina que:
     1) ESTAMOS PROTEGIDOS PELO SANGUE DO CORDEIRO (1:7, 12 e 13)
     O Sangue do Cordeiro nesse contexto trouxe proteção ao povo de Deus, de sorte que as portas marcadas não somente trouxeram proteção, mas identificou quem era povo de Deus e quem não era. Onde estava o sangue do cordeiro, lá estava uma família de Deus. Onde não havia o sangue do cordeiro, não havia uma família de Deus. O sangue do Cordeiro nos protege de todos os males presentes e da perdição final.
     O sangue do Cordeiro está sobre sua vida, me amado? Você e sua família já estão marcados por Ele? Já consagrou sua casa à Ele? Clame pelo Sangue do Cordeiro e por sua proteção. Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e que verteu seu sangue na cruz do Calvário para que tivéssemos sua cobertura eterna.
     2) SOMOS LIVRES DA MORTE PELO SANGUE DO CORDEIRO (1.22,23 e 27)
     O cordeiro foi imolado no Egito no lugar dos judeus escravos. Seu sangue os livrou da morte eminente. Todos morreriam no Egito, se Deus não providenciasse o livramento. O sangue do cordeiro identifica quem são os eleitos de Deus, que não morrerão. Se o sangue do Cordeiro Jesus está sobre sua vida, você já passou da morte para a vida. Deus enviou o Cordeiro Jesus para morrer em nosso lugar e nos livrar da morte. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna” João 3.16.Pelo Sangue do Cordeiro somos livres da morte, e passamos dessa morte para a vida. (Efésios 2).
     3) SOMOS LIBERTOS DA ESCRAVDÃO (31-33; 36, 37 e 51)
     O Sangue do Cordeiro nos torna livres da escravidão do pecado. (João 8.32-36). Somos livres a partir da visitação de Deus por intermédio do Cordeiro Jesus em nossas vidas. O sangue do Cordeiro foi um fator determinante na proteção, no livramento da morte mas também na libertação do povo de Deus. Somos livres para andarmos com Deus. Embora sejamos ainda pecadores, não somos mais escravos do pecado, porque Cristo o Cordeiro de Deus nos libertou, e somos livres não para pecarmos, mas sim para vivermos uma vida santa ao Senhor e vivermos uma comunhão mais íntima com Jesus. Somente pelo Sangue de Jesus podemos ser livres totalmente conforme João Batista apregoou: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” João 1.29.
     Era necessário a aspersão do sangue do Cordeiro de Deus nas portas das casas dos Israelitas para que experimentassem a liberdade. Era também necessária a aspersão do Sangue do Cordeiro Jesus em nossa vida para que fossemos libertos de nossos pecados, como consta: “Sem derramamento de sangue, não há remissão” Hebreus 9.22.
     Seja livre pelo Sangue do Cordeiro Jesus. Ainda há tempo. Viva essa páscoa eterna, ligue-se ao cordeiro eternamente, tenha assim sua proteção, tenha o livramento da morte eterna, e seja livre, para sempre. Esse é o verdadeiro sentido da Páscoa.
Rev. Adeir Goulart da Cruz